Vinny Appice: Uma noite de Sabbath e Dio em Santo André

Resenha - Vinny Appice (Sesc Santo André, Santo André, 16/11/2018)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Alexandre Veronesi
Enviar Correções  

Imagine assistir ao show de uma verdadeira lenda do Heavy Metal - ao lado de músicos brasileiros do mais alto escalão - pertinho de casa, em um teatro que conta com infraestrutura impecável, e ingresso a preço de 2 cervejas (ou menos). Foi exatamente o que o Sesc Santo André me proporcionou ao anunciar as apresentações do baterista norte-americano Vinny Appice (ex-Black Sabbath, Dio e outras), com sua "The Mob Rules Tour", nos dias 16 e 17/11. A matéria a seguir é referente à primeira noite.

Guns N' Roses: a versão de Axl Rose sobre a separação

Wallpapers: Papéis de parede da banda Iron Maiden

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A banda escolhida para acompanhar Appice neste giro pelo estado de São Paulo foi um show à parte: Nando Fernandes (Sinistra, ex-Hangar e Cavalo Vapor) no vocal, Edu Ardanuy (Sinistra, ex-Dr. Sin e Taffo) na guitarra, e Fernando Giovannetti (Armored Dawn, ex-Wizards, Glory Opera e Aquaria) no baixo. Um verdadeiro "dream team" da música pesada nacional.

O espetáculo teve início por volta das 21h10, quando o quarteto subiu ao palco já atiçando o público com um pequeno trecho do hino "Heaven And Hell", para então começar de fato com a poderosa "Turn Up The Night", emendada em nada menos que "Holy Diver", ambas executadas de forma magistral.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O repertório foi 100% composto por canções dos grupos Black Sabbath e Dio, calcado majoritariamente no clássico "Mob Rules", de 1981 (entretanto, o disco não foi executado em sua totalidade, conforme havia sido anunciado). Sendo assim, na sequência tivemos a faixa-título do álbum em destaque, sucedida por "Country Girl" (anunciada por Appice como a predileta de Ronnie daquele registro) e "War Pigs", primeira representante da "fase Ozzy" da noite. Após "Stand Up And Shout", Vinny diz que a próxima seria uma das preferidas de Tony Iommi, e então fomos agraciados com a excelente "Voodoo", outro tema do registro que dá nome à turnê.

A performance dos músicos tupiniquins merece um parágrafo à parte. Nando Fernandes, não de hoje, é um dos maiores cantores de Rock / Metal do país, e acredito que seja o mais próximo de Ronnie James Dio que veremos nos dias atuais, até em seus trejeitos. Fernando Giovannetti é absolutamente preciso nas 4 cordas, com feeling, identidade forte e técnica altamente apurada. Mas o grande destaque da banda atende pela alcunha de Eduardo Ardanuy. A guitarra mais parece uma extensão do corpo de Edu, de tão bela e natural que é a sua forma de tocar. A performance do cara foi impressionante (diria até assustadora), como é de praxe. Na opinião deste que vos escreve, trata-se do melhor guitarrista do Brasil.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O set seguiu com a épica "The Sign Of The Southern Cross", seguida por "We Rock". Logo após, tivemos um breve solo de Appice, que, ovacionado, mostrou toda sua desenvoltura e a pegada forte que o consagrou ao longo dos anos. Um detalhe: o baterista toca com as baquetas invertidas, deixando a sonoridade de seu instrumento ainda mais pesada e visceral.

A etapa final do show contou com 4 dos maiores (e melhores) clássicos do grupo precursor do nosso tão querido Heavy Metal: "Heaven And Hell", "Neon Knights", "Black Sabbath" e "Children Of The Sea". Simplesmente destruidor! E assim se encerrou esta ótima atuação, após cerca de 1h30 de som.

Apesar do pouco (ou nenhum) tempo de ensaio, Vinny e sua trupe mostraram um grande entrosamento e domínio do repertório. Houve, claro, pequenos erros em algumas canções, o que não comprometeu de forma alguma o espetáculo. Agora, nos resta apenas torcer para que role um "repeteco" no futuro, e dada a qualidade e o sucesso da tour, creio que tal possibilidade exista de fato.

SETLIST

01. Turn Up The Night
02. Holy Diver
03. The Mob Rules
04. Country Girl
05. War Pigs
06. Stand Up And Shout
07. Voodoo
08. The Sign Of The Southern Cross
09. We Rock
Solo de bateria
10. Heaven And Hell
11. Neon Knights
12. Black Sabbath
13. Children Of The Sea




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Guns N' Roses: a versão de Axl Rose sobre a separaçãoGuns N' Roses
A versão de Axl Rose sobre a separação

Wallpapers: Papéis de parede da banda Iron MaidenWallpapers
Papéis de parede da banda Iron Maiden


Sobre Alexandre Veronesi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt