Harpia
Postado em 06 de abril de 2006
Formada originalmente em 1982 com o nome "Via Láctea", fez nessa época algumas apresentações procurando definir um estilo próprio dentro do Rock Nacional. Em abril de 1983 muda a formação e adota o nome "HARPPIA", ostentando como símbolo uma ave metalizada. A marca registrada da Banda é seu trabalho musical cuidadosamente elaborado e de grande seriedade profissional. Chama a atenção a grande energia transmitida em suas performances.
A Formação original da Banda teve como seus fundadores: Jack Santiago (composições e vocais) e Hélcio Aguirra (composições e guitarra), este último e desde o início no Golpe de Estado. Nesta época integravam também a banda guitarrista Marcos Patriota, baixista Ricardo Ravache e baterista Zé Henrique (atualmente na banda Nihilo).
A proposta de trabalho do HARPPIA era difundir o Rock Nacional como uma forma de expressão artístico-musical e criar um ambiente sério e de respeito, além de aprimorar o seu estilo. No decorrer de 84 foi citado em vários jornais e revistas especializadas: Livro Negro do Rock, Roll /Metal, etc.
Seguiram-se várias apresentações em lugares de renome como a Praça do Rock, S.E. Palmeiras, Carbono 14, Rádio Club, Rainbow Bar, Club das Bandeiras, Ceret (show beneficente), Lira Paulistana, teatros da Prefeitura; fundaram e participaram ativamente da Cooperativa Paulista de Rock (atualmente desativada); foram convidados a participar do trailler disc da revista Bizz (Editora Abril) com a música "Salem (a cidade das bruxas)". Esta música tornou-se um hit, sendo executada por um longo tempo nas rádios 89 e 97.
Em 1985 a Baratos Afins, na pessoa do Sr. Luiz Calanca, convida o HARPPIA para gravar o EP 'A Ferro e Fogo' e este se torna de imediato um vinil clássico no meio do Rock Nacional, tanto pelo pioneirismo de sua gravação quanto pela sua execução e radiodifusão. Nesta época contava com Tibério Correia na bateria.
O HARPPIA sempre foi destaque em todos os festivais que participou, sendo muito respeitado por todos os músicos do gênero, tanto por sua dinâmica sincronizada de palco como pela densidade e perfeição de seu som.
Após a Formação Original a Banda passou por outras formações, as quais efetuaram duas gravações: o LP Sete e o CD Harppia's Flight.
A reestréia se deu no dia 04/05/02 na casa de rock Led Slay (data comemorativa do seu aniversário de 30 anos). A nova formação conta com:
Vocais: Jack Santiago (co-fundador e membro da Formação Original);
Guitarra: Kleber Fabianni (formado no IGT e bacharel na Fac. Carlos Gomes);
Guitarra: Marcelo Francis (também proprietário do bar de rock Camelot)
Bateria: Fabrício Ravelli (ex-Scars, ex A.N.I.M.A.L., e atual Damage).
Baixo e Backing Vocals: Ricardo Ravache (Formação Original, ex-Centurias).
Esta nova Formação veio resgatar a força e o vigor do HARPPIA original.
Nos primeiros meses de 2003 a banda assina contrato com seu atual empresário e com o selo paulistano FRONTLINEROCK (www.frontlinerock.com.br), pelo qual devem lançar seu novo trabalho ainda no primeiro semestre de 2004.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


