Red Hot Chili Peppers
Postado em 06 de abril de 2006
O grupo Red Hot Chili Peppers foi formado em 1983 na Califórnia pelo vocalista Anthony Kiedis e o baxista Flea (que já havia participado de uma banda chamada Fear), então alunos da Fairfax Highschool. A banda foi completada em sua primeira formação por Jack Sherman (guitarrista) e Cliff Martinez (baterista). Antes de assumirem seu nome definitivo usaram os nomes Los Faces e Miraculously Majestic Masters Of Mayhen.
O primeiro álbum, auto-intitulado, não obteve absolutamente nenhuma repercussão. Freaky Styley de 1985 foi igualmente ignorado por público e crítica. À época do segundo disco a formação da banda já contava com Hillel Slovak (guitarrista) e Jack Irons (baterista), que haviam sido colegas de escola de Kiedis e Flea.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Em 1988, após lançarem o terceiro lp, Uplift Mofo Party, Slovak morreu de uma overdose de heroína, sendo substituído por John Frusciante. Jack Irons também abandonou a banda, sendo substituído por Chad Smith.
Embora as vendas de álbuns ainda fossem medíocres a banda começava a se tornar conhecida pela sonoridade alternativa (mistura de funk e heavy metal, entre outros estilo) e principalmente por se apresentarem ao vivo vestidos apenas com uma meia nos membros. Kiedis comentaria mais tarde sobre a entrada do baterista Chad Smith na banda: "Ele possuia a atitude e o pênis de um Pepper". A nova formação conseguiu o primeiro álbum de sucesso da banda, Mother's Milk, em 1989, que vendeu 500 mil cópias.
BloodSugarSexMagic explodiu em 1991, levando a banda ao topo das paradas de todo o mundo, com músicas sendo executadas à exaustão nas rádios e MTV (entre outras os mega sucessos Give it Away, Under The bridge e Breaking The Girl). Em meio à turnê que se seguiu Frusciante deixou a banda, sendo substituído por Arik Freak Marshall (um outro amigo de infância de Flea), que por sua vez logo seria substituído por Dave Navarro (guitarrista do Janes Adiction).
A fase de grande sucesso passou e One Hot Minute, álbum de 1995, apesar de muito bem aceito por crítica e fãs fieis, conseguiu uma repercussão apenas razoável, fraca se comparada a BloodSugarSexMagic.
Após quatro anos parados, eles ressurgem em 1999 com o álbum Californication, com a volta de Jonh à guitarra. A música teve notável mudança na presença apagada do funk em suas canções, marca registra da banda, e pelo crescimento melódico que demonstrou em várias faixas. O CD fez sucesso mundo afora e ressucitou a quase extinta banda californiana. Entre os grandes sucessos do álbum, o single "Scar Tissue".
Em 2001 lançam o Álbum By The Way onde permanece a dinâmica melódica frente ao peso do funk, e emplaca hits como "By The Way", "The Zephir Song", "Can't Stop" e "Universalli Speaking", mostrando amadurecimento na sonoridade apresentada.
No final de 2003 lançam "The Best Of" com hits famosos e duas músicas inéditas.
Agradecimentos: Pablo Oliveira Amorim
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
O "segredo sujo" do Iron Maiden: o que mudou na banda - e quase ninguém percebeu
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Rodolfo Abrantes revela sonho em que contratou amigo para matar Digão
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes


As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Membros do Public Enemy e Red Hot Chili Peppers discordam de Gene Simmons
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal


