A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de julho de 2026
Formado após o fim dos Yardbirds, o Led Zeppelin nasceu a partir da visão de Jimmy Page. O guitarrista reuniu Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones e, desde o início, acreditava que aquela combinação poderia alcançar algo muito maior do que apenas sucesso comercial.
Em matéria publicada pela Far Out, o jornalista Sam Kemp destacou que Page nunca foi conhecido pela modéstia. Ainda assim, lembrou que o Led Zeppelin permanece inevitavelmente em qualquer discussão sobre as maiores bandas da história do rock.

Ao falar com a revista Uncut, Jimmy Page reconheceu que sua resposta poderia soar convencida. "É realmente difícil dizer algo assim sem parecer arrogante, mas, ao longo dos anos, muitos outros músicos me disseram que achavam que éramos os melhores", afirmou.
O guitarrista explicou que não estava se referindo apenas a vendas de discos ou público em shows. Para ele, a superioridade do Led Zeppelin estava na maneira como os quatro integrantes funcionavam juntos. "Quando você fala de uma banda como uma unidade musical colaborativa, nós éramos os melhores", declarou.
Page também diferenciou o Led Zeppelin de grupos conduzidos principalmente por um ou dois compositores. "Não estou falando de um ou dois compositores geniais e todo mundo apenas acompanhando. Estou falando de uma coleção de músicos que estavam, individualmente, no topo de suas habilidades. No Led Zeppelin, éramos exatamente isso."
Segundo Kemp, a declaração também soava como uma provocação indireta aos Beatles, frequentemente apontados como a maior banda de todos os tempos. O argumento de Page era que cada combinação dentro do quarteto do Zeppelin produzia algo especial, seja entre guitarra e baixo, voz e guitarra ou baixo e bateria.
O músico afirmou ainda que o grupo oferece uma espécie de manual para qualquer jovem interessado em entender como uma banda deve funcionar. "Se você é um músico jovem e quer ouvir como uma banda trabalha bem em conjunto, somos um bom modelo", disse.
Robert Plant, por outro lado, costumava adotar uma postura menos enfática ao falar da posição do Led Zeppelin na história. Page reconheceu que o vocalista provavelmente diria que havia muitas bandas excelentes, mas manteve sua opinião. "Quando você fala de alquimia do rock and roll, eu precisava dizer o que pensava. Nós éramos os melhores."
Com mais de 200 milhões de discos vendidos e quatro músicos constantemente colocados entre os maiores de seus respectivos instrumentos, o Led Zeppelin certamente possui argumentos para sustentar a confiança de Jimmy Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
Tony Iommi ficou decepcionado com críticas que primeiro disco do Black Sabbath recebeu
Girlschool gravará novo álbum de estúdio para celebrar 50 anos de carreira
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
A turnê do Led Zeppelin que Robert Plant odiou fazer: "Uma tremenda bobagem!"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
O solo de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page nos Yardbirds; "fundamental!"
O guitarrista desconhecido que, conforme Jimmy Page, "tocava a coisa certa na hora certa"
A cantora egípcia que mudou completamente compreensão de Robert Plant sobre música
Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin


