Fireway
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: www.firewayonline.com
"Nem só de metal extremo e metal melódico vive o Brasil..."
Formada em 1998, pelo guitarrista e vocalista André Cauzzi e o Baixista Maurício Ramos, a Fireway é uma banda de heavy metal da cidade de Porto Alegre/RS. A formação é completada pelo baterista Roger Beer, e recentemente pelo guitarrista Rodrigo Cordova, que entrou na banda após as gravações de "Face the Fire". Algumas influências dos membros da Fireway são Iron Maiden, Metallica, Dr Sin, Judas Priest, Armored Saint, Pantera, Shaman, entre outros.
Em 2001, a Fireway lançou sua primeira demo, intitulada "Red Skies", contendo 4 músicas. Essa demo foi gravada por André, Maurício, e pelo baterista Vinny Vieites, que estava na banda naquela época. Com a demo "Red Skies", eles receberam uma boa recepção de público e crítica especializada, obtendo ótimas resenhas que encorajaram a banda a partir para um próximo passo: a gravação do primeiro CD completo. O álbum, chamado "Face the Fire" foi gravado durante o segundo semestre de 2002, e será lançado no segundo semestre de 2003 pela Frontline Records (Brasil).
Histórico
O ano é 1994. Maurício(Baixo), Rogério(Bateria), Angelo (Vocais) procuravam por um guitarrista para suprir o posto em aberto na banda. Através de um primo, Maurício conhece André, e o convida para fazer parte da banda, que depois chamariam MOTORBREATH. Na época, a banda tocava apenas covers de bandas como Iron Maiden, Mettalica, Sepultura, e já apareciam as primeiras composições próprias. André chama para a outra guiarra seu amigo de longa data, Jefferson Willians - o MOTORBREATH está completo.
Em 1995 o MOTORBREATH participa do FEST VALDA, na categoria cover, executando a música "Be quick or be dead", do Iron Maiden, chegando à final ficando entre as 10 melhores bandas daquele festival. Pouco tempo depois, as desavenças começam a acontecer, e o vocalista Angelo acaba sainda da banda. Em seu lugar entra Marcos, que estava começando sua carreira como músico.
As já conhecidas dificuldades enfrentadas por aqueles que procuram fazer heavy metal no Brasil, fazem com que a banda acabe em 1997. Mas a amizade estabelecida entre André, Maurício e Rogério não acabaria tão fácil. Em 1998, por um pequeno período a banda volta à ativa, começando a moldar um estilo de composição mais condizente com as idéias dos 3 integrantes, e adotando um novo nome FIREWAY e confirmando André como vocalista da banda. Devido aos mesmos problemas citados anteriormente, Rogério acaba tendo que parar de tocar, e a banda quase parou. Só não parou por que a vontade de tocar de André e Maurício não deixava que isso acontecesse. Por um bom tempo os dois ensaiavam com baterias sequenciadas e tentavam aprimorar algumas novas idéias.
Em janeiro de 2001, um antigo conhecido de Maurício assume as baquetas. Vinícius Vieites grava as baterias da Demo "Red Skies", mas logo depois deixa a banda. Para seu lugar, quem chamar? Ninguém melhor do que o bom e velho Rogério, que estava louco para voltar à música.
Com Rogério, o Fireway cumpre algumas datas de shows em 2001, e o trabalho composição inicia a todo vapor. Depois de alguns atrasos para o início das gravações, o disco "FACE THE FIRE" começa a ser gravado em abril de 2002, sendo concluído no final desse mesmo ano. Em abri de 2003, a banda assina contrato com a Frontline Rock visando o lançamento de "Face the Fire" oficialmente. A banda entra em estúdio novamente, em agosto de 2003, e regrava o disco agora já com a participação dos novos integrantes , Rodrigo Cordova (Guitarra) e Jehan Paiva (Bateria), e co-produção de Adriano Daga (Astra / Shocker).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


