John Bala Jones
Postado em 06 de abril de 2006
Por Gilson Walmiré Pereira Junior
A banda catarinense John Bala Jones que nasceu na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é formada pelos músicos; Guilherme Ribeiro no vocal, Jerônimo Thompson e Fernando Pereira nas guitarras, Mateo Troncoso no baixo, Fábio Barreto na bateria e Giulio Franco na percussão.
Sob influência forte do rock, funk, soul, rap, samba e vários ritmos brasileiros, essa galera consegue fazer um som contagiante, unindo o melhor da música.
Os músicos, de uma forma geral, foram fortemente influenciados por bandas nacionais como Barão Vermelho, Planet Hemp, Dazaranha e O Rappa. Porém, começaram a tocar, criando seus próprios arranjos, suas próprias harmonias, ou seja, seu estilo próprio.
O Repertório é caracterizado pela diversidade de ritmos, onde cada integrante inclui seu estilo musical e as baladas são mescladas com percussão e fortes levadas de bateria. A banda John Bala Jones destaca-se por suas composições próprias, sendo que as mais pedidas pelo público são: Na Ladeira, Submarino da Nação, Mundo Tranqüilo, Ei Moleque e Se Qués Qués.
A John Bala Jones assume cada vez mais um papel de destaque no cenário musical do catarinense, apresentando-se nas melhores casas noturnas e realizando shows por toda Santa Catarina e Região Sul do Brasil. A banda acumula em sua bagagem a participação consecutiva nas quatro últimas versões (2000, 2001, 2002 e 2003) de um dos maiores festivais de música do Brasil, ?O Planeta Atlântida?, onde recebeu o reconhecimento do público de todos os cantos do país. Conseqüentemente vieram grandes eventos como o Reveillon da Gente e o Aniversário de Florianópolis e mais oportunidade para a banda mostrar seu potencial.
Mesmo sendo a banda que mais traz uma efetiva crítica social em suas letras, seus integrantes não abrem mão de divertir o público e de fazê-lo dançar o tempo todo. Encarando a música como uma linguagem, uma forma de expressão, suas composições abordam temas de influencias de movimento, esperanças, idéias de jovens que falam sobre a política, cotidiano e do amor com um toque de rebeldia e visão crítica do sistema político-social brasileiro.
No processo de criação coletiva adotado pelo grupo, cada qual expõem suas idéias, agindo como produtor musical, tendo este trabalho resultado no CD da John Bala Jones.
E quem apostou no trabalho dessa galera foi a conceituada gravadora Som Livre que levou os músicos até o produtor musical Ricardo Vidal. A parceria foi perfeita. O acompanhamento de Vidal na captação dos instrumentos levou outra visão e inclusão de novos arranjos. Daí vieram à mixagem, masterização, captação de voz, participação especial da Escola de Samba Mangueira (RJ), do Negralha (O Rappa), e do Gerry (SC) e pronto, o trabalho estava concluído. O primeiro Cd da Banda já está no mercado e sendo comercializado nas melhores lojas do ramo.
Mesmo os fãs mais assíduos da banda catarinense, poderão notar o novo som da John Bala Jones, com diferentes arranjos, músicas novas e qualidade sonora de altíssimo nível, além da excelente qualidade visual da capa e encartes do CD.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps