Blink 182
Por Marcelo "Miurrause" Valença
Postado em 06 de abril de 2006
O Blink 182 nasceu apenas como Blink, em 1994. Porém, a história dessa banda se inicia em 1991, quando Mark Hoppus (futuro baixista/vocalista) foi apresentado ao futuro guitarrista e também vocalista Tom DeLonge, de apenas 14 anos. Daí nasceria a amizade dos dois garotos, que os levaria a começar a tocar juntos. Quando, alguns anos mais tarde, se juntaram ao baterista Scott Raynor, estava formada o Blink, uma banda com a proposta de músicas simples, inspiradas por garotas, cervejas e a adolescência dos três.
Começaram a ensaiar, tocar em bares em sua cidade, San Diego, e, como era de se esperar, gravaram, em 1994, uma demo intitulada Blink, lançada pela Kung Fu Records, da já veterana banda The Vandals.
Uma ano depois, estavam assinando contrato com a Cargo Records para lançar o primeiro disco, Cheshire Cat. Outro ano se passou e a banda assinou outro contrato, dessa vez com uma grande gravadora, a MCA, para lançar seu segundo disco, o Dude Ranch.
Como já percebido quando do primeiro disco, a banda fazia mais sucesso fora dos Estados Unidos. A Austrália era o grande porto desses jovens. Seu segundo álbum atingiu o disco de platina nesse país, enquanto em sua terra natal, apenas o de ouro.
Enquanto isso, a banda era processada por um grupo irlandês de techno, acusando-os de ter se apropriado de seu nome. Daí surgiu o Blink 182, em referência ao número de vezes que Al Pacino falou "shit" em Scarface.
Em 97, 98 e 99, a banda encabeçou a Warped Tour, um festival itinerante pelos EUA, juntamente com Unwritten Law, Less Than Jake, Pennywise e outras grandes bandas punks.
Em 1999, o baterista Scott sai da banda, entrando em seu lugar Travis Barker, ex-baterista do Vandals. O novo disco, 'Enema of The State' começa a ser gravado nesse ano também, estourando nos EUA. A revista Playboy foi acusada de pedir a banda fotos de fãs nuas em shows para uma edição e até o mais famoso DJ americano, Howard Stern elogia a banda. Aparecem no filme "American Pie", tendo também uma música na trilha sonora. Sucesso na MTV e turnês pelo mundo afora. É a consagração da banda.
Em 2001 lançam Take Off Your Pants And Jacket, que na primeira semana vai direto para o primeiro lugar da Billboard com faixas como The Rock Show, Roller Coaster, First Date, e outras.
Em 2002 sai Stay Together For The Kids, coletânea com faixas ao vivo e versões alternativas, além de algumas inéditas.
Uma grande mudança ocorreria em 2003, no álbum seguinte, intitulado apenas Blink 182, que traria letras mais sérias, som mais elaborado e uma participação de Robert Smith, líder do The Cure.
Paralelamente, os integrantes do Blink se envolveram em outros projetos como o Box Car Race e o Transplants.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps