Metal Jam
Por Igor de Lima Lemes
Postado em 06 de abril de 2006
Entre agosto e setembro de 2000, o guitarrista Luiz Oliveira, na tentativa de mostrar seu trabalho, agendou uma apresentação num bar da cidade de Santos. Mesmo sem ter os músicos, criou o nome METAL JAM e começou a busca dos músicos para acompanhá-lo na apresentação.
A formação daquela apresentação seria composta pelos músicos Eduardo Aurélio (cantor góspel da região de Santos), Lennon Scarpa (baixista profissional da cidade) e o baterista Fernando Marques, um amigo da cidade de Praia Grande, que acabaria sendo, junto com Luiz, o único remanescente na formação atual do grupo.
Nesse show tocaram alguns covers para um público pequeno. Porém, foi quando Luiz conheceu o tecladista Adolfo Mendonça, que assistiu por indicação de um amigo à apresentação da banda e depois disso passaria a integrá-la, após um teste. Com a saída dos provisórios Lennon e Eduardo, ingressaram Lupércio e Luis Pereira.
Em pouco tempo, o grupo conseguiria marcar sua segunda apresentação, no Bar do 3, a fim de divulgar seu trabalho. Apesar de contratempos como a falta de ensaio e ausência do tecladista, envolvido em outro compromisso com o Queen Cover, a apresentação e o primeiro esboço de uma música própria da banda, Dark Omen, foram bem aceitas e fizeram com que o nome METAL JAM passasse a repercutir um pouco mais pela cidade. Alguns meses após o show, o vocalista Lupércio e o baixista Luis pereira deixam o grupo devido a problemas com disponibilidade de tempo. Após novos testes, ingressam no grupo o baixista Igor França e o vocalista de hard rock Marcelo Lima (foto).
Em maio de 2001, a vontade de fazer um show mais longo fez com que o grupo marcasse uma data no Praia Sport Bar. Para divulgar o evento, a banda realizou uma mini-apresentação no mesmo local, com a banda Guns n'Roses Cover.
No dia 20/5, chega a data da primeira apresentação tendo a METAL JAM como banda principal, juntamente com o DarkWitch, também de Santos. Novamente o público é grande, assim como o set list da banda que acabou fazendo um show com mais de 2h30 de duração, onde também estiveram presentes as músicas. Porém, apesar da boa qualidade de performance do vocalista Marcelo, o grupo estava caminhando para uma vertente musical diferente da pretendida. Por isso, Marcelo e a METAL JAM se separam e ingressa na banda o vocalista Fábio Almeida, que estreou com o grupo fazendo um show em outubro do mesmo ano.
No fim de 2001, após uma apresentação no mês de outubro, a banda grava seu primeiro EP, "Dark Omen", contendo as músicas "Hidden Secrets", "Spoken Words" e a faixa-título, totalizando 25 minutos de gravação.
O grupo recebeu ótimas críticas de seu CD e de seu EP promocional "Dark Omen" (2003), por publicações especializadas em rock como: as revistas Rock Brigade, Roadie Crew, Valhalla; os sites Whiplash, Brazil Metal Law, Metal Prog e Rock on Stage. Houve ainda diversas aparições da banda no programa de rádio "Midnight Metal" (antiga Rádio Enseada), nos programas de TV "Fora do Ar" (Santa Cecília) e "Estúdio 19" (TV Primeira), duas matérias no jornal Expresso Popular e uma matéria no jornal A Tribuna.
O show de lançamento do CD "The Prayer" aconteceu no dia 22/07/2004 Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos. O evento contou com a participação de 10 músicos, uma equipe de 40 assistentes e o apoio de diversas empresas de Santos como Doctor Drum instrumentos musicais, Top Shirts discos, DVD Planet Shop, Estúdio Nitro, Roseli Festas e Eventos entre outros. A apresentação na íntegra foi filmada, transmitida e reprisada diversas vezes pelo canal Baixada Santista 10 (Canbras).
A gravação do CD "The Prayer" aconteceu durante o ano de 2003. A gravação, mixagem e produção foi realizada por Zuzo Moussawer, músico santista renomado nacional e mundialmente. O projeto era bastante desafiador para termos nacionais: uma história conceitual, questionando a frieza do nosso mundo através de uma história de amor. A masterização ficou a cargo do Creative Studio, em São Paulo e prensagem pela Sonopress. Hoje o álbum já está à venda e a banda busca apresentações e formas de divulgar sua música.
Contatos:
55 - 0xx13 - 3468-0855 - Luiz
55 - 0xx13 - 3284-7784 – Adolfo
E-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O baixista argentino dos anos 1960 que tinha preconceito com o rock brasileiro anos 1980
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A canção do AC/DC que emocionou Brian Johnson; "todos pararam para aplaudir", contou Angus
O solo de guitarra que mudou a forma como os solos passaram a ser feitos
Ringo Starr recorda assédio a Yoko Ono após assassinato de John Lennon


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



