Metal Jam: uma celebração do underground carioca
Resenha - Metal Jam (Circo Voador, Rio de Janeiro, 24/11/2013)
Por Sigried Neutzling Buchweitz
Postado em 30 de novembro de 2013
"Se jogassem uma bomba no Circo àquela noite, o underground carioca acabava."
Acho que foi ouvir essa frase o que me motivou a escrever pela primeira vez aqui (e talvez a última!) sobre um evento de covers, ou melhor, tributo a bandas famosas.
Realmente, uma parcela bem significativa das bandas autorais da cidade estavam lá na oitava edição do Metal Jam, marcando presença, prestando uma homenagem a suas fontes de inspiração.
Foram meses de preparo, entre organização e seleção de músicas e músicos a se apresentarem, ensaios, divulgação e tudo mais que envolve a produção desse evento. Acompanhei a movimentação desde a divisão das músicas pelos participantes até a criação da "bateria Frankenstein" com peças emprestadas por todos os bateristas participantes. Nada faltou, quando um equipamento porventura falhava, já havia outro no palco à disposição. Trocas rápidas entre músicos, conversa com a plateia entre uma banda e outra, de maneira a manter o público sempre ligado nas atrações.
Não posso esquecer as menções feitas às bandas autorais de cada participante durante a divulgação do evento e antes de subirem ao palco. Gostei muito de ver os nomes dos músicos projetados no fundo, fica como sugestão para o próximo projetar também a banda autoral, quando este pertencer a alguma.
Como já imaginava, por conhecer a competência de vários músicos participantes através de seus trabalhos autorais, as músicas foram executadas primorosamente. Pra mencionar algumas, estavam lá integrantes das bandas Painside, Scatha, Unmasked Brains, Empürios, Demolishment, Diva, Reckoning Hour, Hatefullmurder, No Remorse, Savant, Prophecy. Havia diversas outras, pena que não consigo lembrar agora.
A platéia, por já conhecer todas as músicas, correspondia com muita empolgação! É bonito ver uma resposta assim do público.
Sonho em ver um dia essa mesma resposta para os shows autorais dos músicos presentes, cujas músicas não ficam em nada a dever para aquelas apresentadas na noite do dia 24. Quem quiser conferir, não precisa nem pagar pra ver, basta baixar gratuitamente os MP3 dessas bandas, ou ouvi-las em webradios, sites de relacionamentos e outros específicos de música.
O evento foi bom demais! Fico sonhando com um desses só com os trabalhos autorais desses músicos talentosos, com uma a resposta de uma plateia entusiasmada como foi a daquela noite...
Para quem quiser saber todas as bandas que foram homenageadas, segue a lista: Iced Earth, Lamb fo God, Tool, Amon Amarth, Death, Guns n' Roses, Nightwish, Lacuna Coil, Helloween, Faith no More, Avenged Sevenfold, Cannibal Corpse, Arch Enemy, System of a Down, Rammstein, Rush, After Forever, Dimmu Bogir, Skid Row, Sepultura, Blind Guardian, Led Zeppelin, Dio, Queen, My Dying Bride, AC/DC, Slipknot, Symplhony X, Angra, Testament, Pantera, Nightwish , Tool, Black Sabbath, Bon Jovi, Mettallica, Death... Ufa! Espero não ter esquecido nenhuma...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps