Iron Maiden: o que esperar do show do dia 20 de setembro
Por Marcus Vinicius Magalhães
Postado em 04 de julho de 2013
Uma das maiores se não a maior banda de heavy metal de todos os tempos, IRON MAIDEN se apresentará em São Paulo no próximo dia 20 de setembro na Arena Anhembi. A Maiden England Tour leva ao público os clássicos da lendária turnê de 1988, considerada pelos fãs uma das melhores da história da banda. O show antecede a apresentação do grupo no Rock n Rio, que acontecerá dois dias depois de tocarem em solo paulista. Mas, o que esperar dessa apresentação?
Nos últimos nove anos, o sexteto britânico esteve em São Paulo por quatro ocasiões: duas apresentações de divulgação de álbum e duas com homenagens a períodos de ouro da história da banda.
Este que vos escreve esteve presente nessas apresentações e conta alguns dos fatos marcantes dos lendários shows realizados em Sampa...
Em 2004, o show no estádio do Pacaembu contou com a turnê do disco Dance of Death. Tendo como banda de abertura o metal melódico do SHAMAN, do então vocalista ANDRÉ MATOS, aquele 17 de janeiro ficou marcado pelo lendário coro "Ei METALLICA, vai tomar no c...", agitado pelo Bruce Dickinson após o vocalista fazer menção ao cancelamento do show da banda norte americana, meses antes. Quem não se lembra das palavras de Dickinson: "quando nós prometemos, quando nós falamos, Iron Maiden vem para São Paulo. Nós voltamos para São Paulo". O polêmico vocalista ainda deu uma última cutucada no METALLICA, quando apresentou o baterista Nicko McBrain, dizendo: "agora com vocês, o cara quase tão popular quanto o METALLICA, Mr. Nicko McBrain". Naquele momento, pude perceber que alguns fãs, que usavam a camisa do METALLICA, ficaram um pouco constrangidos com a situação...
Em 2008, pela Somewhere Back in the Time World Tour, o Maiden apresentou ao público que lotou o estádio do Palmeiras, naquele inesquecível dia 2 de março, os grandes sucessos do disco Somewhere in Time, de 1986. Essa turnê ficou marcada pela gravação do documentário Flight 666, em que o grupo filmou os bastidores das 23 apresentações que ocorreram num período de 45 dias, ao redor de cinco continentes. Após percorrer 70 mil quilômetros , tendo Bruce Dickinson como piloto do avião Ed-Force one 757, a turnê foi considerada a mais ousada da história do rock.
No ano de 2009, IRON MAIDEN cumpriu sua promessa de retornar à capital paulista após um ano, em apresentação no Autódromo de Interlagos, no dia 15 de março. Naquela ocasião, a falta de organização do evento fez com que se formasse uma fila interminável de pessoas aos arredores do autódromo, que aguardou mais de três horas do lado de fora, mesmo após o horário de abertura dos portões. Milhares dessas pessoas sequer conseguiram acompanhar ao show de abertura, que foi realizado pela belíssima LAUREN HARRIS, filha do líder e baixista do Maiden, Steve Harris.
Já dentro do local, não foram poucos os que ficaram com os tênis e sapatos cobertos de lama, resultado da chuva do dia anterior. Houve também um fato raro nos shows do Maiden. Com problemas no retorno de som no palco, Nicko McBrain errou o tempo de entrada da música Aces High, que tem uma abertura antes de seu início. Porém, essa "falha" passou despercebida, após o grande show da noite que contou com aproximadamente 63 mil pessoas, maior público registrado na turnê daquele ano.
Já no dia 26 de março de 2011, o estádio do Morumbi ficou pequeno para uma das maiores performances da banda em São Paulo. Com a apresentação da The Final Frontier Tour, o Maiden priorizou novamente os clássicos, tocando apenas quatro canções do álbum The Final Frontier. O vocalista Bruce Dickinson, que usava uma toquinha personalizada na cabeça, fez um relato emocionante pedindo o fim da violência pelo mundo, na introdução da belíssima música Blood Brothers. Antes do show, o projeto CAVALERA CONSPIRACY, dos irmãos Max e Igor Cavalera, ex-integrantes do SEPULTURA, tratou de aquecer o público com seu metal pesado.
Agora, resta saber como será a apresentação de 2013.
Com rumores de que esse seria o último show da banda no Brasil, após o patrão Steve Harris divulgar seu trabalho solo, British Lion, o espetáculo tende a ser memorável, principalmente por incluir no repertório uma das canções mais incríveis já compostas pelo grupo: Afraid to Shoot Strangers. Além disso, o público presente contará com o show de abertura da banda SLAYER.
Sabendo que as apresentações do IRON MAIDEN são sempre um espetáculo a parte, tenho certeza que não me arrependerei de prestigiar meu quinto show da banda. Por questão financeira, eu não iria nessa apresentação, porém, minha namorada Bruna Souza fez o prazer de presentear-me com um ingresso na Pista Premium.
Espero vocês lá!!!
UP THE IRONS!!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps