Shapes de aperjos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor H. Guidini
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nesta coluna veremos os shapes dos arpejos maiores com sétima maior, menores com sétima, dominantes e meio diminutos. Estes arpejos são ferramentas básicas para improvisar.

5000 acessosMotörhead: Amy Lee no colo de Lemmy Kilmister5000 acessosAbout.com: site elege os 5 melhores álbuns do Slayer

Os shapes mostram cada uma das notas que compõem os acordes: a Tonica (T), terça (3), quinta (5) e sétima (7).

Existem outros shapes para estes arpejos, porém as cinco ou seis maneiras mais comuns e mais fáceis para digita-los são apresentadas nesta coluna. Em relação à digitação (mais precisamente qual dedo utilizar para tocar cada nota), sinta-se a vontade para utilizar a mais adequada para sua mão, pois cada um tem dedos de tamanhos e formas diferentes.

Vale lembrar que esses arpejos são formados por três terças, em seu estado fundamental:

3M + 3m + 3M = arpejo maior com sétima maior
3M + 3m + 3m = arpejo dominante
3m + 3M + 3m = arpejo menor com sétima menor
3m + 3m + 3M = arpejo meio diminuto

Vamos aos arpejos:

Levará algum tempo até você deixar estes arpejos na ponta dos dedos. Lembre-se sempre de praticar em todos os doze tons, assim como de aplicá-los em suas improvisações e composições.

Abraço e bons sons pra vocês!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Guitar Shred

5000 acessosWarming Up5000 acessosEstudo x Diversão5000 acessos1234... Cromatizando - Parte I5000 acessos1234... Cromatizando - Parte II5000 acessosPentatônicas com tapping5000 acessosLick Combo 35000 acessosModos Gregos - Parte I5000 acessosModos Gregos - Parte II5000 acessosModos Gregos - Parte III5000 acessosImprovisação sobre uma corda5000 acessosPalhetada sobre duas cordas5000 acessosSaltos de Cordas (string skipping)4826 acessosEstu/ticando0 acessosTodas as matérias sobre "Guitar Shred"

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Guitar Shred"0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"


MotörheadMotörhead
Foto de Amy Lee no colo de Lemmy Kilmister

About.comAbout.com
Site elege os cinco melhores álbuns do Slayer

Cinco contra um?Cinco contra um?
Roqueiros comentam como a revista Playboy os marcou

5000 acessosNirvana - Perguntas e Respostas5000 acessosOzzy Osbourne: Nirvana e Green Day entre as bandas favoritas5000 acessosDeath Metal: as 10 melhores bandas de acordo com a AOL5000 acessosMetallica: Kirk Hammet fala sobre horror e guitarras5000 acessosMetallica: como soaria "Hardwired" se tivesse sido gravada nos 80's?4643 acessosBeatles: A primeira excursão costa a costa pelos Estados Unidos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Victor H. Guidini

Músico, guitarrista e professor de música formado pela UDESC. Começou a ouvir rock quando descobriu os vinis do AC/DC de seu irmão. Aos 13 conheceu o Van Halen e começa a incomodar os vizinhos com sua primeira guitarra. Tocou em várias bandas de Florianópolis. Atualmente, mora em São Paulo e segue como professor de música e tocando por ai. Entre muitos outros, curte Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Dr Cipó, Cama de Gato, Tribal Tech e Led Zeppelin.

Mais matérias de Victor H. Guidini no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online