Velhas Virgens
Postado em 06 de abril de 2006
Por Carlos, O Chacal
Proveniente de São Paulo (Capital), a banda Velhas Virgens faz um Rock ‘n Roll viril e autêntico como há muito não se via, ou melhor, ouvia. Completamente à parte de modismos e tendências, o grupo, que já tem três discos lançados, vai tomando cada vez mais espaço no cenário musical brasileiro.
Em 1986, "Paulão" de Carvalho que já tinha tocado na banda "Beba Cerveja E Seus Copos Quebrados", que era o esboço do que se tornaria a atual Velhas Virgens, conhece Alexandre "Cavalo" Dias. Inicialmente, Paulão tocava baixo e Cavalo, guitarra. Chamaram os amigos Rick para assumir a bateria e Celso para os vocais. Até o final da década de 80 tocaram em vários lugares, mudando diversas vezes de baterista durante esses anos.
Velhas Virgens - Mais Novidades
Na virada da década, o vocalista Celso deixa a banda só restando os criadores da dita cuja, Paulão e Cavalo. O grupo parecia acabado, mas para mudar a história apareceram Mário Sérgio "Lips Like Sugar" para assumir definitivamente o comando da bateria. Paulão assume os vocais e a gaita, deixando o posto de guitarrista para o recém-chegado Fabiano.
Com essa mudança de formação, a banda passou a flertar mais com o Blues. Gravaram algumas demos e fizeram diversas apresentações. O ano de 1993 marca a saída de Fabiano. Quem assume seu lugar na guitarra é Caio "The Kid" Andrade.
Mudanças de formação à parte, é gravado em 1994 e lançado no ano seguinte o primeiro álbum, intitulado de "Foi Bom Pra Você?". Já neste primeiro trabalho está contida uma característica que surgiu na banda a partir de 1990: as letras escrachadas que demonstram as três paixões incontestáveis dos integrantes: mulher pelada, cerveja gelada e Rock ’n Roll.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Outra marca do grupo foi chamar artistas consagrados para participarem de algumas músicas. Neste primeiro disco encontramos as presenças mais do que especiais de Pit Passarel do Viper, Oswaldo Vecchione do Made In Brazil, Eduardo Araújo e do mestre do Rock nacional, Marcelo Nova.
Um disco de estréia sensacional apenas com o mais puro e autêntico Rock ‘n Roll, sem "lubrificantes". Petardos musicais como "Minha Vida é o Rock ‘n Roll", "Cerveja na Veia", "Só Pra Te Comer", "Excesso de Quorum" e a fenomenal "De Bar em Bar Pela Noite", que conta com a participação de Marceleza.
Para a alegria geral dos outros integrantes, nesse mesmo ano a dançarina Cláudia Lino passa a acompanhar a banda nas apresentações. Em 1996, as Velhas Virgens assinam com a gravadora Velas, da qual o cantor Ivan Lins é um dos sócios. Também em 96, a entrada do baixista Edu Gago faz com que Paulão se dedique somente aos vocais e a gaita.
O segundo disco "Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro" é lançado ainda em 96. Trazendo mais convidados ilustres como Roger do Ultraje À Rigor, que canta com Paulão a ótima "Mulher do Diabo", que conta ainda coma presença do baixista ex-Ultraje Serginho Petroni
Rita Lee, que já havia escrito a apresentação do primeiro disco, aparece aqui para cantar a saga noturna de bebedeiras na excelente "Beijos de Corpo". O guitarrista Sérgio Hinds da banda O Terço deixa sua marca em "Pão Com Cerveja". Se destacam ainda as músicas "Já Dizia o Raul", "Vocês Não Sabem Como é Bom Aqui Dentro", a excelente balada blues "Não Vale Nada", entre outras. Um disco para se escutar do início ao fim sem pular uma só canção.
1997 é um ano de estrada e fazem mais de 50 shows pelos estados de São Paulo, Paraná, Minas e Rio de Janeiro. Até que Lips sofre um acidente de moto e Paulão se machuca jogando bola, o que causa uma parada de 2 meses na banda.
Em 1998 sai Edu para a entrada de Tuca "Pés-de-Arara" no baixo, completando a formação que se mantém até os dias de hoje. Iniciam a produção do terceiro disco, e, como a moda no Brasil não é mais o Rock ‘n Roll, encontraram grandes dificuldades para encontrar uma gravadora disposta a dar espaço ao excelente trabalho desenvolvido por eles.
Resolvem se virar sozinhos. Cavalo abre sua gravadora, a Gabaju Records, e exatamente em Agosto de 1999 é lançado "$r. $uce$$o", o terceiro disco.
Com mais participações de peso como Adriana Lessa, Célso Viáfora, Luís Carlini, Mário Ribeiro, Neto Botelho, o disco vem um pouco mais recheado de baladas e músicas críticas. A canção que dá título ao disco, "$r. $uce$$o", fala tudo o que um roqueiro precisa escutar nestes tempos de invasão da bundamusic, pseudo-sertanejo e pagode. Se destacam ainda "A Minhoca Que Acendia o Rabo", a bem humorada e com boa dose de veracidade "Domingo na Praia", "Essa Tal Tequila", "O Verdadeiro Amor", entre outras.
As Velhas continuam na luta, fazendo shows e mostrando o verdadeiro Rock ‘n Roll pelo Brasil afora. Infelizmente, devido ao "jabaculê" das gravadoras e rádios, a banda ainda não teve o reconhecimento que merece perante a mídia. Mas como todos sabemos, as modas sempre passam. Ano vem, ano vai e o Rock está sempre aí, mostrando por que se tornou muito mais que um estilo musical.
Conhecer o trabalho dessa banda se tornou obrigatório, e, com absoluta certeza, Velhas Virgens e Ultraje Á Rigor são as melhores bandas de Rock nacional da atualidade.
Como diria o próprio Paulão: "O mundo acaba antes das Velhas Virgens acabarem...".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
Dois meses após sua morte, Phil Campbell é sepultado no País de Gales
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A música do Darkthrone que carrega influência direta do Motörhead
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
As regras do Punk Rock
A banda que Dave Grohl diz que é impossível não amar, mas a verdade é que muitos odeiam
O hit de Serguei composto por Humberto Gessinger e rejeitado pelos Engenheiros

Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50
