John Bala Jones
Postado em 06 de abril de 2006
Por Gilson Walmiré Pereira Junior
A banda catarinense John Bala Jones que nasceu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é formada pelos músicos; Guilherme Ribeiro no vocal, Jerônimo Thompson e Fernando Pereira nas guitarras, Mateo Troncoso no baixo, Fábio Barreto na bateria e Giulio Franco na percussão.
Sob influência forte do rock, funk, soul, rap, samba e vários ritmos brasileiros, essa galera consegue fazer um som contagiante, unindo o melhor da música.
Os músicos, de uma forma geral, foram fortemente influenciados por bandas nacionais como Barão Vermelho, Planet Hemp, Dazaranha e O Rappa. Porém, começaram a tocar, criando seus próprios arranjos, suas próprias harmonias, ou seja, seu estilo próprio.
O Repertório é caracterizado pela diversidade de ritmos, onde cada integrante inclui seu estilo musical e as baladas são mescladas com percussão e fortes levadas de bateria. A banda John Bala Jones destaca-se por suas composições próprias, sendo que as mais pedidas pelo público são: Na Ladeira, Submarino da Nação, Mundo Tranqüilo, Ei Moleque e Se Qués Qués.
A John Bala Jones assume cada vez mais um papel de destaque no cenário musical do catarinense, apresentando-se nas melhores casas noturnas e realizando shows por toda Santa Catarina e Região Sul do Brasil. A banda acumula em sua bagagem a participação consecutiva nas quatro últimas versões (2000, 2001, 2002 e 2003) de um dos maiores festivais de música do Brasil, ?O Planeta Atlântida?, onde recebeu o reconhecimento do público de todos os cantos do país. Conseqüentemente vieram grandes eventos como o Reveillon da Gente e o Aniversário de Florianópolis e mais oportunidade para a banda mostrar seu potencial.
Mesmo sendo a banda que mais traz uma efetiva crítica social em suas letras, seus integrantes não abrem mão de divertir o público e de fazê-lo dançar o tempo todo. Encarando a música como uma linguagem, uma forma de expressão, suas composições abordam temas de influencias de movimento, esperanças, idéias de jovens que falam sobre a política, cotidiano e do amor com um toque de rebeldia e visão crítica do sistema político-social brasileiro.
No processo de criação coletiva adotado pelo grupo, cada qual expõem suas idéias, agindo como produtor musical, tendo este trabalho resultado no CD da John Bala Jones.
E quem apostou no trabalho dessa galera foi a conceituada gravadora Som Livre que levou os músicos até o produtor musical Ricardo Vidal. A parceria foi perfeita. O acompanhamento de Vidal na captação dos instrumentos levou outra visão e inclusão de novos arranjos. Daí vieram à mixagem, masterização, captação de voz, participação especial da Escola de Samba Mangueira (RJ), do Negralha (O Rappa), e do Gerry (SC) e pronto, o trabalho estava concluído. O primeiro Cd da Banda já está no mercado e sendo comercializado nas melhores lojas do ramo.
Mesmo os fãs mais assíduos da banda catarinense, poderão notar o novo som da John Bala Jones, com diferentes arranjos, músicas novas e qualidade sonora de altíssimo nível, além da excelente qualidade visual da capa e encartes do CD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


