Rock: pra que esperar o retorno do Led se temos The Answer?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Cavalcanti, Fonte: Rock em Análise
Enviar correções  |  Ver Acessos

Citando a nostálgica comunidade de Orkut "Bom era quando...", começo a atual matéria deixando bem claro que esta não se trata da milésima homenagem ao bom e velho rock 'n' roll. Quanto a "bom" e "rock 'n' roll", você pode ter certeza de que os encontrará aqui, afinal, tempo bom era... ou melhor, tempo bom é agora!

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987Slipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não serei hipócrita ao ponto de dizer que o novo rock supera o "classic rock", muito menos que deixarei de escutar aqueles álbuns incríveis que praticamente expelem cheiro de naftalina das caixas de som. Mas, por que os ouvintes insistem em uma pseudo-exigência que os leva ao ato de descarte automático de qualquer coisa que pareça levemente inferior àquilo que foi pioneiro e "top de linha" da música?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Agora, vamos ver se entendi: se algo é "apenas" ótimo - não excelente -, deve ser logo tachado de descartável, ou mesmo de "sinal de decadência"? Se isso não é de uma extrema estupidez, eu não sei o que é...

Se você curte hard rock, por exemplo, o que há de realmente útil em perder tempo procurando obscuridades dos anos 70 ou 80? Enquanto muita gente endeusa - de forma quase categórica, diga-se de passagem - tais raridades, os próprios integrantes das bandas não se lembram das suas próprias gravações! Enquanto isso, bandas novas como Hogjaw e Radio Moscow captam o melhor da vertente clássica do estilo, com bastante qualidade, alma e comprometimento.

Hogjaw:

Com o advento da internet, temos à nossa disposição uma vasta gama de subgêneros, e bandas novas representando cada um deles. Temos bandas "modernosas", mas também temos bandas com uma sonoridade e produção mais "vintage". Basta que o ouvinte deixe de preguiça, e procure conhecer os novos representantes do seu estilo favorito.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rory Gallagher morreu, mas Joe Bonamassa está vivo e forte! E por que deveríamos perder tempo esperando a volta do Led Zeppelin, enquanto o The Answer vêm lançando álbuns bem interessantes? O Joy Division pode ter feito algo "único" com seus dois álbuns, mas o Interpol deu continuidade à sua missão, com sucesso! O Pantera se foi, mas ainda temos o Lamb of God! E se o The Jesus and Mary Chain foi um dos pioneiros do Noise Rock, o Black Rebel Motorcycle Club é tão "cool" quanto...

The Answer:

Eu poderia passar horas citando exemplos de novos artistas que fazem um som incrível, ainda que as coisas sejam muito difíceis - pra não dizer, impossíveis - para quem deseja revolucionar a música, visto que já foi criado quase tudo que tinha pra ser criado, em qualquer estilo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por fim, se virou regra o ato de reverenciarmos na atualidade qualquer artista que foi duramente criticado no passado, por que não começar a corrigir isso, reverenciando os artistas de hoje? Ou alguém ainda duvida que, até mesmo o odiado emo fará parte do chamado "rock clássico" um dia? Então, vamos fazer a diferença, agora!

De bônus, fiquem com um bom representante do novo rock nacional:

Rock Rocket:




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1987

Slipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?Slipknot
Como são os membros da banda sem as máscaras?


Sobre Fábio Cavalcanti

Baiano, sempre morou em Salvador. Trabalha na área de Informática e ¨brinca¨ na bateria em momentos vagos, sem maiores pretensões. Além disso, procura conhecer novas - e antigas - bandas dos mais variados subgêneros do rock. Por fim, luta para divulgar, sempre que possível, o pouco conhecido cenário rocker da tão sofrida ¨Terra do Axé¨.

Mais matérias de Fábio Cavalcanti no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336