Meat Loaf
Postado em 06 de abril de 2006
Marvin Lee Aday nasceu em Dallas, Texas, filho de uma família de músicos gospel, e recebeu o apelido Meat Loaf de um professor de ginásio. Antes de ser cantor ou músico foi ator profissional, participando de montagens de espetáculos teatrais.
Seu primeiro grupo, chamado Popcorn Blizzard (e algumas vezes também aparecendo com o nome Meat Loaf Soul) se formou em 1967. Com esta banda chegou a fazer a abertura de shows para Ted Nugent (com quem Meat Loaf viria a gravar posteriormente), The Who e Stooges. A banda teve um fim precoce quando Meat Loaf foi convidado a participar do musical Hair. Seu primeiro registro em vinil foi feito com um companheiro deste musical, o álbum chamado Stoney and Meat Loaf, de 1971. Participou ainda de vários outros musicais e do filme Rocky Horror Picture Show.
O compositor de Rocky Horror Show, Jim Steinman, foi o responsável pela composição de uma outra peça musical, Never Land (baseada na história de Peter Pan) que seria o ponto de partida para o lp "Bat Out Of Hell", lançado por Meat Loaf em 1977 como um trabalho conceitual, ou seja, um álbum em que todas as músicas se costuram em torno de um tema principal. Ao contrário porém das óperas rock complexas do The Who ou Pink Floyd, a história contada por Meat Loaf neste álbum era simples e de fácil absorção pelo grande público (principalmente adolescentes). "Bat Out Of Hell" rapidamente se tornou um dos grandes sucessos de vendas de toda a história do rock. Em 1981 saiu o álbum "Dead Ringer", que não conseguiu o mesmo efeito.
Para os lançamentos que se seguiram Meat Loaf não teve o apoio de Steinman (que chegou a processá-lo para que não usasse suas composições em discos posteriores). Em meio a problemas pessoais, de saúde e financeiros, as tentativas de álbuns como "Midnight at the Lost and Found", "Bad Attitude" e "Blind Before" foram todas grandes fracassos de público e crítica se comparados aos primeiros álbum.
Em 1993 Loaf e Steinman uniram-se novamente para lançar com grande estardalhaço "Bat Out of Hell II: Back Into Hell", uma continuação do conceito e história originais que rapidamente se tornou um sucesso ainda maior que seu antecessor.
Novamente sem Steinman (e sem grande repercussão) Meat Loaf lançou "Welcome to the Neighborhood" em 1995. Um novo álbum, "Testify", foi prometido inicialmente para 2001, mas adiado até 2003, quando foi lançado com o título de "Couldn´t Have Said Better".
Por Thiago Angelo
Em 2007, após uma longa batalha judicial entre Meat Loaf e Jim Steinman pelos direitos sobre o nome "Bat Out of Hell", Meat Loaf ganhou nos tribunais o direito de usar o nome. No mesmo ano foi lançada a terceira parte da saga musical iniciada pelo clássico de 1977. O disco foi um grande sucesso de vendas, colocando Meat Loaf novamente nos primeiros lugares das paradas dos discos mais vendidos. O albúm foi produzido pelo hit-maker Desmond Child, que também compôs a maioria das músicas do disco. Entre os convidados que participaram do álbum estão nomes de peso como Brian May, Steve Vai, Nikki Six, John Five, Marion Raven e Patti Russo.
Também neste ano, Meat Loaf foi agraciado com o prêmio Classic Rock Awards, em uma importante premiação promovida pela revista britânica Metal Hammer.
Atualmente Meat Loaf está em turnê, divulgando "Bat out of Hell 3: The Monster is Loose", terceira parte da saga músical "Bat Out of Hell".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps