Exodus
Postado em 06 de abril de 2006
Por Fernanda Zorzetto e Giba Morais
O Exodus foi formado em 1981 na famosa bay area de São Francisco (CA) nos EUA. No início a banda contava com Paul Baloff nos vocais, Tom Hunting na batera, Geoff Andrews no baixo e nas guitarras Gary Holt e Kirk Hammett.
Em 82, Exodus grava sua primeira demo chamada "Whipping Queen and Death and Domination" e já marcando presença na cena metal da Califórnia, se torna influência de bandas como Testament e Forbidden.
No mês de abril do ano seguinte, o Metallica, banda que também vinha despontando como de grande expressão dentro do som pesado, recruta Kirk Hammett para substituir o recém-expulso Dave Mustaine que mais tarde formaria o Megadeth. Ainda em 83, a banda escala Rick Hunolt para o lugar de Kirk e substitui Andrews por Rob McKillop.
Apenas em 85, o Exodus grava seu primeiro álbum chamado "Bonded by Blood". O álbum se torna um clássico do metal e o Exodus faz shows com bandas como o próprio Metallica, o Megadeth, Black Sabbath, Anthrax, Suicidal Tendencies, Celtic Frost e Helloween.
Meses depois, a banda decide-se por lançar um álbum ao vivo que se chamaria "A Lesson in Violence" e continha as músicas do primeiro álbum gravadas ao vivo e a música "Impaler" (composta por Hammett e que continha um riff mais tarde usado em "Trapped Under Ice" do Metallica).
Porém, por um motivo ainda não esclarecido, o álbum foi cancelado e as cópias foram recolhidas das lojas e destruídas. Existe a informação, confirmada pela própria banda, de que restaram 500 cópias espalhadas pelo mundo, e de que uma delas está nas mãos de um fã brasileiro. Mas eles não reconhecem o álbum como parte da discografia oficial. Baloff é então substituído por Steve Souza ("Zetro").
Em 92, após o lançamento do álbum "Force of Habit", a banda se separa e vai cada músico para o seu lado. Tom Hunting e Rick Hunolt se juntam para formar o Wardance. A banda contava ainda com Jack Gibson no baixo.
Após alguns anos, no início de 97, o Exodus se reúne novamente e traz Jack Gibson no posto que era de McKillop e decidem-se por chamar Baloff para os vocais. A banda inicia a tour da América do Norte e Europa e gravam um álbum ao vivo no primeiro show, de 8 de março de 97 em sua cidade natal.
Esse álbum se chamou "Another Lesson in Violence" porque continha as músicas do álbum "Bonded by Blood" (A lesson in Violence), mais três músicas (que futuramente fariam parte do "Pleasures of the Flesh") e "Impaler", todas compostas enquanto Baloff estava na banda. Também contou com a participação de Andy Sneap, produtor do Napalm Death confirmando o som peado do álbum.
Na primeira metade da década de 80, o Exodus chegou a ser mais conhecido que o próprio Metallica nos EUA e atingindo sucesso mundial. Porém, sua popularidade começou a cair devido a problemas de distribuição na gravadora Capitol, para a qual mudaram em 90. Apesar de ser hoje uma banda menos conhecida no Brasil, sua importância é incontestável e ele fica para a história como uma das bandas que melhor conseguiram aliar velocidade, som pesado e qualidade.
Sem dúvida, o Exodus influenciou muitas das bandas hoje consagradas com seu thrash de qualidade. Robb Flynn do Machine Head chegou a afirmar que "se não tivesse existido o Exodus, não haveria o Machine Head".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath


David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Gary Holt se rende à versão funk de "The Toxic Waltz", clássico do Exodus
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers


