Narnia
Postado em 06 de abril de 2006
Por Thiago Wesney (duckcharles)
O Narnia foi formado em 1996 pelo vocalista Christian Liljegren e o guitarrista Carljohan Grimmark. Eles se encontraram pela primeira vez em 1993 e perceberam que compartilhavam a mesma paixão por hard-rock e neo-classical. Eles compilaram material desde então para o álbum de estréia. As gravações começaram em Setembro de 1996 no Topz Recording Studio, em Jönkoping e terminaram em Janeiro de 1997. O álbum foi adequadamente intitulado de "Awakening".
No Outono de 1991 Christian Liljegren, Simeon Liljegren, Stefan Selvander e Mick Nordström (Leviticus, XT) formaram o Modest Attraction. Esta banda tocava o hard-rock dos anos 70, influenciada por bandas como Uriah Heep, The Sweet, Deep Purple e Rainbow. A banda lançou o seu álbum de estréia "The Truth In Your Face", em Fevereiro de 1994. Dois anos depois lançaram, "Divine Luxury" e tocavam muito ao vivo. Selvander logo foi substituído por Stephan Mohlin, mas como ele decidiu que iria gastar mais tempo com a sua família, deixou a banda em Março de 1996. Foi substituído pelo mago das guitarras Carljohan Grimmark.
Com a nova formação executaram uma excursão pela Alemanha, apenas um mês depois da chegada de Carljohan. Eles também acompanharam Gleen Hughes e Uriah Heep nas turnês pela Suécia. Uma mini-turnê pela Suíça e Alemanha e um festival junto com o Pink Cream 69 e Ken Tamplin foi planejada para maio de 1997.
Embora o Modest Attraction ainda existisse, o Narnia era banda numero um para Christian e Carljohan, tocando o estilo que eles sempre almejaram, Hard Rock/Neo-Classical e melódico a lá Yngwie Malmsteen, Rainbow, Europe, Pretty Maids e Royal Hunt, as bandas favoritas de Christian. As influências vocais dele incluem nomes como Joey Tempest, Ronnie James Dio, David Byron e Bria Connolly.
O Narnia é uma banda Cristã e foi a escolha de Carljohan e Christian e foram acompanhados pelo baterista Fredrik Junhammar, o tecladista Martin Claesson e o baixista Jakob Person. Jakob também co-escreveu a canção "O Return of Aslan" junto com Carljohan no álbum "Awakening".
A música do Narnia pode ser descrita como um hard rock/neo-classical, melódica com guitarras pesadas, vocais sumamente melódicos e arranjos orquestrais. As músicas são poderosas, baladas emocionais e um ótimo instrumental que alcança os corações.
Em Abril de 1997, o Narnia assinou um interessante contrato com a Pony Canyon Japonesa e o álbum "Awakening" foi lançado em 18 de Julho de 1997 no Japão. Em Agosto o baterista Fredrik Junhammar deixa a banda e Andreas Johansson assume as baquetas. Andreas é um baterista muito experiente e que já fez várias drum-sessions com jazzistas famosos da Suécia. Em Dezembro o Narnia fez o seu lotado show de estréia com a nova formação na Suécia. Até aqui mais de 6.000 cópias do cd "Awakening" já haviam sido vendidas.
Em 1999 o Narnia lançou o seu segundo cd entitulado "Long Live The King". O som deste segundo cd está muito mais vivo, devido à formação já estar definida, uma vez que no cd "Awakening" só houveram algumas participações de outros músicos, ficando todo o trabalho para Christian e Carljohan.
No ano de 2001 o Narnia apostou todas as suas fichas no pesadíssimo álbum "Desert Land". O título deste álbum expressa o estado da banda. Segundo o próprio vocalista Christian Liljegren, depois do álbum "Long Live The King" ele esteve passando por uma "Terra Deserta", e isto pode ser visto nas letras deste novo álbum. Nota-se nítida a intenção de Christian em soar mais pesado nos vocais. Podemos perceber que o guitarrista Carl Johan Grimmark deixa um pouco de lado suas influências "malmsteenianas" e a banda aposta agora em guitarras mais pesadas e menos teclados.
Em 2003, o grupo Narnia compôs o seu 4º CD entitulado "The Great Fall", com vocais, guitarras, baterias e baterias mais marcantes, e com a participação especial do irmão de Andreas, Anders Johansson. Na faixa "Judgement Day" ele tocou com forte marcação. Uma outra novidade do grupo foi a saída do contrabaixista Jakob Persson, com a entrada de Andreas Olsson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago


Ex-Narnia estreia Bethesda ao lado de trio do Veni Domine
Narnia lança "Living Water" em português com Germán Pascual
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


