Crosby Stills Nash And Young

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos

Por Raul Branco

No panorama dos anos 60, com o psicodelismo, o pop, a busca de sonoridades diferentes e novas experiências no ar, um grupo surgiu para unir tudo, misturar harmoniosamente e servir composições que marcariam a história do rock. Vindos de bandas conhecidas, aclamadas e respeitadas, Crosby, Stills, Nash & Young seriam a síntese - ao lado do Jeferson Airplane e do The Mammas and The Pappas - do que foi a segunda metade da década nos EUA. Curiosamente, dois de seus componentes nem norte-americanos eram.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Graham Nash, compositor, vocalista e guitarrista do grupo pop inglês The Hollies, conheceu Stephen Stills (ex-Buffalo Springfield) e David Crosby (ex-The Byrds) numa festa na casa de Joni Mitchel e tentaram algumas harmonias. Gostaram tanto que Nash abandonou os Hollies e um mês depois formaram um grupo e entraram em estúdio para gravar seu primeiro disco , intitulado simplesmente Crosby, Stills & Nash (1969). O disco fez sucesso instantaneamente

Ainda faltava algo: uma voz mais rascante para contrastar com a suavidade dos vocais. Para completar o quarteto, Stephen Stills convidou seu antigo companheiro de banda, o guitarrista Neil Young, que já gravara dois discos solo. Ironicamente, as disputas entre Stills e Young haviam sido a causa do rompimento do Bufalo Springfield; agora tentavam retomar juntos a antiga parceria, que havia funcionado maravilhosamente, com ambos revezando-se nos solos de guitarra e violão. Young aceitou e, em sua primeira turnê - que incluiu o festival de Woodstock - o grupo já se chamava Crosby, Stills, Nash & Young.

O álbum seguinte, "Deja Vu" (1970), tinha excelentes composições e era bem mais elétrico, com clara influência de Young e das lembranças do antigo som do Buffalo Springfield, chegando ao primeiro lugar da parada de sucessos. Após a turnê do verão de 1970 o grupo dissolveu-se com alguma amargura, mas o álbum duplo ao vivo que resultou desse período, "4 Way Strret"(1970), lançado após o rompimento, tornou-se seu melhor trabalho. Ao vivo o grupo realmente brilhava, com os vocais harmoniosos dos quatro, o violão de doze cordas de Crosby, a guitarra furiosa de Young, os solos intrincados de Stills, o violão e o piano de Nash e o apoio do baixista Calvin "Fuzzy" Samuels e do baterista Johnny Barbata. Os lados A e B traziam músicas acústicas, enquanto os lados C e D eram dedicados ao som eletrificado, com exceção da belíssima "Find the Cost of Freedom", que encerrava o disco quase como um acalanto. Ao ser lançado em CD (1992), foram incluídas mais 4 músicas ao vivo, uma de cada componente, onde o destaque ficou para Neil Young, com um meddley arrasa-quarteirão: "Cinnamon Girl / The Loner / Down By the River".

Todos partiram para carreiras independentes, apesar de Nash & Crosby formarem uma dupla de algum sucesso e Stills criar a banda Manassas e posteriormente a Stills-Young Band. Eles voltariam a tocar juntos como Crosby, Stills & Nash em 1974 , quando foi lançada a coletânea "So Far", que mais uma vez atingiu o primeiro lugar entre os mais vendidos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1977 voltaram a gravar e a apresentarem-se juntos regularmente, até que Young resolveu gravar com os antigos parceiros. O resultado foi o álbum "American Dream" (1998), o segundo que o quarteto gravou em estúdio. Após a experiência, novamente eram um trio e assim continuam, excursionando e gravando até o final de 1999, quando entram em estúdio, em paz, para gravar "Looking Forward".




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Crosby Stills Nash And Young"


Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicasCuriosidade
Artistas que odeiam suas próprias músicas

Dave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiabertoDave Mustaine
Maroon 5 o deixou boquiaberto


Cli336x280 CliIL Cli336x280