Iron Maiden: "Scream for me São Paulo!!!"
Resenha - Iron Maiden (Arena Anhembi, São Paulo, 20/09/2013)
Por Ricardo Kalil Lage
Postado em 22 de setembro de 2013
O que dizer de um show do Maiden além das repetitivas expressões "o melhor show da minha vida", "do car...!", "inesquecível", "espetáculo", etc? Sim, a sensação é sempre a mesma: êxtase! Scream for me São Paulo!!!
Fotos: Diego Camara - veja uma galeria de imagens no link abaixo:
Bruce Dickinson aos 55 anos com fôlego de atleta olímpico. Claro que a tecnologia ajuda, mas ele continua cantando muito, correndo o tempo todo - correndo e cantando – brincando com o público. Em 2 Minutes..., Aces High, Fear Of The Dark e The Trooper, no momento dos solos, ele corre o palco agitando enlouquecidamente quem se encontra por perto. Nos solos de The Trooper cobriu o rosto do Janick com a bandeira britânica (tema da música). Na última música, Running Free, interpreta um fugitivo correndo, esbanjando energia na simulação de uma fuga. Um verdadeiro líder!

Steve Harris (o grande chefe), Imperador Medieval imponente com seu instrumento de guerra. Um homem de negócios desde cedo. Não se vendeu ao punk, sendo fiel ao som que amava fazer, criando a logomarca da banda acompanhada de um mascote no final da década de 1970. Também com um preparo físico de profissional, não fica parado muito tempo, sempre percorrendo o palco para ir ao encontro de algum fiel guerreiro, olhando no olho do fã e metralhando o público com sua postura clássica. Long live to the king!

Dave Murray é a simplicidade e simpatia em pessoa. Paradão no canto direito do palco (esquerdo de quem assiste), de vez em quando dá uma "corridinha leve" até o lado do Janick. Sempre um sorriso no rosto, falando com os fãs e tocando muito rápido, como lhe é peculiar. Uma alegria só poder vê-lo de perto.
Adrian Smith. Costumo dizer que depois de escrever Wasted Years e Stranger in a Strange Land, não precisava fazer mais nada (graças a Deus ainda compõe músicas maravilhosas). De novo me fez chorar em Wasted Years, que coisa inconveniente! Em Aces High foi visível a cara de satisfação vendo a galera cantar de forma insana com todas as forças que ainda restavam nos pulmões. Simplesmente, O Cara!


Janick Gers é outro que aos 56 anos possui invejável preparo físico e elasticidade, tá sempre se mexendo. Apesar das injustas críticas dos fãs mais radicais, trata-se de um excelente músico, carismático, que brinca o tempo inteiro com quem está à sua frente. Toca com a alma, faz careta, canta e grita com a galera, sendo possível ver a atenção e o carinho que Bruce e Dave têm com ele. Fear of The Dark domina as guitarras com Dave.
Nicko McBrain - The King of Drums! Temos que reverenciar, pois aos 61 anos fazer um show do Iron Maiden em alto estilo na bateria é para poucos. Sim, é possível notar que músicas como Phantom Of The Opera e The Prisioner são tocadas com um pouco mais de cadência, mas nada que comprometa a excelente execução das músicas que marcaram a vida de muita gente. Lembrando que ele guarda fôlego para no bis mandar Aces High em alta velocidade, como uma verdadeira batalha aérea. O brincalhão da turma, querido por todo o público, uma máquina avassaladora com um marcador de tempo impecável! Atendendo às "provocações" de Bruce, esbanjou um início de solo de bateria para a loucura de todos os presentes.
E o Eddie??!! Apareceu duas vezes, uma no palco como Cavaleiro em Run To The Hills (referência à letra da música), e outra em Iron Maiden, por trás da bateria, tal qual a figura do Seventh Son. É sempre um momento de diversão ver o Eddie no palco.
Um sonho infinito que se torna verdadeiro. Rápido e intenso. Emoção uma atrás da outra com músicas repletas de sentimentos, peso e técnica. Ver, ouvir e cantar The Number Of The Beast, Run To The Hills e The Evil That Men Do, são exemplos da materialização deste sonho. Seventh Son of a Seventh Son tocada com maestria, Dave e Adrian arrepiaram o público enquanto a cozinha batia sem parar.
Enfim, agora é esperar a próxima turnê para assistir ao décimo show. Up The Irons!
Set List
Moonchild
Can I Play with Madness
The Prisoner
2 Minutes to Midnight
Afraid to Shoot Strangers
The Trooper
The Number of the Beast
Phantom of the Opera
Run to the Hills
Wasted Years
Seventh Son of a Seventh Son
The Clairvoyant
Fear of the Dark
Iron Maiden
Bis:
Discurso de Churchill
Aces High
The Evil That Men Do
Running Free
Outras resenhas de Iron Maiden (Arena Anhembi, São Paulo, 20/09/2013)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Bizarre Magazine: Quão bizarro era... Ronnie James Dio
O álbum do Angra que fez Herman Li ficar perplexo com performance de Aquiles Priester
Tarja Turunen: o fã que mais surpreendeu a cantora é brasileiro (e muito famoso)


Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
31 discos de rock e metal que completam 20 anos em 2026
Polícia faz operação "Fear of the Pix" contra venda ilegal de ingressos para o Iron Maiden
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
O aspecto do Iron Maiden que mais orgulha Steve Harris, segundo ele mesmo
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico do Deep Purple que apresentou Bruce Dickinson ao mundo do rock
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



