Rock em Análise: período de "vacas magras" no rock baiano

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti, Fonte: Rock em Análise
Enviar correções  |  Ver Acessos

Há quem ainda diga que, na chamada "Terra do Axé", não se faz rock 'n' roll. Sim, é fato que Salvador não é exatamente uma potência do rock nacional, mas qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento musical sabe que algumas das melhores bandas de rock nacional - Raul Seixas, Camisa de Vênus e, mais recentemente, Cascadura e Retrofoguetes - nasceram nesta singular cidade.

Linkin Park: Mike Shinoda fala como Chester se sentiaPlanet Rock: 40 melhores discos ao vivo de todos os tempos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No que diz respeito ao tal "cenário underground", digo categoricamente que Salvador "pariu" algumas das mais promissoras bandas de rock do Brasil, entre o final dos anos 90 e início dos 2000's, embora nenhuma delas tenha desfrutado do merecido sucesso. Exemplos? Malefactor, The Dead Billies, The Honkers, Brinde, Automata, 110 Voltz, Derthelos, Plexus, Ronei Jorge, etc...

Qualquer "jovem" na faixa dos 25 aos 35 anos, certamente pôde "saborear" um período que, apesar de certas imperfeições aqui e ali, pelo menos trouxe momentos genuinamente empolgantes para qualquer apreciador de rock. Nessa época, a internet era apenas um bom meio de divulgação, não o "lar" do ouvinte. As pessoas iam de fato aos shows, e tinham prazer em escutar algo que não fosse apenas um festival de covers...

Como o tempo passou, muitas dessas bandas chegaram ao fim - por falta de grana, tempo, ou mesmo ânimo para continuarem apenas no "underground" -, o que trouxe uma consequência grave: falta de renovação no cenário baiano! Muitas dessas bandas encerraram suas atividades quase simultaneamente, o que deixou a "tocha" no ar, sendo que poucas bandas iniciantes tinham força o suficiente para "levantá-la".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Enquanto os ouvintes "veteranos" esperam pela próxima boa leva de bandas baianas, os novos se contentam com grupos medíocres, sem perceberem que o rock baiano pode ser - e já foi - melhor do que aquilo... E isso vem ocorrendo sem que quase ninguém perceba, à medida que os melhores sites de rock (como o BahiaRock) são retirados do ar, e algumas das melhores casas de show (como o World Bar) vão fechando suas portas...

Vale acrescentar também que nenhum dos pseudo-movimentos roqueiros - especialmente o do hard rock - em Salvador vêm mostrando qualidades como "originalidade" e "companheirismo", duas coisas fundamentais no universo do rock 'n' roll. Muito pelo contrário: as bandas se contentam com a mediocridade desmedida, e com um forte espírito destrutivo e egoísta em suas atitudes. E isso, meus caros, é uma falha gravíssima!

Então, quando você comparecer a um show de alguma dessas "vacas magras" baianas, não se esqueça de beber bastante! Somente assim você poderá esquecer da música medíocre que ecoa daquelas caixas de som baratas, nestes novos redutos que são erroneamente chamados de "casas de shows". E quando estiver sóbrio, não esqueça de "descer o pau" nessas bandas e pedir por algo melhor em sua querida cidade, afinal, todos nós merecemos mais!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Linkin Park: Mike Shinoda fala como Chester se sentiaLinkin Park
Mike Shinoda fala como Chester se sentia

Planet Rock: 40 melhores discos ao vivo de todos os temposPlanet Rock
40 melhores discos ao vivo de todos os tempos


Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline