Canções de Natal: três álbuns que fogem da mesmice da ocasião

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Canções de Natal: três álbuns que fogem da mesmice da ocasião

Postado por Genilson Alves | Fonte: Radio Sehnsucht

  | Comentários:

Em boa parte do mundo a cena se repete todo final de ano: ruas, prédios, praças e, principalmente, lojas, se enfeitam para o Natal. No caso do nosso país tropical, tal cenário é envolto por uma aura particularmente kitsch: sob uma temperatura escaldante, decorações com muita “neve” e repletas de esculturas de animais típicos da “nossa” fauna – como renas e ursos – transformam o Brasil numa filial da Europa – e claro, um monte de gente adora. Outra tradição que também divide opiniões nesta época – apesar de não encontrar muito eco por aqui – são os discos de Natal. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum artistas dos mais variados gêneros – metal incluso – lançarem singles ou mesmo álbuns inteiramente dedicados ao tema. No entanto, o resultado é quase sempre constrangedor. Em compensação, alguns trabalhos conseguem ser originais e acabam agradando até mesmo o público secular.

Imagem

Ornamental (V/A) - Lançada em 2012, a nova compilação do lendário selo estadunidense Projekt – especializado em gothic, ambient, ethereal e afins –, traz 23 faixas divididas em dois CDs: o primeiro reúne versões de músicas tradicionais (inclusive uma de origem judaica, “Hanerot Halalu”) interpretadas por nomes como All My Faith Is Lost, Nick Jaine e Mirabilis; o segundo apresenta canções originais que, direta ou indiretamente, estão relacionadas com o Natal, como a releitura do Black Tape For A Blue Girl para “Forbidden Colors”, de Ryuichi Sakamoto e David Sylvian, música tema do filme "Merry Christmas Mr. Lawrence" (aqui conhecido como “Furyo - Em nome da honra”). A despeito dos gêneros aqui abordados, “Ornamental” não é uma coletânea “dark”, sendo na maior parte do tempo contemplativa e até mesmo bem-humorada em alguns momentos – como em “My Sad Wishlist”, do KatzKab.

Lovespirals – “Happy Holidays”

Imagem

Dark Mark Does Christmas 2012 (Mark Lanegan) - Em um ano de lançamentos em sua maioria frustrantes, eis que um EP de seis faixas gravado de forma descompromissada e direcionado apenas aos fãs mais dedicados se tornou um dos destaques de 2012. Vendido exclusivamente nos shows da turnê mais recente do ex-vocalista do Screaming Trees, “Dark Mark Does Christmas 2012” presenteia o ouvinte com versões sorumbáticas de hinos natalinos como “O Holy Night” e “We Three Kings”, em que a produção lo-fi apenas acentua o poder da voz rouca de Lanegan. O compacto fecha com “Burn The Flames”, cover de Roky Erickson, músico que, recentemente, ganhou um post bem legal no blog do jornalista Luis Nassif (http://migre.me/cvvjf).

Mark Lanegan – "O Holy Night"

Imagem

50 Words For Snow (Kate Bush) – Após 11 anos afastada do show business, a cantora britânica voltou à ativa com o álbum duplo “Aerial”, de 2005. Seis anos depois, Kate lançou este que é seu primeiro trabalho sazonal. “50 Words For Snow” não é um álbum natalino, na verdade, como o título sugere, temos aqui sete longos temas (a faixa mais curta ultrapassa os seis minutos) inspirados na neve, elemento que, invariavelmente, evoca a celebração cristã em qualquer parte do mundo – inclusive em nosso país tropical.

Kate Bush – “Misty” (Edit)


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias
Todas as matérias sobre "Natal"
Todas as matérias sobre "Screaming Trees"
Todas as matérias sobre "Kate Bush"

Angra: erros de gravação dos vídeos da banda
Angra: assista making-of das chamadas de Natal
Metal Xmas: Infectious Magazine elege o Top 10 do Natal
Motley Crue: luzes de Natal ao som de "Kickstart My Heart"
AC/DC: faixas da banda sincronizadas com iluminação de Natal
Aerosmith: interpretando clássicos natalinos diversos
Judas Priest: Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Heavy Metal
Angra: assista mensagem de Natal para os fãs
Wikimetal: especial de Natal com a melhores de 2013
Hardneja Sertacore: uma versão mais true de Jingle Bells
Gene Simmons: em vídeo de Natal demoníaco com a família
Iron Maiden: veja o cartão de natal oficial 2013
Children of Bodom: mensagem de Natal da banda
Megadeth: banda lança CD de natal no Jimmy Kimmel Live
Max Cavalera: mensagem de Natal para os fãs brasileiros

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas