Transatlantic
Por André Ferreira
Postado em 06 de abril de 2006
Transatlantic foi um super grupo progressivo formado em 2000 pelo vocalista/tecladista Neal Morse, do Spock's Beard e pelo baterista Mike Portnoy, do Dream Theater.
Originalmente pretendendo incluir o guitarrisa Jim Matheos (Fates Warning), Morse e Portnoy gravaram com o guitarrista/vocalista Roine Stolt (Flower Kings) quando Matheos era incapaz de participar. A banda terminou seu line up adicionando o baixista e veterano do rock progressivo Pete Trewavas, do grupo Marillion.
Seu 1º álbum, "SMPT:e 2000" (um jogo de palavras, como uma conbinação das últimas iniciais de cada membro) recebeu fortes, ótimas críticas.
Uma subsequente turnê nos E.U.A. conduziu a um CD duplo ao vivo, "Transatlantic Live in America", e um vídeo de mesmo nome. A banda mostrou sua herança musical no CD ao vivo, apresentando o cover dos Beatles "Strawberry Fields Forever" e o épico do Genesis "Watcher of the Skies/Firth of Firth".
Embora "SMPT:e 2000" contenha a obra de 31 minutos "All of the Above", o 2º álbum de estúdio, "Bridge Across Forever" (2001), encontra a banda flexionando seus músculos no longo formulário pelo qual o rock progressivo é conhecido. O CD contém apenas 4 faixas, "Duel With The Devil" (26 min.), "Suite Charlotte Pike" (14 min.), "Stranger in Your Soul" (26 min.) e a faixa-título (escassos 5 min.).
Transatlantic se desfez com a desafeição de Morse da cena mainstream progressiva(que inclui também na sua saída do Spock's Beard) para lançar uma nova carreira como músico cristão. Um DVD ao vivo da última turnê da banda foi liberado em 2003, atrasado, contendo entre outros todos os épicos acima mencionados mais um medley do álbum "Abbey Road" dos Beatles. A edição estendida também contém o cover do Pink Floyd "Shine On You Crazy Diamond".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
Metallica: Jason Newsted, 14 anos de humilhação
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris



A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte



