Valhalla
Postado em 06 de abril de 2006
Liderada pela então vocalista e fundadora Andréa Tavares, a banda Valhalla iniciou sua longa e intensa trajetória em 1990. Inicialmente havia uma proposta despretensiosa de juntar amigos para fazer uma banda de death metal agressivo e pesado e o passo inicial foi dado quando as irmãs Andréa e Adriana montaram no final de 1988 uma banda chamada Phobia. Sem registrarem material sonoro e sem se apresentarem ao vivo, a Phobia se extingue com a saída da guitarrista Adriana. Entretanto, o gosto musical e a mesma ideologia uniram a Andréa e sua outra irmã Alessandra Tavares (guitarra) na empreitada de iniciar as atividades da Valhalla, compondo músicas e realizando alguns shows.
No início de 1992 a banda registra oficialmente seu trabalho com a gravação da primeira Demo-tape, que traz também de volta a irmã Adriana Tavares (guitarra) na formação, agregando maior coesão a proposta de carregar uma conduta mais extrema mantida ao longo desses 20 anos de existência da Valhalla.
No intuito de progredir musicalmente a banda lança em 1994, pelo já extinto selo Sub Way, o LP intitulado ¨... In The Darkness of Limbo¨, esse registro proporcionou um maior reconhecimento da banda na mídia especializada e o respeito do público. Mas, devido a constantes mudanças de componentes na banda, a Valhalla ficou desativada por algum tempo. O retorno se deu em 1999, com novas composições e a realização de alguns shows locais. Mas em 2000 ocorre mais uma baixa na formação, Andrea deixa a banda, ficando por conta das irmãs guitarristas darem continuidade ao trabalho iniciado.
Recrutando novos componentes as guitarristas conseguem manter a Valhalla na ativa e com a intenção de divulgar as músicas com a nova formação, a banda grava o MCD ¨For The Might Of Chaos ...For The Force Inside¨, contendo quatro faixas. Esse MCD proporcionou várias apresentações ao lado de conceituadas bandas do cenário mundial, além de ótimas críticas em zines, sites e revistas. E o resultado não poderia ser diferente, a banda assinou um contrato com a Hellion Records lançando em 2001 o principal trabalho de sua história, o CD Petrean self. Esse CD foi distribuído em mais de 28 países e novos convites para shows nacionais e turnê no exterior foram recebidos pela banda, mas a instabilidade na formação impediu que a Valhalla galgasse caminhos internacionais.
Dentre os vários problemas em consolidar a formação, encontrar um baterista que estivesse disposto a levar a Valhalla com seriedade foi sem dúvida o maior, porém, em 2005 Ariadne entra na banda para até hoje ocupar o posto. A Valhalla torna-se então, exclusivamente formada por mulheres, o que nunca foi exatamente a intenção e sim, uma conseqüência de afinidades pessoais.
Mesmo com a ausência temporária da guitarrista e fundadora Alessandra, a Valhalla gravou em 2009, três músicas que compõe o MCD Innerstorm com o objetivo de divulgar a formação, que até então a Valhalla mantinha, e mostrar que a idéia inicial prevalecia: fazer death metal.
A falta de comprometimento com o trabalho, com a amizade ou com a proposta, fez com que pessoas entrassem e saíssem, algumas contribuíram agregando algo musicalmente ou construindo laços de amizade e outras não. No entanto, a Valhalla segue sua em sua jornada e essa adversidade fez com que a banda se reorganizasse com o retorno de Alessandra no baixo e Ariadne assumindo também o vocal. A Valhalla hoje é um trio com:
Adriana Tavares - Guitarra
Ariadne Souza – Bateria e vocal
Alessandra Tavares – Baixo
Discografia:
* Valhalla - Demo-tape /1992
* ¨ ...in the darkness of limbo - LP/1994
* ¨For The Might Of Chaos ...For The Force Inside - MCD /2001
* Petrean Self - CD /2002
* Innerstorm - MCD /2009
Passaram pela banda:
Andréa – Vocal (...in the darkness of limbo)
Ângela – Baixo (Demo-Tape)
Renata – Baterista
Dayane - Baixo
Ritchie – Baterista (Demo Tape / ...in the darkness of limbo)
Lena – Baixo (...in the darkness of limbo)
Marcelo – Baterista (For The Might Of Chaos ...For The Force Inside)
Khaio John– Baterista
Rodrigo – Baterista (Petrean Self)
Carol– Vocal (For The Might Of Chaos / Petrean Self)
Michelle – Baixo/vocal (For The Might Of Chaos.../ Petrean Self)
Amanda – Baixo (Innerstorm)
Mônica – Vocal (Innerstorm)
Contato:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps