Faculdade gaúcha inaugura curso de Rock
Fonte: Unisinos
Postado em 03 de novembro de 2006
A Unisinos, faculdade situada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, está inaugurando o "Curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock", que têm como objetivo "formar um profissional para a área da música que tenha capacidade de gerenciar sua própria carreira, que saiba discorrer sobre a história do rock com apurado senso estético, relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação e utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas e a internet. Enfim, que ele seja capaz de incutir nas pessoas um novo entendimento do papel do músico hoje em dia".
O curso têm duração de dois anos e meio (1.660 horas-aula) e está dividido em quatro módulos: "Construção de referências", "Identidade musical e elaboração de repertório", "Produção musical" e "Preparação da carreira"
Veja abaixo uma descrição pormenorizada dos módulos:
Módulo I - Construção de referências musicais - 330 horas-aula
Introduz e ambienta o aluno na trajetória teórico-prática do curso. Nesse módulo, o aluno cria sua versão para uma música do gênero rock pré-existente. O objetivo é consolidar e sistematizar o conjunto de suas referências musicais. No processo de criação e produção musical do gênero, é fundamental que o músico ou produtor saiba construir as fundações de seu estilo ou identidade musical.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Interpretação e produção de textos
Produção musical 1
Historia do rock 1
Laboratório de rock 1
Projeto 1 - Cover
Produção de gravação 1
Módulo II - Identidade musical e elaboração de repertório - 630 horas-aula
É nesse momento que você desenvolve suas composições próprias, baseado na trajetória construída pela consolidação de suas referências musicais no módulo I. A construção da identidade própria do aluno enquanto músico e produtor requer atenção, disciplina e respeito ao processo de aprendizagem de cada pessoa.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Comunicação e Marketing
Música e Legislação
Produção musical 2
Historia do rock 2
Criação musical
Laboratório de rock 2
Laboratório de rock 3
Produção de gravação 2
Projeto 2 - Demonstração
Desenvolvimento da carreira musical
Direito autoral
Módulo III - Produção musical - 360 horas-aula
De forma prática, você será qualificado para atuar de maneira colaborativa e coletiva no desenvolvimento das competências de reflexão, produção e composição aliado a conhecimentos de Comunicação e Direito. Através do Projeto 3 – Produção de Coletânea, o aluno desenvolve trabalhos de gravação, produção e divulgação. A atividade completa mais uma produção de prática que será inserida no portfólio do músico ou produtor em formação.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Criação e gestão da marca
Produção musical 3
Criação musical 2
Laboratório de rock 4
Produção de gravação 3
Projeto 3 - Produção coletânea
Módulo IV - Preparação da carreira - 340 horas-aula
Prepara o aluno para o início de sua carreira como produtor ou músico de rock. Através do Projeto 4 – Festival , você será preparado para produção de um evento configurado como um festival de música, ou seja, uma reunião de bandas e músicos que servirá como o ápice da trajetória do aluno dentro do curso. É nesse momento que o aluno percebe a evolução do conjunto de suas competências desenvolvidas ao longo dos quatro módulos do curso e que servirá de plataforma para a exposição do formando na sua inserção no mercado de trabalho.
ATIVIDADES ACADÊMICAS:
Administração da carreira
Redes de relacionamento pessoal/profissional
Antropologia e ética
Desenvolvimento de produto web
Oficina de produto web
Negociação
Projeto 4 - Festival
Produção musical 4.
Mais detalhes no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A diferença entre "Divine Intervention" e "Diabolus in Musica", segundo Jeff Hanneman
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta

As regras do Death Metal
Spike: os sete piores solos de guitarra
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
Ozzy quis entrar para o Slipknot, segundo Corey Taylor
"A quantidade de drogas que eu estava usando teria matado um rinoceronte" diz Deen Castronovo


