Exodus

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Por Fernanda Zorzetto e Giba Morais

O Exodus foi formado em 1981 na famosa bay area de São Francisco (CA) nos EUA. No início a banda contava com Paul Baloff nos vocais, Tom Hunting na batera, Geoff Andrews no baixo e nas guitarras Gary Holt e Kirk Hammett.

443 acessosTudo no Shuffle: Thrash Metal, 10 Grandes Riffs5000 acessosPearl Jam: banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste

Em 82, Exodus grava sua primeira demo chamada "Whipping Queen and Death and Domination" e já marcando presença na cena metal da Califórnia, se torna influência de bandas como Testament e Forbidden.

No mês de abril do ano seguinte, o Metallica, banda que também vinha despontando como de grande expressão dentro do som pesado, recruta Kirk Hammett para substituir o recém-expulso Dave Mustaine que mais tarde formaria o Megadeth. Ainda em 83, a banda escala Rick Hunolt para o lugar de Kirk e substitui Andrews por Rob McKillop.

Apenas em 85, o Exodus grava seu primeiro álbum chamado "Bonded by Blood". O álbum se torna um clássico do metal e o Exodus faz shows com bandas como o próprio Metallica, o Megadeth, Black Sabbath, Anthrax, Suicidal Tendencies, Celtic Frost e Helloween.

Meses depois, a banda decide-se por lançar um álbum ao vivo que se chamaria "A Lesson in Violence" e continha as músicas do primeiro álbum gravadas ao vivo e a música "Impaler" (composta por Hammett e que continha um riff mais tarde usado em "Trapped Under Ice" do Metallica).

Porém, por um motivo ainda não esclarecido, o álbum foi cancelado e as cópias foram recolhidas das lojas e destruídas. Existe a informação, confirmada pela própria banda, de que restaram 500 cópias espalhadas pelo mundo, e de que uma delas está nas mãos de um fã brasileiro. Mas eles não reconhecem o álbum como parte da discografia oficial. Baloff é então substituído por Steve Souza ("Zetro").

Em 92, após o lançamento do álbum "Force of Habit", a banda se separa e vai cada músico para o seu lado. Tom Hunting e Rick Hunolt se juntam para formar o Wardance. A banda contava ainda com Jack Gibson no baixo.

Após alguns anos, no início de 97, o Exodus se reúne novamente e traz Jack Gibson no posto que era de McKillop e decidem-se por chamar Baloff para os vocais. A banda inicia a tour da América do Norte e Europa e gravam um álbum ao vivo no primeiro show, de 8 de março de 97 em sua cidade natal.

Esse álbum se chamou "Another Lesson in Violence" porque continha as músicas do álbum "Bonded by Blood" (A lesson in Violence), mais três músicas (que futuramente fariam parte do "Pleasures of the Flesh") e "Impaler", todas compostas enquanto Baloff estava na banda. Também contou com a participação de Andy Sneap, produtor do Napalm Death confirmando o som peado do álbum.

Na primeira metade da década de 80, o Exodus chegou a ser mais conhecido que o próprio Metallica nos EUA e atingindo sucesso mundial. Porém, sua popularidade começou a cair devido a problemas de distribuição na gravadora Capitol, para a qual mudaram em 90. Apesar de ser hoje uma banda menos conhecida no Brasil, sua importância é incontestável e ele fica para a história como uma das bandas que melhor conseguiram aliar velocidade, som pesado e qualidade.

Sem dúvida, o Exodus influenciou muitas das bandas hoje consagradas com seu thrash de qualidade. Robb Flynn do Machine Head chegou a afirmar que "se não tivesse existido o Exodus, não haveria o Machine Head".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Slayer e ExodusSlayer e Exodus
Gary Holt revela como é tocar em duas grandes bandas

443 acessosTudo no Shuffle: Thrash Metal, 10 Grandes Riffs1088 acessosExodus: vídeos de reunião com Dukes, Bostaph e Hunolt1252 acessosExodus: banda vai se reunir com Rob Dukes para show905 acessosExodus: Steve Souza diz que novo álbum é muito pesado0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Exodus"

Kirk HammettKirk Hammett
"Bonded By Blood é tão bom quanto Kill'Em All"

ExodusExodus
Gary Holt compara o Heavy Metal ao Hair Metal

SlayerSlayer
Gary Holt fala sobre as bandas, censura e Jeff Hanneman

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Exodus"

Pearl JamPearl Jam
Banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste

Ratos de PorãoRatos de Porão
O elogio de João Gordo aos garotos do Restart

BehemothBehemoth
Nergal mitando em foto no Aeroporto de Guarulhos

5000 acessosIron Maiden: "Tenho inveja dos fogos do Slipknot",diz Bruce5000 acessosBon Jovi: Larissa Riquelme dançando com os seios de fora5000 acessosStrip-Tease: algumas canções que combinam com o tema5000 acessosMetallica: Segundo Mustaine, James, Cliff e Kirk iam demitir Lars5000 acessosNirvana: O equipamento de Kurt Cobain2930 acessosRosie: a saga do nome, quase sempre ligado à putaria no Rock

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online