Crosby Stills Nash And Young
Postado em 06 de abril de 2006
Por Raul Branco
No panorama dos anos 60, com o psicodelismo, o pop, a busca de sonoridades diferentes e novas experiências no ar, um grupo surgiu para unir tudo, misturar harmoniosamente e servir composições que marcariam a história do rock. Vindos de bandas conhecidas, aclamadas e respeitadas, Crosby, Stills, Nash & Young seriam a síntese – ao lado do Jeferson Airplane e do The Mammas and The Pappas – do que foi a segunda metade da década nos EUA. Curiosamente, dois de seus componentes nem norte-americanos eram.
Graham Nash, compositor, vocalista e guitarrista do grupo pop inglês The Hollies, conheceu Stephen Stills (ex-Buffalo Springfield) e David Crosby (ex-The Byrds) numa festa na casa de Joni Mitchel e tentaram algumas harmonias. Gostaram tanto que Nash abandonou os Hollies e um mês depois formaram um grupo e entraram em estúdio para gravar seu primeiro disco , intitulado simplesmente Crosby, Stills & Nash (1969). O disco fez sucesso instantaneamente
Ainda faltava algo: uma voz mais rascante para contrastar com a suavidade dos vocais. Para completar o quarteto, Stephen Stills convidou seu antigo companheiro de banda, o guitarrista Neil Young, que já gravara dois discos solo. Ironicamente, as disputas entre Stills e Young haviam sido a causa do rompimento do Bufalo Springfield; agora tentavam retomar juntos a antiga parceria, que havia funcionado maravilhosamente, com ambos revezando-se nos solos de guitarra e violão. Young aceitou e, em sua primeira turnê - que incluiu o festival de Woodstock - o grupo já se chamava Crosby, Stills, Nash & Young.
O álbum seguinte, "Deja Vu" (1970), tinha excelentes composições e era bem mais elétrico, com clara influência de Young e das lembranças do antigo som do Buffalo Springfield, chegando ao primeiro lugar da parada de sucessos. Após a turnê do verão de 1970 o grupo dissolveu-se com alguma amargura, mas o álbum duplo ao vivo que resultou desse período, "4 Way Strret"(1970), lançado após o rompimento, tornou-se seu melhor trabalho. Ao vivo o grupo realmente brilhava, com os vocais harmoniosos dos quatro, o violão de doze cordas de Crosby, a guitarra furiosa de Young, os solos intrincados de Stills, o violão e o piano de Nash e o apoio do baixista Calvin "Fuzzy" Samuels e do baterista Johnny Barbata. Os lados A e B traziam músicas acústicas, enquanto os lados C e D eram dedicados ao som eletrificado, com exceção da belíssima "Find the Cost of Freedom", que encerrava o disco quase como um acalanto. Ao ser lançado em CD (1992), foram incluídas mais 4 músicas ao vivo, uma de cada componente, onde o destaque ficou para Neil Young, com um meddley arrasa-quarteirão: "Cinnamon Girl / The Loner / Down By the River".
Todos partiram para carreiras independentes, apesar de Nash & Crosby formarem uma dupla de algum sucesso e Stills criar a banda Manassas e posteriormente a Stills-Young Band. Eles voltariam a tocar juntos como Crosby, Stills & Nash em 1974 , quando foi lançada a coletânea "So Far", que mais uma vez atingiu o primeiro lugar entre os mais vendidos.
Em 1977 voltaram a gravar e a apresentarem-se juntos regularmente, até que Young resolveu gravar com os antigos parceiros. O resultado foi o álbum "American Dream" (1998), o segundo que o quarteto gravou em estúdio. Após a experiência, novamente eram um trio e assim continuam, excursionando e gravando até o final de 1999, quando entram em estúdio, em paz, para gravar "Looking Forward".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Tatiana Shmayluk, vocalista da Jinjer, protesta contra termo "female-fronted band"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Black Label Society anuncia detalhes do novo álbum, "Engines of Demolition"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
Conheça as duas versões da história "Metallica X Megadeth"
O motivo pelo qual o fenomenal Angus Young do AC/DC odiava a banda Ramones
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo


O vocalista que quase entrou no Crosby, Stills & Nash no lugar de Neil Young
Rock Cristão: as principais bandas nacionais
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam



