Midgard
Postado em 06 de abril de 2006
Por Kleber Perini
O Midgard foi formado no final de 1999 pelo baixista Kleber Perini que, na época, reuniu alguns músicos e deu início aos ensaios.
A proposta da banda foi, desde seu início, fazer um heavy/doom metal, com raízes bem calcadas nos anos 80.
Midgard, segundo a antiga religião dos escandinavos, é o mundo habitado pela raça humana, fica situado no centro de Yggdrasil (árvore freixo-mundo do mito nórdico, contendo os nove mundos e tudo o que neles habita).
Os primeiros ensaios da banda foram realizados no Apocalypse Rock Bar, lendária casa de shows de Bauru/SP. Nessa época, a formação da banda mudava constantemente pois, desde o início, a banda buscava fazer um trabalho cada vez mais profissional, idéia que nem todos os ex-integrantes assimilaram bem.
Em 2000, o Midgard lançou seu primeiro CD-demo, "Self Liberty", contendo duas músicas, "Self Liberty" e "Pearls to the Pigs". A formação da banda era, então, Kleber Perini (baixo), F.L.Y. (vocais), Vinícius Perotto (bateria), Omar Rezende e Fábio Vargas (guitarras). Esse primeiro trabalho obteve ótimas resenhas em publicações especializadas não só no Brasil, mas também no Exterior. Confira alguns trechos dessas resenhas:
"...é muito bem feito e absurdamente interessante...Excelente banda!"- Revista Rock Brigade
"...eis que surge algo diferente no cenário nacional...a banda é muito competente!"- Valhalla Metal Magazine
"Apesar de ser uma banda criada recentemente, o Midgard da um show de experiência e técnica...as duas faixas aqui apresentadas são ótimas, muito bem elaboradas e executadas"- Revista Roadie Crew
"O Midgard é uma banda brasileira muito interessante...se o debut seguir essa linha certamente teremos um álbum matador!!"- Heavy Oder Was (Alemanha)
"...diga aos caras que adorei o som deles, obrigado por me deixar ouvir essas músicas, elas são realmente boas!"- Intromental Management (Dinamarca)
"...O Midgard não é uma cópia, eles tem um estilo próprio...é uma banda muito talentosa"- Undertow (Bélgica)
O guitarrista Fábio Vargas deixou a banda logo após o lançamento da demo. O Midgard passa então, após muitas tentativas falhas de entrosar um novo guitarrista, a ser um quarteto.
A repercussão de "Self Liberty" rendeu bons frutos à banda, como a abertura para a banda alemã Helloween, em Catanduva/SP (17/06/2001). Além disso, a banda recebeu uma quantidade espantosa de cartas e e-mails de pessoas interessadas em adquirir o trabalho, tanto do Brasil, quanto de países como Inglaterra, Alemanha, EUA, Bélgica, Itália, Grécia, Portugal, Indonésia, Austrália entre outros.
Ainda em 2001, a banda se apresentou em diversas cidades do Estado de SP e foi escolhido por voto popular como Banda Revelação (4º lugar) e Banda Revelação Nacional (5º lugar) na pesquisa "Masters of the Beast" do website "...And Heavy Metal For All".
No final de 2001, a banda grava um novo CD-demo, a pedido de um selo belga que queria avaliar mais do que duas músicas. "Lamúria" continha as faixas "Midnight Rainbow" e "The Dark Feeling of Sadness" e recebeu resenhas igualmente positivas. Confira alguns trechos:
"...Lamúria, segunda demo desta banda de Bauru/SP, chega para comprovar que o Midgard é uma das melhores bandas do território nacional. O Doom Metal apresentado na primeira demo, Self Liberty, do ano passado, agora soa mais coeso e original. O baixista Kleber Perini é um dos grandes compositores do estilo, as provas são as duas faixas aqui apresentadas: "The Dark Feeling of Sadness" e "Midnight Rainbow". A primeira, afirmo sem medo, que se trata de uma das melhores composições do estilo que já ouvi!.." - Valhalla Metal Magazine
"Taí uma banda diferente. Quando o instrumental começa, você fica naquele meio termo: se o vocal vier rasgadão é metal; se pintar gutural é thrash. Tais conclusões são possíveis porque ambos os gêneros cabem perfeitamente nas bases forjadas pela banda. Pois bem. Acontece que não demora pra virar tudo de cabeça pra baixo. O vocal entra melódico, mas com um acento todo particular, especialmente no que se refere à dramaticidade. Além disso, aquele instrumental que cabia tanto no thrash quanto no metal tradicional acaba recebendo ritmos, levadas e passagens totalmente diferentes, dando às músicas algo que todas elas (bandas) procuram, mas poucas encontram: personalidade." - Rock Brigade
"As duas faixas poderão agradar fãs do Doom Metal, em especial quem gosta do estilo do Candlemass, The Obsessed, Memento Mori e Cirith Ungol. O instrumental segue a linha "sabbática" e talvez por isso a gravação tenha aquela pegada do metal dos anos 70 e 80." - Roadie Crew
"Impressionante a qualidade dessa ótima banda de heavy/ doom metal de Bauru/ SP, esta é daquelas bandas que nos levam a perguntar como pode uma ótima banda desta ainda não ter gravado um CD com o apoio de uma gravadora? Ótimos músicos, ótimas músicas, letras inteligentes, realmente merece respeito." - Metalized Blood Zine
"...seguindo a mesma linha do trabalho anterior, ou seja, Heavy Metal Tradicional mesclado com Doom e um pouco de Death, que mais uma vez deixa evidente a originalidade da banda, pois a despeito das inevitáveis influências que poderiam ser citadas, o Midgard não soa como ninguém, soa como Midgard!" - Choose Your Side
"Desde o primeiro "play", a Midgard é considerada como uma das melhores bandas de heavy/doom do Brasil, mesmo sendo bem poucas as bandas desse estilo no país. Estes paulistas desenvolvem seu trabalho com inegável qualidade e saudoso bom gosto!!!" - Metal Invaders Zine
"...Lamúria é o segundo CD demo dessa grata e boa banda, infelizmente são só dois sons, isso acaba até sendo insignificante, pois a banda acaba roubando a cena, com tanta qualidade,pois, são ótimas produções" - Fly Kintal Zine
O Midgard foi escolhido como Banda Revelação Nacional de 2002, por Éliton Tomasi, editor de uma das principais publicações especializadas do País: a Valhalla Metal Magazine.
A divulgação desse segundo trabalho, contudo, não durou muito, sendo interrompida pela mudança quase que total na formação da banda que, da formação original, passou a contar apenas com Kleber Perini.
Em sua reconstrução, o Midgard volta a ser um quinteto. Os novos integrantes eram Daniel Paes de Barros (vocais), Marcos Figueiredo (bateria), Rafael Bianzeno e Walter Piglialarme (guitarras).
Em 2003, a banda entra em estúdio para gravar seu debut, entitulado "From ashes...", com produção de Alex Voorhees (Imago Mortis), que também participou do CD cantando o cover da banda Candlemass, "Solitude". Outro convidado para esse CD foi Ronaldo Simolla (ex-Delpht), dividindo os vocais com Daniel Paes de Barros.
Após as gravações de "From ashes...", o guitarrista Rafael Bianzeno deixou a banda para juntar-se ao Imago Mortis, sendo substituido por Leandro Maia.
O debut "From Ashes..." será lançado no segundo semestre de 2004 pelo selo Force Majeure Records, de São Paulo.
Website: http://www.midgardband.cjb.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps