Midgard
Postado em 06 de abril de 2006
Por Kleber Perini
O Midgard foi formado no final de 1999 pelo baixista Kleber Perini que, na época, reuniu alguns músicos e deu início aos ensaios.
A proposta da banda foi, desde seu início, fazer um heavy/doom metal, com raízes bem calcadas nos anos 80.
Midgard, segundo a antiga religião dos escandinavos, é o mundo habitado pela raça humana, fica situado no centro de Yggdrasil (árvore freixo-mundo do mito nórdico, contendo os nove mundos e tudo o que neles habita).
Os primeiros ensaios da banda foram realizados no Apocalypse Rock Bar, lendária casa de shows de Bauru/SP. Nessa época, a formação da banda mudava constantemente pois, desde o início, a banda buscava fazer um trabalho cada vez mais profissional, idéia que nem todos os ex-integrantes assimilaram bem.
Em 2000, o Midgard lançou seu primeiro CD-demo, "Self Liberty", contendo duas músicas, "Self Liberty" e "Pearls to the Pigs". A formação da banda era, então, Kleber Perini (baixo), F.L.Y. (vocais), Vinícius Perotto (bateria), Omar Rezende e Fábio Vargas (guitarras). Esse primeiro trabalho obteve ótimas resenhas em publicações especializadas não só no Brasil, mas também no Exterior. Confira alguns trechos dessas resenhas:
"...é muito bem feito e absurdamente interessante...Excelente banda!"- Revista Rock Brigade
"...eis que surge algo diferente no cenário nacional...a banda é muito competente!"- Valhalla Metal Magazine
"Apesar de ser uma banda criada recentemente, o Midgard da um show de experiência e técnica...as duas faixas aqui apresentadas são ótimas, muito bem elaboradas e executadas"- Revista Roadie Crew
"O Midgard é uma banda brasileira muito interessante...se o debut seguir essa linha certamente teremos um álbum matador!!"- Heavy Oder Was (Alemanha)
"...diga aos caras que adorei o som deles, obrigado por me deixar ouvir essas músicas, elas são realmente boas!"- Intromental Management (Dinamarca)
"...O Midgard não é uma cópia, eles tem um estilo próprio...é uma banda muito talentosa"- Undertow (Bélgica)
O guitarrista Fábio Vargas deixou a banda logo após o lançamento da demo. O Midgard passa então, após muitas tentativas falhas de entrosar um novo guitarrista, a ser um quarteto.
A repercussão de "Self Liberty" rendeu bons frutos à banda, como a abertura para a banda alemã Helloween, em Catanduva/SP (17/06/2001). Além disso, a banda recebeu uma quantidade espantosa de cartas e e-mails de pessoas interessadas em adquirir o trabalho, tanto do Brasil, quanto de países como Inglaterra, Alemanha, EUA, Bélgica, Itália, Grécia, Portugal, Indonésia, Austrália entre outros.
Ainda em 2001, a banda se apresentou em diversas cidades do Estado de SP e foi escolhido por voto popular como Banda Revelação (4º lugar) e Banda Revelação Nacional (5º lugar) na pesquisa "Masters of the Beast" do website "...And Heavy Metal For All".
No final de 2001, a banda grava um novo CD-demo, a pedido de um selo belga que queria avaliar mais do que duas músicas. "Lamúria" continha as faixas "Midnight Rainbow" e "The Dark Feeling of Sadness" e recebeu resenhas igualmente positivas. Confira alguns trechos:
"...Lamúria, segunda demo desta banda de Bauru/SP, chega para comprovar que o Midgard é uma das melhores bandas do território nacional. O Doom Metal apresentado na primeira demo, Self Liberty, do ano passado, agora soa mais coeso e original. O baixista Kleber Perini é um dos grandes compositores do estilo, as provas são as duas faixas aqui apresentadas: "The Dark Feeling of Sadness" e "Midnight Rainbow". A primeira, afirmo sem medo, que se trata de uma das melhores composições do estilo que já ouvi!.." - Valhalla Metal Magazine
"Taí uma banda diferente. Quando o instrumental começa, você fica naquele meio termo: se o vocal vier rasgadão é metal; se pintar gutural é thrash. Tais conclusões são possíveis porque ambos os gêneros cabem perfeitamente nas bases forjadas pela banda. Pois bem. Acontece que não demora pra virar tudo de cabeça pra baixo. O vocal entra melódico, mas com um acento todo particular, especialmente no que se refere à dramaticidade. Além disso, aquele instrumental que cabia tanto no thrash quanto no metal tradicional acaba recebendo ritmos, levadas e passagens totalmente diferentes, dando às músicas algo que todas elas (bandas) procuram, mas poucas encontram: personalidade." - Rock Brigade
"As duas faixas poderão agradar fãs do Doom Metal, em especial quem gosta do estilo do Candlemass, The Obsessed, Memento Mori e Cirith Ungol. O instrumental segue a linha "sabbática" e talvez por isso a gravação tenha aquela pegada do metal dos anos 70 e 80." - Roadie Crew
"Impressionante a qualidade dessa ótima banda de heavy/ doom metal de Bauru/ SP, esta é daquelas bandas que nos levam a perguntar como pode uma ótima banda desta ainda não ter gravado um CD com o apoio de uma gravadora? Ótimos músicos, ótimas músicas, letras inteligentes, realmente merece respeito." - Metalized Blood Zine
"...seguindo a mesma linha do trabalho anterior, ou seja, Heavy Metal Tradicional mesclado com Doom e um pouco de Death, que mais uma vez deixa evidente a originalidade da banda, pois a despeito das inevitáveis influências que poderiam ser citadas, o Midgard não soa como ninguém, soa como Midgard!" - Choose Your Side
"Desde o primeiro "play", a Midgard é considerada como uma das melhores bandas de heavy/doom do Brasil, mesmo sendo bem poucas as bandas desse estilo no país. Estes paulistas desenvolvem seu trabalho com inegável qualidade e saudoso bom gosto!!!" - Metal Invaders Zine
"...Lamúria é o segundo CD demo dessa grata e boa banda, infelizmente são só dois sons, isso acaba até sendo insignificante, pois a banda acaba roubando a cena, com tanta qualidade,pois, são ótimas produções" - Fly Kintal Zine
O Midgard foi escolhido como Banda Revelação Nacional de 2002, por Éliton Tomasi, editor de uma das principais publicações especializadas do País: a Valhalla Metal Magazine.
A divulgação desse segundo trabalho, contudo, não durou muito, sendo interrompida pela mudança quase que total na formação da banda que, da formação original, passou a contar apenas com Kleber Perini.
Em sua reconstrução, o Midgard volta a ser um quinteto. Os novos integrantes eram Daniel Paes de Barros (vocais), Marcos Figueiredo (bateria), Rafael Bianzeno e Walter Piglialarme (guitarras).
Em 2003, a banda entra em estúdio para gravar seu debut, entitulado "From ashes...", com produção de Alex Voorhees (Imago Mortis), que também participou do CD cantando o cover da banda Candlemass, "Solitude". Outro convidado para esse CD foi Ronaldo Simolla (ex-Delpht), dividindo os vocais com Daniel Paes de Barros.
Após as gravações de "From ashes...", o guitarrista Rafael Bianzeno deixou a banda para juntar-se ao Imago Mortis, sendo substituido por Leandro Maia.
O debut "From Ashes..." será lançado no segundo semestre de 2004 pelo selo Force Majeure Records, de São Paulo.
Website: http://www.midgardband.cjb.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Jack Osbourne diz que último show de Ozzy arrecadou "seis ou sete" milhões de libras
Tatiana Shmayluk, vocalista da Jinjer, protesta contra termo "female-fronted band"
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam


