Maelström
Postado em 06 de abril de 2006
Biografia Oficial
A banda MAELSTRÖM começou no Rio de Janeiro, em 1994, tendo como co-fundador e mentor Alexandre Cegalla (guitarra). O nome foi inspirado pelo conto "A Descent into the Maelström", de Edgar Allan Poe, e as influências musicais, na época, vinham de bandas consagradas de trash e heavy tradicional. O primeiro show foi em 95, no Overdrive Festival, realizado na extinta Basement, no Rio de Janeiro. Competindo com várias outras bandas, o MAELSTRÖM chegou à fase final, que aconteceu numa segunda apresentação. Da formação original, apenas Alexandre permaneceu, acumulando os cargos de guitarrista e vocalista.
O primeiro trabalho foi o EP "Sea of Darkness", lançado em maio de 2001. Resultado de sete anos de evolução, o EP une peso e som dark sem, entretanto, se encaixar em subgêneros musicais, o que demonstra a recusa do MAELSTRÖM em seguir os modismos e clichês tão usados pela maioria das bandas atuais. "Sea of Darkness" foi muito bem recebido pela crítica, sendo o "Destaque da Edição" da seção "Garage Demos", da revista Roadie Crew, nº 31 (julho/2001), além de ganhar elogios do website Rough Edge, dos EUA.
Em outubro de 2001, saiu o CD de estréia, "Maelström". Incorporando elementos de heavy tradicional, rock gótico, progressivo e música clássica, "Maelström" foi aclamado pela imprensa no Brasil, ganhando notas 9 da revista Roadie Crew nº 35, e 10 do website Whiplash. O CD recebeu ainda boas críticas de muitos outros meios de comunicação e contou com extensa divulgação por parte de zines e programas de rádio nacionais e estrangeiros. Entre os sites de outros países que elogiaram "Maelström" estão os norte-americanos Metal Judgement e Metal-Rules, Obliveon (Alemanha), Beyond Webzine (Bélgica), Tragenda Webzine (Itália) e Music Extreme (Argentina).
No final de 2001, o baixista Daniel Tavares entrou na banda que, mesmo sem tocar ao vivo por falta de baterista, continuava atraindo cada vez mais atenção. Ao longo de 2002, boa parte do novo material do MAELSTRÖM foi composto, e várias entrevistas concedidas a meios de comunicação do Brasil e do exterior. Após algum tempo procurando, sem sucesso, músicos com a visão artística e a atitude necessárias para integrar a banda, Alexandre e Daniel conheceram o vocalista Sérgio Mazul (ex-Ravenloft) e o baterista Julian Enrique, que passaram a fazer parte do MAELSTRÖM, agora estabelecido em Curitiba (PR).
O próximo passo na evolução sonora da banda será o EP "ILLUMINATI", em fase de conclusão. Com lançamento previsto para o início de 2004, "ILLUMINATI" deve elevar o MAELSTRÖM a um patamar artístico e musical ainda mais alto, inaugurando uma nova fase. Pode-se dizer que o som vai estar ainda mais sombrio, agressivo e repleto de variações no andamento das músicas. Já as letras exploram temas metafísicos e arcanos, além de demonstrarem atitude e absoluto desprezo pelo "politicamente correto".
Apresentando composições como "Out of Space – Above Time" e "The Fall (and the Rise of Eros)" - além da faixa-título -, "ILLUMINATI" representa um passo à frente em relação ao trabalho anterior, e deixa claro a preferência da banda MAELSTRÖM em atingir novos horizontes artísticos, numa ávida busca pela sublimação e transfiguração das possibilidades humanas através da música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Poison abandona planos de turnê após Bret Michaels pedir 600% a mais em valores
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O curioso motivo que levou a Blitz a encerrar as atividades nos anos 1980
A lição que o System of a Down aprendeu ao abrir para o Slayer por um ano


O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton



