Matérias Mais Lidas

Rita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice CooperRita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper

Iron Maiden: foto de Paul Di'Anno em cadeira de rodas com perna inchada preocupa fãsIron Maiden: foto de Paul Di'Anno em cadeira de rodas com perna inchada preocupa fãs

Angra: A gente demorou pra tirar o Aquiles da banda, afirma Felipe AndreoliAngra: "A gente demorou pra tirar o Aquiles da banda", afirma Felipe Andreoli

Judas Priest: Rob Halford escreveu carta tocante e sincera pedindo para voltar à bandaJudas Priest: Rob Halford escreveu carta tocante e sincera pedindo para voltar à banda

Red Hot Chili Peppers: veja primeira foto oficial após volta de John FruscianteRed Hot Chili Peppers: veja primeira foto oficial após volta de John Frusciante

Rock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do eventoRock In Rio 1991: 10 curiosidades sobre a 2ª edição do evento

Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estimaMotivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima

Paulo Baron: empresário fala sobre cobrar para bandas tocarem; palco custa dinheiroPaulo Baron: empresário fala sobre cobrar para bandas tocarem; "palco custa dinheiro"

Guns N' Roses: EP Hard Skool será lançado em fevereiro de 2022Guns N' Roses: EP "Hard Skool" será lançado em fevereiro de 2022

Kiss: empresário revela quando será o último show do grupo, mas tem um porémKiss: empresário revela quando será o último show do grupo, mas tem um porém

Deep Purple: banda lançará disco de covers em novembroDeep Purple: banda lançará disco de covers em novembro

Propriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com um dono sóPropriedade privada: 5 bandas de hard rock e metal com "um dono só"

Metallica: em vídeos, pai mostra a impressionante coleção de discos de Cliff BurtonMetallica: em vídeos, pai mostra a impressionante coleção de discos de Cliff Burton

Kiss: Brian May, do Queen, surpreende ao escolher sua música favorita da bandaKiss: Brian May, do Queen, surpreende ao escolher sua música favorita da banda

Rob Halford: Metal God escolhe música do Sabbath como a maior de todos os temposRob Halford: Metal God escolhe música do Sabbath como a maior de todos os tempos


Stamp

Samiam

Em 06/04/06

Por Francesco Coppola
Agradecimentos: César Carpanez e Eduardo Munhoz

O SAMIAM iniciou suas atividades ao final dos anos 80 em Berkeley, estado da Califórnia, a partir das cinzas de diversas bandas de punk rock da região como THE SWEET, BABY JESUS, ISOCRACY e SOCIAL UNREST. O nome da banda foi tirado do livro "Green Eggs And Ham" de 1960, escrito por Dr. Seuss - um dos maiores escritores americanos de livros infantis, que conta a história um "telemarketer" persistente chamado SAM-I-AM.

Os rapazes registraram seu primeiro trabalho: um compacto de vinil sete polegadas, pela "Lookout Records" (responsável por revelar nomes como GREEN DAY, SCREECHING WEASEL e THE QUEERS). Na seqüência, um EP de seis músicas "Underground" e o primeiro álbum entitulado "Samiam" - todos através do selo "New Red Archives", propriedade de Nicky Garret (guitarrista da banda UK SUBS). Visto que seus trabalhos mostravam o grande potencial da banda, antes mesmo de desbravarem os Estados Unidos, foi agendada uma turnê pela Europa com o ULTRAMEN. Começavam aí, importantes idas e vindas pelos países do velho continente com, centenas de bem shows sucedidos, participações em importantes festivais e na sequência, algumas apresentações em seu próprio país com a banda inglesa SNUFF.

Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

No início da década de 90, a banda já havia registrado mais dois trabalhos pelo selo "New Red Archives". O álbum "Soar", de 1991, mostrou uma evolução sem igual, se comparado diretamente com o primeiro trabalho, cercado de ótimos arranjos e competente produção - nas mãos de Brett Gurewitz (guitarrista do BAD RELIGION e dono da Epitaph Records). "Soar" possui faixas que começam diretamente com os vocais de Jason Beebout (característica marcante da banda), introduções lentas e pesadas mescladas com outras, mais rápidas e contagiantes.

O álbum "Billy", lançado em 1992, seguiu a mesma linha do anterior, mas bateu de cara com a cena punk que, na época, passava por um momento curioso, onde a maior parte das bandas se preocupava muito mais com a velocidade das batidas, melodias fáceis e capas de discos do que com a criatividade de seus riffs e intenção de suas letras. O SAMIAM, por sua vez, optou trilhar o caminho inverso. O guitarrista Sergie Loobkoff descreve isto com muita simplicidade. "Acho que somos cinco caras desajeitados que não tem uma boa aparência, entende? Não somos do tipo de gente popular. A razão pela qual eu comecei a tocar com SAMIAM está diretamente ligada ao simples fato de fazer e tocar música. Nunca tivemos pensamentos do tipo: temos que tocar isso ou vestir aquilo. A direção que nossa música tomou no começo e, ao longo dos anos, aconteceu de forma natural, causada pela maneira como somos. Quando o SAMIAM começou, estávamos bastante envolvidos com a cena punk mas eu, particularmente, costumava escutar um tipo de som que acabou ficando conhecido por "indie rock". Bandas como: DINOSSAUR JR., LEMONHEADS, SONIC YOUTH, coisas deste tipo...".

Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Na metade da década de 90 é fato conhecido que grupos independentes assinaram contratos com grandes gravadoras, como foi o caso de GREEN DAY e BAD RELIGION. O objetivo era achar "the next big thing" devido, principalmente, ao grande sucesso de vendas que OFFSPRING gerou ainda dentro do selo independente Epitaph e, consequentemente, o interesse da grande mídia e do público em geral em torno deste tipo de música. Com isso, várias bandas arriscaram-se, tentando conseguir uma melhor distribuição ou o reconhecimento, fazendo o que sempre fizeram e gostaram, mas mantendo a mesma postura e atitude, como foi o caso de importantes nomes como: 7 SECONDS e ALL. O SAMIAM resolveu então, dar este passo também e assinou contrato com a "Atlantic Records" lançando o álbum "Clumsy".

Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva

Apesar das vendagens superiores a qualquer álbum anterior da banda e o crescente sucesso, os resultados estavam estavam longe do esperado pelos executivos da "Atlantic", sedentos por grandes cifras e deixando de lado a possibilidade de investir, pelo menos neste caso, a médio ou longo prazo no bom trabalho feito em "Clumsy" - que contou com a produção de Lou Giordano (GOO GOO DOLLS, GREEN DAY e SUGAR).

Apesar disso, o SAMIAM seguiu tocando, e muito, dividindo palco com BAD RELIGION, SUPERSUCKERS, TEXAS IS THE REASON, CIRCLE JERKES, GREEN DAY, entre outros; inclusive, participou de algumas apresentações no festival itinerante "Vans Warped Tour".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com material suficiente para lançar um novo trabalho porém, sem o interesse da gravadora, os rapazes ficaram estagnados durante todo o ano de 1996. Felizmente, em meio a essa perspectiva nebulosa de futuro, a gravadora sueca "Burning Heart" (responsável por nomes como: MILLENCOLIN, NO FUN AT ALL, BOMBSHELL ROCKS e REFUSED) conseguiu intervir e, além de licenciar o álbum "Clumsy" na Europa, também foi responsável pelo lançamento de seu sucessor batizado "You Are Freaking Me Out", editado em lugares como Japão e Austrália. Ironicamente, "You Are Freaking Me Out" é um marco na carreira da banda pois, além de ser um excelente disco, teve uma produção musical de primeira, a cargo de Steven Haigler, produtor de bandas como UICKSAND e PIXIES.

Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

De volta ao circuito de shows, o SAMIAN tornou-se a banda de abertura de uma extensa turnê de seus velhos amigos do GREEN DAY. As constantes resenhas, em sua maioria positivas, a boa aceitação das músicas em rádios e mais de 10 anos de estrada, tornou-os um dos grupos mais respeitados da cena independente norte americana.

Sobre esse período de transição de uma gravadora de grande porte para um selo independente, Sergie analisa "Clumsy" e "You Are Freaking Me Out" com as seguintes palavras: "De um modo geral, acho que "You Are Freaking Me Out" é mais pop que o anterior, "Clumsy". Mesmo assim, se você pensar à respeito de qual vendeu mais cópias e nos trouxe mais shows, adimito que foi "Clumsy". Outra coisa que costumavam dizer é que havíamos deixado uma 'major' malvada e estávamos novamente em um selo Punk. Eu já li muitas resenhas dizendo que nosso último álbum se compara às fases mais antigas de SAMIAM e que "Clumsy" era um disco chato e sem graça. É engraçado saber disso porque nós não temos nenhum tipo de controle quanto ao direcionamento que nossa música tomou ou vai tomar no próximo disco pois, nunca paramos antes de gravar um álbum para decidir se iríamos soar mais Rock, tristes, agressivos ou mais pop...".

Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

A banda lançou então, "Astray" pela "Hopeless Records" mas, "You Are Freaking Me Out" continua sendo apontado como a grande obra do SAMIAN. No Brasil, os álbuns "Clumsy" e "You Are Freaking Me Out" foram lançados pelo selo paulistano "Highlight Sounds", ambos com faixas bônus.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Tunecore 2
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Heavy Metal: O início do movimento e a origem do termoHeavy Metal
O início do movimento e a origem do termo