Europe
Postado em 06 de abril de 2006
Por Andre Toral
A história do Europe começou em 1979, na Suécia, quando uma pessoa com o nome de Joey Tempest formou um grupo chamado "Force". Um ano depois, o Force gravou sua primeiro demo-tape. Até então, a banda consistia em Joey Tempest(vocals), John Norum(guitars), Peter Olsson(bass) e Tony Reno(drums).
Mesmo sendo talentosos, a demo-tape não obteve uma resposta positiva das companhias gravadoras e após um ano de esforços, Peter Olsson decide deixar a banda, mas é substituído por John Leven no baixo.
Eis que a persistência vence e em 1982, o Force obtém a primeira grande oportunidade, conquistando talento e contestação dentro do rock com a gravação de seu primeiro LP.
Foi exatamente nesta época que a banda decidiu mudar seu nome para "Europe". O Europe era formado por Joey Tempest(vocals/keyboards), John Norum(guitars), John Leven(bass) e Tony Reno(drums). Com este time a banda lança seu primeiro álbum intitulado "Europe", que consiste em um rock/hard muito bem arranjado e com as guitarras afinadas de John Norum, que, embora estivesse no início de sua careira, já mostrava potencial para ser o que é hoje, ou seja, um guitarrista fenomenal.
Em 1983, a banda ganhou atenção no Japão e isto começava a provar a rápida aceitação ao som concebido pelos suecos. Um ano após, Mich Michaeli foi recrutado para tocar teclados pois até então, era Joey Tempest o responsável por tal. Mich é um excelente tecladista que sempre adotou, no Europe, um estilo moderno e sem exageros para arranjar melodias únicas e bem posicionadas no contexto musical. Seguindo em frente, o Europe gravou seu segundo álbum intitulado "Wings of Tomorrow", o qual eles ganharam uma grande quantidade de fãs que os seguiam na Scandinavia e Japão. Este trabalho se apresentava de uma maneira mais madura e profissional que seu antecessor e consiste em um rock/hard. Nele, está contido um dos maiores sucessos do Europe, ou seja, Open Your Heart. Mesmo ganhando atenção na cena, Tony Reno decide sair da banda e é substituído por Ian Haugland, um baterista que sem encaixou exatamente no estilo adotado pelo Europe.
Em 1986, o mundo sofreu um forte abalo pois foi neste ano que o Europe deu seu maior e definitivo passou, ou seja, lançou o magnífico The Final Coutdown. A faixa título vendeu mais de 8 milhões de cópias e o álbum também vendeu mais de 6 milhões em todo o mundo. Com este resultado, The Final Coutdown pode ser facilmente considerado como um best seller do rock. A banda fez enorme sucesso na Inglaterra e USA. Músicas como rock the night que possui refrão e riffs inesquecíveis, carrie que teve grande aceitação em rádios por ser uma linda balada, o peso do hard rock contido em danger on the track, a maravilhosa ninja, cherokee com uma linda melodia hard e que traz uma letra sobre os índios com o mesmo nome da música, on the loose. Enfim, nada que tire 1% de mérito alcançado com este lançamento. Vale dizer que a partir deste álbum, o Europe transformou-se em um fenômeno incontestável em todo o mundo e seus shows respondiam por si só com arenas absolutamente lotadas. Porém, pelo que consta, John Norum teria abandonado a banda antes de sair em turnê e para o seu lugar, entrou o excelente guitarrista Kee Marcello. Sua participação está presente no vídeo The Final Tour. Sobre o vídeo, vale dizer que o mesmo mostra a banda em um estado de inspiração absoluta. Incrível o potencial de Joey Tempest como vocalista e além disso, as músicas que fazem parte deste registro são memoráveis. Levando-se em conta que a tour é do álbum The Final Coutdown, a maioria das músicas representa esta fase. O Europe, com este vídeo, mostrava ser uma banda de desempenho impecável em situações ao vivo. Kee Marcello também deu seu recado e provou ser tão bom, ou melhor, que John Norum. Simplesmente incrível ao tocar sua guitarra e ao fazer uma sessão solo com fragmentos de música clássica, como é o caso de Sting of the Bumblebee.
Em 1988, a banda decidiu seguir o mesmo rumo do álbum antecessor e o resultado foi Out of this World que apresentava Kee Marcello(seu verdadeiro nome é Kjell Lobvom) em sua primeira situação de estúdio. O single da música superstitious foi um grande sucesso nos USA. Sobre o álbum, é importante dizer que seu estilo trazia uma banda perfeita em seus instrumentos. Inclusive, existe uma regravação para Open Your Heart(original de Wings of Tomorrow) que é bem melhor que a original, pelo menos no que diz respeito ao peso. Fazendo seu tradicional hard rock com teclados soberbos e vocais exatos, os maiores destaques são sem dúvidas open your heart, superstitious, let the good times rock, more than meets the eye, a rapidez e o peso de ready or not e a maravilhosa sign of the times. As duas baladas, tomorrow e coast to coast, também agradaram rádios e baladeiros profissionais. Porém, o maior destaque do álbum acaba sendo o desempenho de Kee Marcello. Sem sombra de duvidas, a melhor guitarra já contida em situações de estúdio no que diz respeito ao Europe.
Em 1991, após muita discussão, é lançado seu novo álbum chamado Prisioners in Paradise. Foi o primeiro álbum da banda a conter alguns efeitos em estúdio e a banda decidiu por apostar num estilo mais sujo e pesado de fazer hard rock. Seventh signs, bad blood, halfway to heaven e faixa-título provam isso. O maior sucesso deste álbum está novamente em Kee Marcello que consegue soar fantástico, já Joey Tempest "sujou" sua voz e passou a cantar com menos agudos limpos. Talvez a música girl from Lebanon seja a mais bela e pesada do álbum.
Em 1993, Joey Tempest resolve soltar no mercado uma coletânea chamada "Europe 1982-1992" que traz seus maiores sucessos gravados desde o início de sua carreira. Após isso, os membros da banda decidiram parar de tocar juntos e cada um seguiu se rumo. Mich Michalei, John Leven e Ian Haugland começaram a tocar com Gleen Hughes, Kee Marcello embarcou em sua carreira solo, Joey Tempest também seguiu sendo solo e seu último álbum foi Azalea’s Place. Sobre John Norum, que já havia saído muito antes do Europe, cabe dizer que o mesmo, desde então, vinha lançando trabalhos solos e que o mais relevante em sua história foi Face the Truth(1992) com Gleen Hughes nos vocais, Peter Baltes(ex-aceppt)no baixo e Hempo Hilden na bateria.
Voltando, o Europe foi, talvez, a maior banda de arena e mainstream que já houve no mundo. Logicamente outro forte candidato ao posto teria sido o Journey, à época.
De acordo com notícias vindas dos ‘bastidores do rock’, Joey Tempest teria sido convidado, a algum tempo atrás, para fazer um álbum do tipo The Final Coutdown part II. Resta torcer pela volta desta excelente banda, já que as "voltas" estão em moda atualmente. Fica a dúvida, quando e em que dia será?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Tobias Forge explica ausência da América do Sul na atual tour do Ghost
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Tom Araya chorou ao receber a notícia da morte de Jeff Hanneman
A banda dos EUA que já tinha "Black Sabbath" no repertório e Oz Osborne como baixista em 1969
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais



Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


