Harpia
Postado em 06 de abril de 2006
Formada originalmente em 1982 com o nome "Via Láctea", fez nessa época algumas apresentações procurando definir um estilo próprio dentro do Rock Nacional. Em abril de 1983 muda a formação e adota o nome "HARPPIA", ostentando como símbolo uma ave metalizada. A marca registrada da Banda é seu trabalho musical cuidadosamente elaborado e de grande seriedade profissional. Chama a atenção a grande energia transmitida em suas performances.
A Formação original da Banda teve como seus fundadores: Jack Santiago (composições e vocais) e Hélcio Aguirra (composições e guitarra), este último e desde o início no Golpe de Estado. Nesta época integravam também a banda guitarrista Marcos Patriota, baixista Ricardo Ravache e baterista Zé Henrique (atualmente na banda Nihilo).
A proposta de trabalho do HARPPIA era difundir o Rock Nacional como uma forma de expressão artístico-musical e criar um ambiente sério e de respeito, além de aprimorar o seu estilo. No decorrer de 84 foi citado em vários jornais e revistas especializadas: Livro Negro do Rock, Roll /Metal, etc.
Seguiram-se várias apresentações em lugares de renome como a Praça do Rock, S.E. Palmeiras, Carbono 14, Rádio Club, Rainbow Bar, Club das Bandeiras, Ceret (show beneficente), Lira Paulistana, teatros da Prefeitura; fundaram e participaram ativamente da Cooperativa Paulista de Rock (atualmente desativada); foram convidados a participar do trailler disc da revista Bizz (Editora Abril) com a música "Salem (a cidade das bruxas)". Esta música tornou-se um hit, sendo executada por um longo tempo nas rádios 89 e 97.
Em 1985 a Baratos Afins, na pessoa do Sr. Luiz Calanca, convida o HARPPIA para gravar o EP 'A Ferro e Fogo' e este se torna de imediato um vinil clássico no meio do Rock Nacional, tanto pelo pioneirismo de sua gravação quanto pela sua execução e radiodifusão. Nesta época contava com Tibério Correia na bateria.
O HARPPIA sempre foi destaque em todos os festivais que participou, sendo muito respeitado por todos os músicos do gênero, tanto por sua dinâmica sincronizada de palco como pela densidade e perfeição de seu som.
Após a Formação Original a Banda passou por outras formações, as quais efetuaram duas gravações: o LP Sete e o CD Harppia's Flight.
A reestréia se deu no dia 04/05/02 na casa de rock Led Slay (data comemorativa do seu aniversário de 30 anos). A nova formação conta com:
Vocais: Jack Santiago (co-fundador e membro da Formação Original);
Guitarra: Kleber Fabianni (formado no IGT e bacharel na Fac. Carlos Gomes);
Guitarra: Marcelo Francis (também proprietário do bar de rock Camelot)
Bateria: Fabrício Ravelli (ex-Scars, ex A.N.I.M.A.L., e atual Damage).
Baixo e Backing Vocals: Ricardo Ravache (Formação Original, ex-Centurias).
Esta nova Formação veio resgatar a força e o vigor do HARPPIA original.
Nos primeiros meses de 2003 a banda assina contrato com seu atual empresário e com o selo paulistano FRONTLINEROCK (www.frontlinerock.com.br), pelo qual devem lançar seu novo trabalho ainda no primeiro semestre de 2004.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps