Matérias Mais Lidas

imagemHumberto Gessinger faz símbolo do "L" do Lula com a mão em show e fãs vibram

imagemMarcos Mion conta história de encontro (e manjada) com Bon Jovi no banheiro

imagemBill Hudson diz que tatuagem pode ter sido entrave para entrar no Megadeth

imagemEdgard Scandurra, do Ira!, explica atual sumiço do rock nas rádios brasileiras

imagemA curiosa opinião de Ozzy sobre cover do Metallica para "Sabbra Cadabra"

imagemTaylor Hawkins: Ele estava cansado e pronto pra abandonar o Foo Fighters

imagemBruce Dickinson diz o que o surpreendeu quando retornou ao Iron Maiden

imagemA curta e interessante lista de músicas do Iron Maiden escritas por Dave Murray

imagemO que mais impede Kiko Loureiro de voltar ao Angra? (Não tem nada a ver com o Megadeth)

imagemSimone Simons compartilha foto inusitada; "Caminhoneira de dia e cantora à noite"

imagemLuísa Sonza posta fotos com camiseta da banda de death metal Morbid Angel

imagemAutor de "God Save The Queen", Johnny Rotten diz que sente orgulho da Rainha Elizabeth

imagemOzzy Osbourne revela o único integrante de sua banda que saiu "do jeito certo"

imagemMarcello Pompeu, em busca de emprego, pede ajuda a seguidores

imagemIan Gillan conta como foi sua primeira saída do Deep Purple, em 1973


Como funciona a classificação por gêneros no Whiplash.Net?

A divisão do conteúdo do Whiplash.Net por gêneros tem por objetivo facilitar a busca por informações no site e evitar a necessidade de acompanhar a grande quantidade de informações acrescentadas todos os dias ao site.

A tarefa de classificar o conteúdo do site não é fácil e cabe explicar inicialmente o que NÃO FAREMOS: não vamos agradar a todos e não vamos criar uma divisão por gênero que seja imune a críticas. Isso não existe. Muitos já tentaram e ninguém conseguiu. Arriscamos dizer que ninguém conseguirá. Jamais. Ponto. Vamos esquecer o impossível e nos concentrar no possível. :-)

Quais são os gêneros ou categorias em que as notas serão divididas?

Inicialmente classificaremos as matérias em poucos gêneros com objetivo de fazer a segmentação inicial do conteúdo do site. Queremos no futuro ampliar a segmentação em mais gêneros e sub-gêneros mas isso não é possível no momento.

Rock: Bandas e artistas de Rock e seus subgêneros (incluindo Hard Rock, Punk Rock, Pop Rock, Rock Alternativo, etc). Não inclui bandas de Metal. Sabemos que em muitas classificações Metal pode ser considerado um sub-gênero do Rock, mas o propósito aqui é segmentar o conteúdo.

Metal: Bandas e artistas com sonoridade "pesada" e técnica, e temática geralmente soturna. Incluem-se todas as bandas com sonoridade derivada do Black Sabbath. Incluem-se as bandas e artistas que normalmente são classificadas como Heavy Metal, Thrash Metal, Death Metal, Prog Metal, etc. Exemplos: Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica, Angra, Dream Theater, Helloween, Megadeth, Slayer, Nightwish, Marduk, etc.

Hard Rock: Bandas e artistas com sonoridade "pesada" mas não tão "pesada" a ponto de serem classificadas como "metal". Incluem-se as bandas e artistas que normalmente são classificadas como Heavy Rock, Glam Rock, Hair Metal, Hard Clássico, e afins. Exemplos: Led Zeppelin, Deep Purple, Guns N´ Roses, Kiss, AC/DC, Van Halen, Bon Jovi, Aerosmith, Skid Row, Poison, etc. Sim, sabemos que esta classificação envolve alguns gêneros um bocado diferentes. :-)

Rock Clássico: Bandas e artistas cujo primeiro disco foi lançado antes de 1980 ou bandas mais recentes que tenham sonoridade absolutamente relacionada com a sonoridade das bandas das décadas de 70 e anteriores. Exemplos: Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Pink Floyd, Alice Cooper, Black Sabbath, Aerosmith, AC/DC, Queen, Ramones, Raul Seixas, Genesis, etc.

Punk Rock: Bandas e artistas com sonoridade simples, geralmente rápida e despretensiosa, sem apuro técnico. Incluem-se bandas classificadas como Punk Rock, Proto-Punk, Hardcore, Emocore, etc. Exemplos: Ramones, Sex Pistols, Iggy & The Stooges, Dead Kennedys, Inocentes, etc.

Pop Rock: Bandas e artistas com sonoridade geralmente acessível e agradável às grandes massas, com presença frequente em rádios, MTV, e com grande (grande de verdade) quantidade de fãs. Exemplos: Legião Urbana, U2, Guns N´ Roses, Aerosmith, Coldplay, Bon Jovi, Pearl Jam, Poison, Van Halen, etc.

Rock Alternativo: O termo é polêmico. De início servia para designar bandas com sonoridade realmente diferente do padrão das rádios e grande público. A definição caiu por terra quando o Nirvana se tornou um grande sucesso. Também indica misturas de Rock com outros gêneros como Rap, Funk, Hip-Hop, Jazz, etc.

IMPORTANTE: As categorias no Whiplash.Net NÃO são exclusivas. Uma banda ou artista poderá ser classificada em duas ou mais categorias. Na dúvida se uma banda pertence ou não a uma categoria preferiremos pecar pelo excesso e incluir a banda nesta categoria.

Você achou as classificações de Metal e Hard equivocadas?

Como falamos antes, não pretendemos agradar a todos. Mas a classificação de Metal e Hard que usamos é um tema tão polêmico que merece um comentário à parte. :-)

Os termos Hard Rock e Heavy Metal se modernizaram e sofreram grandes alterações em seu significado durante o tempo. Existem correntes que classificam Led Zeppelin e Deep Purple como bandas de Heavy Metal. Mais que isso, os americanos costumam chamar qualquer som "pesado" (incluindo bandas como Kiss e Guns N' Roses) de Heavy Metal.

Escolhemos usar as definições de Metal e Hard mais tradicionais e mais usada no Brasil na nossa classificação por gêneros. Infelizmente estas definições são realmente pouco precisas. E a classificação pouco precisa que usaremos (lembre-se que uma mesma banda pode entrar em duas ou mais categorias) reflete isso.

Repetindo: existem várias definições diferentes e temos de escolher uma. Não nos culpe. Não existe uma resposta para esta discussão e jamais conseguiríamos agradar a todos. :-)

Por que não fazer uma divisão mais eficiente em dezenas de gêneros?

Teremos de classificar mais de 80 mil matérias nos gêneros acima. Já é um trabalho grande demais se considerarmos apenas os gêneros citados. A divisão inicial em mais gêneros daria margem a mais discussões. E terminaria tornando o processo mais lento.

Pretendemos com o tempo dividir cada um destes gêneros em sub-gêneros. Mas não espere isso para um futuro próximo. :-)

E se cada um destes estilos não representar o meu gosto pessoal?

Você poderá acessar o nosso conteúdo com estilos combinados. Exemplo, se você gosta de todo e qualquer rock "pesado", a combinação das categorias HARD, METAL e PUNK trará a quase totalidade de suas bandas preferidas. Se você gosta de Heavy Metal e de bandas antigas, a combinação de METAL e CLÁSSICO será a sua opção.

O que devo fazer se encontrar um erro na classificação?

Sua opinião sobre a classificação que citamos acima é muito bem vinda; entre em contato para enviar sugestões e correções à classificação de qualquer nota.

Por favor leia TODO este texto e entenda a classificação que estamos propondo antes de reclamar. Lembre-se que teremos de classificar mais de 80 mil matérias já existentes no site. E que MUITOS erros surgirão neste percurso. Opiniões são MUITO bem vindas, mas se você é um true-headbanger-from-hell que raramente concorda com o que fazemos no Whiplash.Net, não esperamos que seja desta vez que vamos receber o seu apoio. :-)

Não concordo com esta divisão. O que fazer?

A divisão só serve aos usuários que optarem por ela. Caso você não concorde com a nossa metodologia de classificação poderá continuar acessando o velho Whiplash.Net de sempre com notas cobrindo bandas tão distintas quanto Legião Urbana e Gorgoroth. :-)


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)

Mais matérias de João Paulo Andrade.