For My Pain
Por Luciana Shinoda
Postado em 06 de abril de 2006
For My Pain, mais uma grande banda do metal finlandês, nasceu durante o outono de 1999, quando Altti Veteläinen (EToS) e Petri Sankala (EToS) planejavam formar uma nova banda com estilo gótico. Os caras pensaram em quem seriam os membros mais apropriados e decidiram perguntar à dois velhos amigos, Tuomas Holopainen (Nightwish) e Lauri Tuohimaa (Embraze/Maple Cross) se estariam interessados na idéia. Ambos se interessaram pelo projeto mas infelizmente estavam muito ocupados com suas bandas e o novo projeto foi deixado para o futuro.
Então, anos depois Altti e Petri ressurgiram a idéia da banda. E aquela era a hora certa, pois o Eternal Tears of Sorrow havia acabado e o Nightwish estava em "hiatus" pois a vocal do grupo (Tarja Turunen), havia se mudado para a Alemanha com o intuito de terminar seus estudos líricos. Mas, For My Pain estava à procura de outro guitarrista e um vocalista, então o ex-Eternal Tears of Sorrow, Olli-Pekka Törrö e Juha Kylmänen do Reflexion foram solicitados pela banda.
Com os membros certos, os caras começaram a compor e ensaiar para o primeiro álbum e finalmente, na primavera de 2001, entraram em estúdio.Com as palavras do vocal Juha:"Nós fizemos as gravações em três diferentes épocas. Gravar o álbum foi muito fácil, porque todos sabiam exatamente o que estavam fazendo. Todos fizeram o seu melhor e tinham uma visão exata de como o For My Pain... deveria soar. Para mim pessoalmente foi uma ótima oportunidade para mostrar o que eu posso fazer com a minha voz. Eu fiz o meu melhor e acredito que o "Fallen" tem as melhores linhas vocais que eu já fiz até hoje."
Continuando, o disco de estréia "Fallen" foi produzido por Ahti Kortelainen em Tico-Tico Studio, um dos mais famosos e melhores estúdios de bandas que gravam "metal" na Finlândia. A mixagem ocorreu em Janeiro de 2002 em Finnvox por Mikko Karmila e teve o toque final de Mika Jussila da Finnvox. Este poderoso trio lidou na criação mais pesada, dando um ar "atmosférico" nas canções do álbum.
Não esquecendo que For My Pain... recebeu e recebe grandes elogios por parte da imprensa e fãs de gothic metal, apesar de ser completamente diferente de EToS e Nightwish. E nada de ser apenas um "projeto" já que os caras assinaram um contrato com a Spinefarm Records para a gravação de 3 discos. Nas palavras de Juha: "O For My Pain... foi criado como uma "banda de terapia" para todos nós. Mas mesmo assim o FMP é mais que apenas um projeto. Nós tivemos uma harmonia legal e eu acredito que somos mais uma banda do que só um projeto. E tenho certeza de que esse foi apenas o primeiro álbum do For My Pain... e que faremos outros álbuns no futuro."
E shows?! Ah... Juha tem a resposta: "Por enquanto não temos planos de fazer uma turnê porque estamos ocupados com nossas bandas principais e com os nossos trabalhos. Ttambém decidimos que só faremos shows quanto todos os membros da banda puderem tocar. Não queremos usar músicos convidados nos shows, porque seria como trair os fãs. A formação da banda no palco tem que ser igual à que gravou o cd, senão não há razão para fazer o show. Acho que seria muito legal tocar na América do Sul e no Japão. Existem também lugares legais na Europa onde eu gostaria de tocar."
Para finalizar, o encarte (e toda a arte do disco) ficou nas mãos de Travis Smith. A arte diverge dos habituais "discos góticos" pois foram utilizadas muitas cores nos desenhos quebrando o "look" frio.
"Fallen" contêm 10 canções de um puro metal gótico "atmosférico", que aparece obscuramente num belo disfarce melancólico e facilmente lembrado nos versos melódicos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps