Ultraje: 25 anos do disco "Por Quê Ultraje a Rigor?"
Resenha - Por Quê Ultraje a Rigor? - Ultraje a Rigor
Por Val X
Postado em 18 de março de 2015
Todo músico possui influências de outros artistas, inclusive a maioria começam fazendo covers de suas músicas e bandas preferidas. Muitos deles, depois de ficarem mais conhecidos resolveram lançar álbuns prestando um tributo a esses artistas que, de certa forma, foram peças fundamentais para sua evolução musical. Foi o que aconteceu com a banda Paulistana, Ultraje a rigor (formado no final de 1980, inicialmente como uma banda de covers, principalmente Beatles, rock dos anos 60, punk e new wave).
Em março de 1990, o Ultraje lançou pela gravadora WEA, o álbum "Por Quê Ultraje a Rigor ?", disco recheado de versões para clássicos de outros artistas. Uma volta as origens, resgatando a época em que o Ultraje era uma banda cover, bem lá no seu início. São 17 faixas(escolhidas entre as mais de 100 músicas que faziam parte de seu repertório da época), dentre elas, músicas gravadas por bandas como Beatles, Rolling Stones, Roberto e Erasmo Carlos, Eduardo Araújo entre outros. Com destaque para as covers de "Nobody But Me", do The Human Beinz, "Runaway", de Del Shannon, "You Wondering Now", do The Specials, "I Found that Essence Rare", do Gang of Four, e "Mauro Bundinha", primeira composição do Roger. Uma brincadeira bem humorada, feita com a única intenção de gozar o amigo Mauro Bundinha (Um músico que conheceu nos EUA, onde Roger e Leospa moraram entre 1979 e 1980).
Ultraje A Rigor - Mais Novidades
Algumas das faixas foram registradas durante as gravações de "Crescendo" (3º álbum da banda), outras, em um período turbulento, que viu a saída do baixista (casou com uma americana e mudou para Miami, onde formou o Emerald Steel, grupo de heavy metal que lançou um excelente LP em 1990), o disco contou com a presença de Paulo Junqueiro (que assina a produção ao lado do Roger), Liminha (diretor artístico do registro), Ivan Busic (que gravou participação nos vocais de apoio), Andria Busic (que chegou ser efetivado no lugar de Maurício, mas ficou apenas por um mes) e Osvaldo Fagnani, que logo substituiu Andria. Mas esta formação não conseguiu se estabilizar, e logo Serginho Serra sairia para montar sua própria banda, a Telefone Gol. Osvaldo partiria para outros projetos, com Leôspa os seguindo mais tarde.
Tracklist:
1 - "Os Monstros"
2 - "Barbara Anne"
3 - "I Wanna be Your Man"
4 - "Slow Down"
5 - "Nobody but Me"
6 - "I Found that Essence Rare"
7 - "El cumbanchero"
8 - "Runaway"
9 - "Twist and Shout"
10 - "Walk right back/Volta já"
11 - "Mauro Bundinha"
12 - "Vem Quente que eu Estou Fervendo"
13 - "Let's Twist Again"
14 - "Boys"
15 - "Dizzy Miss Lizzy"
16 - "Os Quatro Cabeludos (Os Sete Cabeludos)"
17 - "You Wondering Now"
Bonus Tracks (no CD):
18 - "Slow Down" (versão gripada).
Quando o Ultraje resolveu gravar este disco, pensou em deixar para seus seguidores e fãs mais fiés, uma espécie de peça de colecionador e também, a resposta para a pergunta que mais teve que responder durante anos à muitos entrevistadores desinformados e sem imaginação. O resultado foi satisfatório. O disco vendeu mais de 50.000 cópias, recebeu muitos elogios por parte da crítica e foi muito bem aceito pelos fãs. Cabe citar que, no encarte, todas as músicas aparecem com as respectivas cifras sobre suas letras, segundo o grupo, para incentivar as bandas que estavam começando a poderem tocar estas composições, e que o início e o final do LP apresentavam "chiados" como se o disco estivesse arranhado, consistindo em uma "brincadeira, não um defeito", como aponta o encarte.
"O Ultraje é hoje mais do que uma simples banda de rock 'n' roll, é um jeito de ser, que uns entendem, outros não. Vocë pode gostar ou não. Ou vocë pode gostar e fingir que não gosta, porque pode pega mal gostar de uma coisa tão popular, que atinge desde crianças até velhos, pobres e ricos, pretos e brancos, burros e inteligentes, brasileiros e estrangeiros. Afinal, por quê Ultraje a Rigor? E por quê não?" disse Joshua Hogler, líder do Ultraje a Rigor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
O membro dos Ramones que Joey acusou de "sacanear a banda" por dinheiro
O Queen pode voltar à estrada para uma nova turnê? Baterista Roger Taylor responde
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums

Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Sérgio Serra teve carreira quase destruida pelo álcool: "Ninguém mais queria tocar comigo"
Como foi tocar com Ultraje em Goiânia logo após acidente com Césio-137, segundo Roger


