Shapes de aperjos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Victor H. Guidini
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nesta coluna veremos os shapes dos arpejos maiores com sétima maior, menores com sétima, dominantes e meio diminutos. Estes arpejos são ferramentas básicas para improvisar.

5000 acessosYngwie Malmsteen: primeira namorada fala sobre o guitarrista5000 acessosIron Maiden: ouça o baixo de Steve Harris isoladamente

Os shapes mostram cada uma das notas que compõem os acordes: a Tonica (T), terça (3), quinta (5) e sétima (7).

Existem outros shapes para estes arpejos, porém as cinco ou seis maneiras mais comuns e mais fáceis para digita-los são apresentadas nesta coluna. Em relação à digitação (mais precisamente qual dedo utilizar para tocar cada nota), sinta-se a vontade para utilizar a mais adequada para sua mão, pois cada um tem dedos de tamanhos e formas diferentes.

Vale lembrar que esses arpejos são formados por três terças, em seu estado fundamental:

3M + 3m + 3M = arpejo maior com sétima maior
3M + 3m + 3m = arpejo dominante
3m + 3M + 3m = arpejo menor com sétima menor
3m + 3m + 3M = arpejo meio diminuto

Vamos aos arpejos:

Levará algum tempo até você deixar estes arpejos na ponta dos dedos. Lembre-se sempre de praticar em todos os doze tons, assim como de aplicá-los em suas improvisações e composições.

Abraço e bons sons pra vocês!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Guitar Shred

5000 acessosWarming Up5000 acessosEstudo x Diversão5000 acessos1234... Cromatizando - Parte I5000 acessos1234... Cromatizando - Parte II5000 acessosPentatônicas com tapping5000 acessosLick Combo 35000 acessosModos Gregos - Parte I5000 acessosModos Gregos - Parte II5000 acessosModos Gregos - Parte III5000 acessosImprovisação sobre uma corda5000 acessosPalhetada sobre duas cordas5000 acessosSaltos de Cordas (string skipping)4825 acessosEstu/ticando0 acessosTodas as matérias sobre "Guitar Shred"

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Guitar Shred"0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"

Yngwie MalmsteenYngwie Malmsteen
Primeira namorada fala sobre o guitarrista

Iron MaidenIron Maiden
Ouça o baixo de Steve Harris isoladamente

CuriosidadeCuriosidade
Capas de álbuns com ilusões de ótica

5000 acessosMetallica: James Hetfield explica suas tatuagens preferidas5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19905000 acessosSign of the horns: o sinal do Demônio4055 acessosDimebag: em entrevista citando principais influências musicais5000 acessosDave Mustaine: estou ficando melhor na guitarra graças a Kiko5000 acessosAnthrax: Spitz afirma que Jesus é a razão de ele ainda respirar

Sobre Victor H. Guidini

Músico, guitarrista e professor de música formado pela UDESC. Começou a ouvir rock quando descobriu os vinis do AC/DC de seu irmão. Aos 13 conheceu o Van Halen e começa a incomodar os vizinhos com sua primeira guitarra. Tocou em várias bandas de Florianópolis. Atualmente, mora em São Paulo e segue como professor de música e tocando por ai. Entre muitos outros, curte Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Dr Cipó, Cama de Gato, Tribal Tech e Led Zeppelin.

Mais matérias de Victor H. Guidini no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online