Winter Nights 2014: O festival mais frio do Brasil
Resenha - 2º Winter Nights (Campos Novos, SC, 19/07/2014)
Por Thomas Michel
Postado em 01 de agosto de 2014
Antes mesmo da segunda edição do 2º Winter Nights, em Campos Novos (SC), notícias já davam conta da primeira grande onda de frio de 2014. E assim foi. Quem acordou cedo no sábado ou no domingo viu a fina camada de gelo que embranqueceu a paisagem do festival e manteve as temperaturas abaixo dos 10ºC durante a maior parte do tempo.
O gelo foi só mais uma das atrações que incluíam um camping bem estruturado e muitas bandas de qualidade.
A primeira a subir ao palco foi a SPIRITUS DIABOLI. Desconhecida de grande parte do público, a banda impressionou assim que a vocalista Larissa Meurer soltou seu primeiro urro. Baixinha e bem magra, escondida atrás de um corpse paint, a vocalista enchia o galpão onde aconteciam os shows com um gutural poderoso. Ao lado de Deisi Wolff (SOUL TORMENT) foi uma das vocalistas com mais destaque durante o festival.
Além da música, o Winter Nights apresentou uma das melhores estruturas de camping dos festivais catarinenses. Localizado no Parque Municipal Ernesto Zortéa, o local é repleto de árvores, churrasqueiras, um lago e restaurante (os xis e pasteis foram bem elogiados). A organização foi pioneira em levar chopp e hidromel para serem comercializados. Nada que fosse muito caro.
Em cima do palco a sonorização era honesta e não deixou nenhuma banda na mão. O festival foi dominado por thrash e death, com destaque para os headliners. CLAUSTROFOBIA, tocou no sábado de noite e trouxe a pancadaria que sempre apresenta em Santa Catarina. Músicas rápidas, perfeitos para moshs, que não cessaram durante o show.
Com menos moshs e mais bangers, o ORQUÍDEA NEGRA lotou o galpão e apresentou as músicas de seu novo álbum "Blood of the gods". Show que agradou pelo peso e qualidade técnica. Não se esperava menos de uma banda que figura como uma das melhores de Santa Catarina há quase três décadas.
Dentre os catarinenses as bandas que mais se destacaram foram a RHESTUS (já tradicional no cenário de festivais), a DEAD ATTACK, FRADE NEGRO e ELETROMOTRIZ. Também merece menção o rock clássico da THE POWER TRIO, que tocou com uma formação improvisada, já que o baixista/vocalista não pode estar presente. O destaque ficou por conta do guitarrista, que parecia um neto perdido de JIMI HENDRIX, com excelente presença de palco e um baita repertório.
O fechamento do festival foi com chave de ouro. Nem metade dos cerca de 300 pagantes (número estimado pela organização) estavam presentes quando a NERVOSA subiu ao palco. O trio feminino fez jus ao nome e não teve cansaço que impedisse um show inteiro de moshs. As garotas mostraram muita energia durante todo o show. Destaque para a presença de palco da baixista/vocalista Fernanda Lira e da nova baterista Pitchu Ferraz. Som redondo, presado e agressivo, superando qualquer expectativa. Foi a última mostra que a combinação de frio e metal funciona muito bem.
O 2º Winter Nights ainda é um festival incipiente dentro da cena catarinense — é a primeira vez que ocorre em âmbito estadual. A organização fez boas escolhas de bandas e Campos Novos fica bem localizada, acessível para quase todos os catarinenses. Dos pontos negativos, faltou manutenção nos banheiros e sinalização para chegar no parque Ernesto Zortéa.
São poucas coisas, levando em conta toda a função que é necessária para um festival. O desafio para a próxima edição é achar um cast tão bom com headliners do nível de 2014. Quem foi, deve repetir a dose em 2015.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O baterista que fez Lars Ulrich pensar em largar as baquetas
A regra sagrada que o Rush sempre se recusou a quebrar, segundo Geddy Lee
O dia que Cazuza batizou seu cachorro com nome de cantor dos anos 1960 e ele descobriu
Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"
As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
A música que faz Prika Amaral querer cantar e tocar bateria ao mesmo tempo
A categórica opinião de Prika Amaral sobre o Kreator; "O som deles só melhorou"
Prika Amaral não gostava do Judas Priest quando era adolescente; "Grande erro!"
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



