Thin Lizzy
Por Luiz Carlos Galvao
Postado em 06 de abril de 2006
"Formado em 1969 pelos irlandeses Phil Lynnot (baixo e vocal), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra), o Thin Lizzy iniciou as suas atividades em Dublin, Irlanda, tocando em pequenos clubes e bares. O repertório variava entre covers e algumas composiçoes de Phil.
Em 1970 assinam com o selo Decca, onde lançam tres albuns e uma serie de compactos. Nos dois primeiros albuns, "Thin Lizzy" e "Shades of Blue Orphanage", o estilo ainda era centrado em uma mistura de Folk e Blues. No terceiro album, "Vagabonds of Western World", eles optaram por um som mais pesado. Conseguiram colocar nas paradas de sucesso os singles "Whiskey in the Jar" e "The Rocker". A banda começava, enfim, a ter sucesso.
Pulamos para 1973. Neste ano, Eric Bell deixa a banda e é substituido temporariamente por Gary Moore, amigo de muitos anos de Phil Lynnot. Trocam o selo Decca pelo Vertigo. O escoces Brian Robbertson e o americano Scott Gorhan assumem as guitarras. O Thin Lizzy esta pronto para decolar.
Gravam "Nigh Life" (1974), "Fighting" (1975) e estouram para o mundo com o album "Jailbreak", em 1976. Seguem-se os albuns "Johnny the Fox" e "Bad Reputation", ambos de 1977. O Thin Lizzy ja era reconhecido como um super-grupo.
Em 1978 veio a consagraçao definitiva: foi lançado o album "Live and Dangerous", considerado ate hoje um dos melhores "ao vivo" de todos os tempos. Brian Robbertson deixa o grupo. Mais uma vez Gary Moore é chamado. Com esta formaçao gravam o album "Black Rose", em 1979. O sucesso continua.
O ano de 1980 chega e a banda começa a ter problemas. Phil Lynnot começa a se afundar nas drogas. Gary Moore deixa a banda e é substituido por Snowy White, ex-sideman do Pink Floyd. Phil lança o album solo "Solo in Soho". O Thin Lizzy grava o album "Chinatown".
Lançam em 1981 o album "Renegade". Darren Wharton, que tocou como convidado no disco anterior, assume os teclados como efetivo. Snowy White deixa a banda.
Estamos em 1982. Phil Lynnot lança mais um album solo, "The Phil Lynnot Album". John Sykes, ex-Tyger of Pan Tang, assume uma das guitarras. Gravam o último album de estudio "Thunder and Lightning". Phil esta perdendo a luta para as drogas...
Em 1983 o Thin Lizzy faz a sua turnê de despedida com a participaçao dos membros anteriores, menos Snowy White. A turnê foi registrada no album "Live Life". O Thin Lizzy nao existe mais.
Phil Lynnot ainda tenta continuar na ativa. Monta a banda Grand Slam, com o ex-baterista do Thin Lizzy, Brian Downey. O projeto não vai adiante. Em 1985, Phil e Gary Moore excursionam juntos. Phil está doente.
Em 04 de Janeiro de 1986, Philip Parris Lynnot, negro, filho de pai brasileiro e mãe irlandesa, morre de complicaçães de saúde derivadas do uso contínuo de drogas pesadas. Para homenagear Phil Lynnot, sua música e sua poesia, existe na Irlanda a Fundação Roisin Dubh (Black Rose, em gaélico), mantida por sua mãe Philomena Lynnot. Anualmente, no dia da morte de Phil, 04 de Janeiro, acontece um espetáculo em sua homenagem, o "Vibe For Philo", com a presença de antigos membros do Thin Lizzy, bandas covers e convidados.
Colaborou: Fernando Andrade
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que impediu o Thin Lizzy de desaparecer de vez; "a gente não fazia a menor ideia"
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


