Compact : resenha do show no Hard Rock Cafe de Bucareste

Resenha - Compact (Hard Rock Cafe, Bucareste, 07/02/2019)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Giancarlo D'Anello
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Dia 7 de fevereiro de 2019 a banda Compact fez um show no Hard Rock Cafe de Bucareste para comemorar seus mais de 40 anos de atividade e para apresentar o novo single da banda, lançado em 2018: DOARE AL NAIBII DE TARE. A formação atual conta com o veterano Paul Ciuci nos vocais e guitarra, Cătălin Tuţă-Popescu nos teclados, Ionut Micu na bateria e Lucas Ilut no baixo.

Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rockHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991

Fotos: assessoria da banda

A banda tocou muitos clássicos que marcaram a história do rock n' roll e do hard rock na Romênia, como FATA DIN VIS, CANTEC PENTRU PRIETENI, ESTI TOTUL PENTRU MINE, PE TINE TE-AM ALES, LA MULTI ANI IUBIREA MEA, entre muitos outros.

Formada em 1977 na cidade de Cluj-Napoca, a banda Compact fez história na Romênia por ser um dos poucos grupos que conseguiu quebrar o espiral de silencio que o regime comunista havia imposto nas atividades culturais do país, e, junto com outras poucas bandas da mesma geração, fez hard rock de extrema qualidade mesmo com a perseguição e o boicote sistemático do regime totalitário de Nicolae Ceaușescu.

A química da banda é impressionante no palco, e também a capacidade deles de envolver o público. Com uma sonoridade AOR melódica que lembra os melhores anos de Journey e Boston, fica claro que o grupo conseguiu marcar várias gerações de rockeiros romenos, que hoje cantam muitas das músicas da banda como se fossem hinos do hard de seu país. Ainda pouco conhecida pelo público brasileiro, em grande parte devido às barreiras linguísticas e ao bloqueio de mercado na era comunista, vale a pena ouvir e conhecer um pouco melhor esta banda, que fez parte da história do rock romeno e também marcou a história do gênero no leste europeu.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Compact"


Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1991

Separados no nascimento: Geddy Lee e Marquito do RatinhoSeparados no nascimento
Geddy Lee e Marquito do Ratinho

A polêmica origem do termo Heavy MetalHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaOzzy: no topo da lista das músicas mais difíceis de entenderMarilyn Manson: entenda a treta com a Courtney Love

Sobre Giancarlo D'Anello

Giancarlo D'Anello é baixista desde os 14 anos de idade, produtor musical e é formado pela Universidade de São Paulo (USP). Além do envolvimento com a música desde sempre, é leitor voraz de literatura e jornalismo cultural. Escreve contos de horror e sobre os aspectos mais relegados do rock n' roll. Fã inveterado de boxe, Elvis Presley, Stephen King, cevada e Harley Davidson, não necessariamente nesta ordem. Atualmente gerencia a gravadora independente Central Park Records e lidera o projeto de stoner instrumental Giorgio La Rocca em Bologna (Itália).

Mais matérias de Giancarlo D'Anello no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336