O disco com o qual o Genesis diz ter antecipado o punk sem querer
Por Bruce William
Postado em 21 de julho de 2026
Poucas bandas parecem mais distantes do punk do que o Genesis da era Peter Gabriel. Longas composições, conceitos elaborados, fantasias de palco e músicos exibindo toda a técnica disponível formavam quase o oposto do que o gênero representaria poucos anos depois. Mesmo assim, ao revisitar "The Lamb Lies Down on Broadway", lançado em 1974, Steve Hackett levantou a possibilidade de que o grupo tivesse esbarrado em algumas ideias associadas ao punk antes que elas ganhassem força na Inglaterra.
Genesis - Mais Novidades
Peter Gabriel entrou na brincadeira. "Estávamos um pouco à frente da Inglaterra. Provavelmente havia alguma coisa surgindo em Nova York", respondeu durante uma conversa sobre os 50 anos do disco replicada pela Far Out.
A comparação não estava exatamente na música. "The Lamb Lies Down on Broadway" é um álbum duplo ambicioso, cheio de mudanças, passagens instrumentais e uma narrativa surrealista. O que aproximava o trabalho do punk, segundo essa leitura, eram temas como alienação, revolta, sátira ao consumismo e a escolha de um protagonista marginalizado.
A história acompanha Rael, um jovem porto-riquenho lançado numa versão estranha e ameaçadora de Nova York. Gabriel explicou que buscava se afastar do ambiente tipicamente inglês dos discos anteriores. "Quando você vai a Nova York pela primeira vez, ela é uma das cidades mais empolgantes do mundo. Achei que seria mais fácil para mim e para a história se houvesse alguma distância."
O vocalista também citou West Side Story e os filmes de Alejandro Jodorowsky entre as inspirações para o projeto. A produção, porém, foi turbulenta e coincidiu com o afastamento crescente entre Gabriel e os outros integrantes, pouco antes de sua saída da banda.
Dizer que o Genesis inventou o punk seria esticar bastante a corda. Ainda assim, "The Lamb Lies Down on Broadway" mostra que o grupo, mesmo cercado de excessos, também estava interessado em inquietação urbana, identidade e desajuste - assuntos que logo apareceriam em um formato muito mais curto, barulhento e barato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Derrick Green (Sepultura) participa do novo álbum do Black Pantera
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs



A música do Genesis que Steve Hackett prefere na versão ao vivo
A música que Phil Collins ouviu depois e não acreditou que conseguira tocar
Genesis prepara reedição do álbum de estreia, "From Genesis to Revelation"
5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
O disco com o qual o Genesis diz ter antecipado o punk sem querer
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor
Phil Collins acredita ter descoberto por que Noel Gallagher o chama de "Anticristo"


