Ego - o lado mais sombrio do Rock
Por Michel Sales
Postado em 07 de novembro de 2025
O ego... ah, o ego! Quem não o tem, talvez não tenha nada? No universo musical, ele é uma presença constante e desafiadora. Dentro de uma banda, diferentes personalidades disputam espaço, afinidades e protagonismo, e nem sempre a sintonia supera o companheirismo.

Ao longo da história, inúmeros casos no multiverso do Rock já desmancharam formações lendárias. Bandas como Iron Maiden, Queen, Helloween, Megadeth, Iced Earth, Kiss, Manowar, Pink Floyd, Sepultura, Skid Row, Guns N' Roses, Stratovarius, The Beatles, Van Halen, The Police, Dire Straits, Marillion, Judas Priest, Accept, Angra, Slayer, entre tantas outras, enfrentaram separações, brigas internas e posteriores reencontros. O denominador comum? O ego colocado acima da identidade coletiva, muitas vezes fragmentando o que antes parecia sólido e inabalável.
O fato é que o ego, geralmente associado ao orgulho ou à vaidade, é também a consciência do "eu", a forma como nos percebemos e nos projetamos no mundo. Quando equilibrado, pode ser fonte de autoconfiança, respeito próprio e clareza de limites. É justamente nesse equilíbrio que inúmeras bandas encontram a força para seguir juntas, ajustando diferenças como em uma verdadeira família na estrada de tijolos dourados. E, para o público, fica a lição: é preciso separar o artista da arte, a individualidade da grandeza do conjunto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda


Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


