Maelström
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia Oficial
A banda MAELSTRÖM começou no Rio de Janeiro, em 1994, tendo como co-fundador e mentor Alexandre Cegalla (guitarra). O nome foi inspirado pelo conto "A Descent into the Maelström", de Edgar Allan Poe, e as influências musicais, na época, vinham de bandas consagradas de trash e heavy tradicional. O primeiro show foi em 95, no Overdrive Festival, realizado na extinta Basement, no Rio de Janeiro. Competindo com várias outras bandas, o MAELSTRÖM chegou à fase final, que aconteceu numa segunda apresentação. Da formação original, apenas Alexandre permaneceu, acumulando os cargos de guitarrista e vocalista.
O primeiro trabalho foi o EP "Sea of Darkness", lançado em maio de 2001. Resultado de sete anos de evolução, o EP une peso e som dark sem, entretanto, se encaixar em subgêneros musicais, o que demonstra a recusa do MAELSTRÖM em seguir os modismos e clichês tão usados pela maioria das bandas atuais. "Sea of Darkness" foi muito bem recebido pela crítica, sendo o "Destaque da Edição" da seção "Garage Demos", da revista Roadie Crew, nº 31 (julho/2001), além de ganhar elogios do website Rough Edge, dos EUA.
Em outubro de 2001, saiu o CD de estréia, "Maelström". Incorporando elementos de heavy tradicional, rock gótico, progressivo e música clássica, "Maelström" foi aclamado pela imprensa no Brasil, ganhando notas 9 da revista Roadie Crew nº 35, e 10 do website Whiplash. O CD recebeu ainda boas críticas de muitos outros meios de comunicação e contou com extensa divulgação por parte de zines e programas de rádio nacionais e estrangeiros. Entre os sites de outros países que elogiaram "Maelström" estão os norte-americanos Metal Judgement e Metal-Rules, Obliveon (Alemanha), Beyond Webzine (Bélgica), Tragenda Webzine (Itália) e Music Extreme (Argentina).
No final de 2001, o baixista Daniel Tavares entrou na banda que, mesmo sem tocar ao vivo por falta de baterista, continuava atraindo cada vez mais atenção. Ao longo de 2002, boa parte do novo material do MAELSTRÖM foi composto, e várias entrevistas concedidas a meios de comunicação do Brasil e do exterior. Após algum tempo procurando, sem sucesso, músicos com a visão artística e a atitude necessárias para integrar a banda, Alexandre e Daniel conheceram o vocalista Sérgio Mazul (ex-Ravenloft) e o baterista Julian Enrique, que passaram a fazer parte do MAELSTRÖM, agora estabelecido em Curitiba (PR).
O próximo passo na evolução sonora da banda será o EP "ILLUMINATI", em fase de conclusão. Com lançamento previsto para o início de 2004, "ILLUMINATI" deve elevar o MAELSTRÖM a um patamar artístico e musical ainda mais alto, inaugurando uma nova fase. Pode-se dizer que o som vai estar ainda mais sombrio, agressivo e repleto de variações no andamento das músicas. Já as letras exploram temas metafísicos e arcanos, além de demonstrarem atitude e absoluto desprezo pelo "politicamente correto".
Apresentando composições como "Out of Space – Above Time" e "The Fall (and the Rise of Eros)" - além da faixa-título -, "ILLUMINATI" representa um passo à frente em relação ao trabalho anterior, e deixa claro a preferência da banda MAELSTRÖM em atingir novos horizontes artísticos, numa ávida busca pela sublimação e transfiguração das possibilidades humanas através da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Ozzy Osbourne ganha Boneco de Olinda em sua homenagem
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
"Minha demissão do Lobão foi esquisita, para não dizer palavrão", diz Billy Brandão
O relacionamento de Gillan, do Deep Purple, com Ritchie, Satriani, Coverdale e Hughes
O elemento das letras de Raça Negra e Negritude Júnior que impressionava Renato Russo


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



