Meat Loaf

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Marvin Lee Aday nasceu em Dallas, Texas, filho de uma família de músicos gospel, e recebeu o apelido Meat Loaf de um professor de ginásio. Antes de ser cantor ou músico foi ator profissional, participando de montagens de espetáculos teatrais.

4320 acessosAcontece: 5 vezes em que a voz de grandes cantores (quase) falhou5000 acessosWest Ham: o time do coração de Steve Harris

Seu primeiro grupo, chamado Popcorn Blizzard (e algumas vezes também aparecendo com o nome Meat Loaf Soul) se formou em 1967. Com esta banda chegou a fazer a abertura de shows para Ted Nugent (com quem Meat Loaf viria a gravar posteriormente), The Who e Stooges. A banda teve um fim precoce quando Meat Loaf foi convidado a participar do musical Hair. Seu primeiro registro em vinil foi feito com um companheiro deste musical, o álbum chamado Stoney and Meat Loaf, de 1971. Participou ainda de vários outros musicais e do filme Rocky Horror Picture Show.

O compositor de Rocky Horror Show, Jim Steinman, foi o responsável pela composição de uma outra peça musical, Never Land (baseada na história de Peter Pan) que seria o ponto de partida para o lp "Bat Out Of Hell", lançado por Meat Loaf em 1977 como um trabalho conceitual, ou seja, um álbum em que todas as músicas se costuram em torno de um tema principal. Ao contrário porém das óperas rock complexas do The Who ou Pink Floyd, a história contada por Meat Loaf neste álbum era simples e de fácil absorção pelo grande público (principalmente adolescentes). "Bat Out Of Hell" rapidamente se tornou um dos grandes sucessos de vendas de toda a história do rock. Em 1981 saiu o álbum "Dead Ringer", que não conseguiu o mesmo efeito.

Para os lançamentos que se seguiram Meat Loaf não teve o apoio de Steinman (que chegou a processá-lo para que não usasse suas composições em discos posteriores). Em meio a problemas pessoais, de saúde e financeiros, as tentativas de álbuns como "Midnight at the Lost and Found", "Bad Attitude" e "Blind Before" foram todas grandes fracassos de público e crítica se comparados aos primeiros álbum.

Em 1993 Loaf e Steinman uniram-se novamente para lançar com grande estardalhaço "Bat Out of Hell II: Back Into Hell", uma continuação do conceito e história originais que rapidamente se tornou um sucesso ainda maior que seu antecessor.

Novamente sem Steinman (e sem grande repercussão) Meat Loaf lançou "Welcome to the Neighborhood" em 1995. Um novo álbum, "Testify", foi prometido inicialmente para 2001, mas adiado até 2003, quando foi lançado com o título de "Couldn´t Have Said Better".


Por Thiago Angelo

Em 2007, após uma longa batalha judicial entre Meat Loaf e Jim Steinman pelos direitos sobre o nome "Bat Out of Hell", Meat Loaf ganhou nos tribunais o direito de usar o nome. No mesmo ano foi lançada a terceira parte da saga musical iniciada pelo clássico de 1977. O disco foi um grande sucesso de vendas, colocando Meat Loaf novamente nos primeiros lugares das paradas dos discos mais vendidos. O albúm foi produzido pelo hit-maker Desmond Child, que também compôs a maioria das músicas do disco. Entre os convidados que participaram do álbum estão nomes de peso como Brian May, Steve Vai, Nikki Six, John Five, Marion Raven e Patti Russo.

Também neste ano, Meat Loaf foi agraciado com o prêmio Classic Rock Awards, em uma importante premiação promovida pela revista britânica Metal Hammer.

Atualmente Meat Loaf está em turnê, divulgando "Bat out of Hell 3: The Monster is Loose", terceira parte da saga músical "Bat Out of Hell".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

AconteceAcontece
Cinco vezes em que a voz de grandes cantores falhou (ou quase)

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Meat Loaf"

VocalistasVocalistas
Seis cantores cuja voz degringolou com o tempo

ObservadorObservador
Os 15 discos mais vendidos de todos os tempos

Sexo AnalSexo Anal
Saiba onde encontrar esse prazer no Rock

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Meat Loaf"

Iron MaidenIron Maiden
Conheça o West Ham, time do coração de Steve Harris

Blind FaithBlind Faith
Uma das capas mais polêmicas da história do rock

MetallicaMetallica
Sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"

5000 acessosEm 16/08/1977: Morre Elvis Presley5000 acessosGuitarpedia: Os 10 riffs de guitarra mais complicados da história5000 acessosMetallica: os segredos de "Enter Sandman"5000 acessosBruce Dickinson: foi difícil evitar as drogas durante tours5000 acessosJim Morrison: Marianne Faithfull diz que namorado traficante o matou por acidente5000 acessosDrogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online