Pink Floyd: banda nunca foi tão clássica
Resenha - Orquestra Petrobras Sinfônica (Allianz Parque Hall, São Paulo, 26/11/2018)
Por Nelson de Souza Lima
Postado em 02 de dezembro de 2018
Costuma-se dizer no jargão roqueiro que as maiores bandas de rock das décadas de 60, 70 e 80 são tão espetaculares por sua obra que já se tornaram clássicas. Do mesmo modo os grandes compositores eruditos também seriam autores clássicos por sua complexidade e beleza nas peças.
Enfim seja rock ou música clássica quando ambos se encontram o resultado é pura magia. E foi exatamente isso que aconteceu no Allianz Parque Hall na última segunda-feira, 26, quando a Orquestra Petrobras Sinfônica interpretou na íntegra "The Dark Side Of The Moon", magistral álbum do Pink Floyd, lançado em março de 1973. O disco, oitavo dos britânicos, ainda é um dos mais emblemáticos do rock por sua sonoridade, inovação, experimentação, temas, além é claro da icônica capa que traz um prisma sendo atravessado por um feixe de luz. Um álbum que mostra a genialidade de David Gilmour e Roger Waters que após a saída de Syd Barret se tornaram os líderes naturais da banda.
Ouvir canções espetaculares como "Money", "Time" ou "The Great Gig in The Sky" com uma interpretação genial da Orquestra Petrobras foi deleite para os ouvidos. Tendo à frente o maestro Isaac Karabtchevsky o intuito dos idealizadores do projeto é tornar a música clássica mais palatável e popular. Antes de "The Dark Side Of the Moon" já haviam orquestrado os igualmente genias "Thriller", de Michael Jackson e "Ventura", do Los Hermanos.
Por volta das 21 horas a apresentação iniciou não sem antes o regente, muito animado e descontraído como sempre "afinar" a plateia, já que teria uma participação importante no show/concerto.
Após rápidas palavras enaltecendo o trabalho do baixista Ricardo Cândido pela concepção, idealização e execução do projeto preparou a batuta. Em seguida o que se viu foi uma brilhante interpretação do disco com arranjos que levaram às lágrimas alguns presentes.
As vozes guias e solos foram feitas por violinos, clarinetas e sax, além de um competente coro de três vozes.
As mais conhecidas e populares do disco são as citadas acima, mas na sua integralidade o disco é perfeito. "Us and Then", "Any Color You Like" e "Brain Damage" é uma sequência de emocionar.
Ao término da apresentação o maestro enalteceu mais uma vez a perfeição do Pink Floyd, pedindo aplausos para sua orquestra que não deixou nada a dever aos arranjos originais. Mas não acabou. Emendaram um medley trazendo entre outras "Wish You Were Here" e "Another Brick on the Wall" que empolgou o público num coral de mais de 6 mil vozes.
Isaac Karabtchevsky parecia não querer deixar o público ir. Na verdade ninguém queria ir embora mesmo. Mandou de novo "Time", "Money" e o medley atendendo a pedidos.
A apresentação terminou às 23 horas com todos satisfeitos e agradecidos por esse grande show.
SET LIST
01 Speak to me
02 breathe
03 on the run
04 time
05 the great gig in the sky
06 money
07 us and them
08 any colour you like
09 brain damage
10 eclipse
Encore
Medley (Wish You Were Here/Another Brick on The Wall)
Time
Money
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Vital, o ex-Paralamas que virou nome de música e depois foi pro Heavy Metal
Ozzy Osbourne revela o único integrante de sua banda que saiu "do jeito certo"
Os dois guitarristas que Bob Dylan diz que tocaram suas músicas melhor que ele mesmo


A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



