Metanóia Sul: 13 bandas na versão Curitibana do festival
Resenha - Metanóia Sul (Golgota, Curitiba, 04 e 05/07/2009)
Por Rodrigo Zeni
Postado em 07 de julho de 2009
Aconteceu nesse final de semana em Curitiba - PR o Metanóia Sul 2009. A versão curitibana do festival foi realizada no Espaço Golgota e contou com 13 bandas, divididas em dois dias.
Sábado
The Lockers (Punk Rock - Curitiba). A banda abriu o festival com muita energia. O Som dos caras tem influência das bandas de punk dos anos 80, que em muitas vezes lembra os saudosos Ramones. Todas as musicas são de autoria do próprio trio.
Shadow of Mercy (Heavy - São José dos Campos). Foram a segunda banda a agitar a noite de sábado. Com um estilo que varia entre o metal melódico, power metal e heavy tradicional, apresentaram um repertório consistente e o ponto alto foi a "More than a man", Cover do Stryper. A banda teve alguns problemas durante a semana, e o frontman (Daniel)foi escolhido dois dias antes do Metanóia. Mas o cara mandou ver. Mostrou o motivo pelo qual foi chamado, e não brincou em serviço.
Never Die (Trash - Curitiba). Esses caras tiraram o fôlego e surpreenderam a todos os presentes. Pancada na orelha do inicio ao fim. Não perderam o vigor em nenhum momento do Show, e a presença de palco merece destaque. Os vocais de Jason são precisos e impactantes. As guitarras de Dirlei formam muito o estilo próprio da banda, em especial na música "Sangue Imaculado". Rolou também um cover do Trino e do AntiDemon.
Cores D Flores (NuMetal - Curitiba). A banda tem cinco discos lançados, mas apresentaram principalmente as músicas do disco "paixão". Tocaram também um cover de uma música do "O Rappa", que se encaixou muito bem nos vocais da Marielle Loyola.
Delohim (Heavy - São Paulo). A banda paulista subiu ao palco e apresentou com perfeição suas composições próprias, não perdendo em nada para os grandes nomes do cenário nacional, como Angra, Shaman, Eterna e cia. O vocalista Gil Lopes tem um timbre único e marcante, e mesmo não estando muito bem de saúde, cantou muito do inicio ao fim. "The choice is yours" é a música que eles estão trabalhando atualmente. Rolou também os covers de Narnia e, como não podia faltar, "To hell With the Devil" do Stryper.
Harpazo (Heavy- Belo Horizonte). Esses caras sabem o que é ser Underground. Eles vêm se destacando cada vez mais no cenário mineiro, e têm levado o metal cristão a cada vez mais pessoas.
Efrata (Heavy- Curitiba). A apresentação foi iniciada com um medley de três músicas do... Stryper. "Soldiers Under Command", "To hell With the Devil" e "In God We Trust". Os vocais de Rodrigo são limpos e precisos, e ficaram muito bem quando a banda tocou a musica "Sign of the Cross" do Avantasia.
Domingo
Metápolis (Heavy - Curitiba). Com riffs de guitarra marcantes e precisos da dupla Tiago e Nilton, a banda adquiriu um estilo próprio, que é afirmado com o vocal firme e preciso de Guilherme Born. Eles apresentaram suas músicas próprias, que estarão sendo lançadas em breve num EP.
Hawthorn (Metal extremo - Curitiba). O Hawtohrn também está em estúdio, preparando seu novo trabalho. O estilo é único, e por esse motivo a banda tem potencial de ser pioneira dentro do estilo, principalmente pela postura cristã de todos os membros.
Brutal Sacrifice (Death - Curitiba) Com o instrumental pancada e com vocais guturais, a banda tem levado o estilo a serio, e fizeram um ótimo show, ideal para bater a cabeça do inicio ao fim.
Azorrague ( Death - Curitiba). Seguindo o estilo do brutal, o Azorrague não deixou a galera descansar. A banda é muito competente, e vale a pena destacar os riffs marcantes do Guitarrista Gabriel, e o Batera Elton, que não deixaram nada a desejar.
Puritan (TrashCore - Vitoria). Nossos amigos de vitória mostraram o porque vieram. A banda tem um som muito maduro, consistente e bem elaborado. A performance de palco e o carisma do vocalista Silas, aliados ao som brutal do batera Fabio, ao baixo do Fernando e as guitarras Flavio fazem dessa banda um dos grandes nomes do cenário nacional.
Desertor (HC - Curitiba). A banda é conhecida e respeitada no cenário underground Curitibano. Eles têm atualmente dois discos lançados, o Aborto não, e o Cadeira de Rodas, que foi muito bem conceituado entre as revistas e sites especializados. Porém o ponto alto da banda está nos shows. Todos têm uma grande presença de palco, e o vocalista (Ângelo Torquetto) envolve a todos a faz com que cada um faça parte do show.
Para fechar a noite, Pipe (Desertor) trouxe uma palavra de motivação e encorajamento para todos, em especial para as bandas, ressaltando o quanto é difícil fazer música nesse país. Mas, segundo o Pipe, quando se tem convicção do chamado que Deus fez, não há como desistir. Quando se tem um chamado, não temos o direito nem de morrer antes que isso se cumpra em nossas vidas.
Todas as bandas foram entrevistadas. Em breve, o MetalCast Golgota disponibilizará um PodCast com todas as entrevistas e musicas das respectivas bandas, na url abaixo.
http://www.metalcast.golgota.org
Um abraço para todos que apoiaram o evento. Que Deus os abençoe e os direcione a cada dia.
Equipe MetalCast Golgota.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps