U2
Postado em 06 de abril de 2006
Por Ney Samuel Celli
O Embrião do U2 foi a banda Feedback, de 1976, formada pelo vocalista Paul Hewson (Bono Vox que recebeu este apelido por cantar mal demais), pelo baixista Adam Clayton, pelo bateirista Larry Mullen Jr (fundador da banda, que colocou um aviso procurando músicos no quadro de avisos da escola) e pelo guitarrista Dick Evans (logo substituído pela irmão David Evans, The Edge), que se conheceram na Mount Temple School, em Dublin, Irlanda.
Em 1979, a banda lançou o EP chamado 'U23', que deu ao U2 o primeiro sucesso na parada inglesa, levando à assinatura do primeiro contrato com a gravadora Island e em 1980 ao seu primeiro single, 'Another Day'. Em Outubro de 1980, aconteceu o lançamento do primeiro disco, 'Boy', considerados por alguns um dos melhores da banda. Um ano depois, em outubro de 1981, o grupo lançou 'October', e as músicas 'Fire' e 'Gloria' emplacaram na parada inglesa.
Em Março de 1983 foi lancado o polêmico 'War'. Com produção de Steve Lillywhite, o álbum entrou em primeiro lugar na parada inglesa e no 'Top 10 USA com 'Sunday Bloody Sunday' (uma música sobre revolta, e sobre guerras) hoje uma das músicas mais conhecidas do U2. A Turnê de 'War' se prolongou e foi lançada uma coletânea de oito músicas ao vivo 'Under a Blood Red Sky' (também disponivel em video), gravada em 1983.
Em Marco de 1984 a banda foi eleita pelos críticos da revista Rolling Stone como a banda do Ano. Neste mesmo ano foi lançado 'The Unforgettable Fire', com músicas como 'Pride (In the Name of Love)', dedicada ao Reverendo Marthin Luther King, que entrou no primeiro lugar de paradas no mundo. Em 1985, a revista Rolling Stone foi ainda mais longe e dessa vez elege o U2 como a banda dos anos 80 (mesmo estando ainda na metade da década).
Em 1985 sai Wide Awake In America, uma pequena compilação de canções antigas, duas delas em versões ao vivo.
Em Março de 1987 é lançado 'The Joshua Tree' com a banda arrebatando milhões de fãs mundo afora, tornando este o disco mais rapidamente vendido na historia da música britânica. 'With or Without You' e 'I Still Haven't Found What I'm Looking For' são as músicas mais executadas do ano e o álbum vende mais de 14 milhões de cópias.
Em Outubro de 1988 foi lançado 'Rattle and Hum', com algumas inéditas como 'When Love Comes to Town' (parceria com B.B. King), 'Desire' e até um cover dos Beatles 'Helter Skelter', entre outras músicas de álbuns antigos. 'Rattle And Hum' tambem foi lançado em formato de filme, e foi a segunda maior bilheteria nos EUA e Canadá.
Em Novembro de 1991 a banda foi acusada de perder parte de sua qualidade da década de 80, e decepciona grande parte dos fãs com o disco 'Achtung Baby'. A turnê levou 2,5 milhões de pessoas a assistirem seus shows.
Em Maio de 1993, o U2 entrou em estúdio para gravar 'Zooropa', que trouxe de volta parte dos fãs da década de 80. A turnê 'Zoo Tv' foi uma das mais bem sucedidas da história do rock, levando, dessa vez, 5 milhões de pessoas aos estádios (o dobro de 'Achtung Baby').
Em Outubro de 1995 foi lançado 'Passengers: Original Soundtracks, Volume One' com a participacao de Luciano Pavarotti, em 'Miss Sarajevo'. Bono voltara a falar sobre guerras, dessa vez, da Bosnia.
Em Março de 1997, o grupo apostou tudo na Dance Music e lançou 'Pop', com músicas que soam esquisitas aos fãs antigos como 'Mofo' e 'Last Night on Earth', muito diferentes do bom e velho U2.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os dias em que Anthony Kiedis quase morreu (foram muitos)
Show do Marillion na Suíça em 1987 é disponibilizado na íntegra
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
Rick Wakeman sobre Jon Lord: "Se aquilo não é progressivo, não sei o que é"
Brincadeira fez com que Andre Matos saísse do Angra após "Holy Land"
Nelson Motta lembra composição com Erasmo Carlos: "Está entre as cinco melhores que fiz"


O guitarrista dos anos setenta que The Edge diz ter influenciado todo mundo
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes
3 covers de hits do rock que não deveriam ter acontecido, segundo o American Songwriter
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
Para entender: o que é AOR?
Rock Life - ACDC: O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada



