S.O.P.A.: o que é e como pode afetar a sua vida
Por Adriano Ribeiro
Postado em 20 de janeiro de 2012
Aposto que este texto, por si só, não vai me colocar no Top 10 dos autores mais lidos da semana aqui do Whiplash.net. Muitas outras matérias, escritas por outros colaboradores receberão mais atenção. Isso é natural, afinal a maioria das pessoas lê apenas o que lhe interessa. Se o Iron Maiden está lançando um novo DVD ou se novas bandas estão sendo anunciadas no MOA, é o que basta para a maioria dos leitores, que certamente passarão batidos pela lista de novas matérias: "S.O.P.A.? Nem sei o que é isso, vou ler para que?!".
Embora tenha sido elaborado em 2008, somente nos últimos um ou dois meses o assunto ganhou certa repercurssão na mídia não especializada. Grandes portais, como UOL, Globo, IG e Terra passaram a noticiar e exemplificar o que pode mudar em sua vida, embora ainda de forma muito tímida. Resultado óbvio: ninguém leu! E muitos, absolutamente muitos, foram pegos de surpresa anteontem com o protesto contra a aprovação deste projeto de lei da versão em inglês do Wikipedia, que foi propositalmente alterada, deixando todo o conteúdo fora do ar. Ontem, a ação contra o Megaupload estourou a bolha de vez. Agora todos sabem que o S.O.P.A. existe, mas ainda não têm muita idéia de como ele realmente pode impactar seu dia a dia, transformando o conteúdo disponibilizado na internet de modo tão radical, que muitos poderão preferir simplesmente deixarem de conectar à internet.
Não se trata apenas, como poderia se supor, de um projeto legítimo que proteja os direitos autorais e combata a pirataria online. Todos sabemos há tempos o quanto é danoso à indústria do entretenimento e do software o compartilhamento de material protegido por direitos autorais, embora praticamente todo mundo já tenha compartilhado ou se aproveitado de algum compartilhamento desse tipo de material. O problema é que os Estados Unidos, sim, o país que prega a liberdade acima de tudo, está prestes a controlar a internet mundial como se fosse a China, a Líbia, ou outro país onde a liberdade e os direitos individuais não são respeitados. Exagero?!
Vamos exemplificar: imagine que escrevo, como escrevi na semana passada, uma matéria sobre a nova música do Epica. De repente, o CD é lançado e um usuário qualquer publica nos comentários da matéria um link onde é possível baixar o álbum. O Whiplash.net tem algum controle sobre isso? Não, não tem. O espaço para comentários foi substituído há algum tempo, de um modelo próprio e moderado para um widget que permite postagem de comentários usando login do Facebook. Isso resolveu muitos problemas, a começar que não é mais necessária a moderação de comentários. Tendo um sistema próprio, o Whiplash.net é responsável por tudo que qualquer usuário publicar e, por este motivo, a moderação se fazia necessária. No novo modelo, não. Os usuários é que são responsáveis por seus próprios comentários, que não são moderados e muito menos endossados pelo Whiplash.net. Obviamente isso tornou todo o processo mais ágil. Antes, esperava-se horas ou até dias para ver algum comentário publicado, agora é em tempo real.
Retomando o raciocínio, um usuário postou um comentário contendo o link para o novo álbum do Epica. Rapidamente, a indústria do entretenimento faz a denúncia e o Whiplash.net passa a ser considerado como um site que distribui material não autorizado. A seguir, todos os resultados de busca no Google que apontem para o Whiplash.net são simplesmente removidos, o que significa que a partir daí nenhum novo usuário conhecerá o site através do famoso buscador. Isso resulta, a médio prazo, queda de audiência, que desencadeia queda de publicidade, que por fim resulta em queda de receita. Chegará uma hora que o João Paulo, fundador do Whiplash.net, finalmente vai se emputecer de trabalhar de graça e simplesmente acabar com o site. E por que?! Simplesmente porque UM usuário publicou um link não admitido pelo S.O.P.A.
Outro exemplo: Você é um cara legal, rico, que só compra produtos originais e paga tudo direitinho. Certo dia, você vai em um show, tira algumas fotos e as publica em um álbum do Facebook. Ao tentar acessar sua conta numa próxima vez, descobre que seu perfil foi excluído. O motivo?! Vai dizer que não leu, em seu ingresso, que é proibido filmar e fotografar o evento?! Absurdo?! Sim, eu acho. Sim, você acha. Mas embora pareça exagero, é exatamente o que pode acontecer. Duvida?!? Então te convido a "perder" 5 minutos de seu tempo para assistir o vídeo abaixo.
E nunca se esqueça: informação é tudo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
A lenda do rock de quem Alceu Valença só curte os primeiros discos: "Os outros são uma merda"
As regras do Metal Neoclássico
A incrível banda onde Brian May gostaria de tocar, mas ele não tem tamanho pra isso


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



