Sabbath indicado para o Rock and Roll Hall of Fame
Por Andre Pase
Postado em 23 de outubro de 1999
O Black Sabbath, banda inglesa pioneira no heavy metal, foi indicado pela 4ª vez para figurar na lista de artistas presentes no Rock and Roll Hall of Fame. Mas a notícia não foi bem recebida pela banda.
Assim como no cinema, onde existe a calçada da fama, o rock possui seu templo oficial, o Rock and Roll Hall of Fame. No lugar de mãos e pés impressos no cimento, o clube reserva espaço para um pequeno museu dos artistas além de um show para marcar a entrada do novo imortal ao Olimpo.
Todo ano alguns nomes são indicados para concorrer ao mérito, mas um detalhe chama a atenção. Quem elege os novos deuses não é o público - quem "reza" - mas sim membros da indústria fonográfica e imprensa. Neil Young, em 97, foi o escolhido para receber o prêmio, mas recusou por este caráter "industrial" da condecoração. Este ano o Black Sabbath trouxe de volta a polêmica. Os quatro ingleses de Birmingham não gostaram da lembrança, também por esse motivo comercial. A banda perdeu na votação final em 96, 97 e 98. O vocalista Ozzy Osbourne não mediu palavras para criticar a menção ao nome do Sabbath neste ano:
"Apenas tirem nossos nomes da lista. Economizem a tinta. Esqueçam da gente. A indicação não tem significado, porque não é votada pelos fãs. É feita pela suposta elite da indústria e imprensa, que nunca comprou um disco ou um ingresso de show em suas vidas, por isso o voto deles é totalmente irrelevante para mim."
Black Sabbath - Mais Novidades
O madman Osbourne foi o único integrante do conjunto a falar para a imprensa, através do seu website www.ozzy.com. No final do ano passado a banda lançou o álbum duplo ao vivo 'Reunion', que marcou a volta da formação original da banda - Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. A tour do disco rendeu 60 shows para mais de um milhão de pessoas. Com a extinção da banda, os próximos discos serão o primeiro solo de Tony Iommi - com participação de membros do Sabbath, Billy Corgam do Smashing Pumpkins e Peter Steele do Type O Negative, um novo de Ozzy Osbourne e a segunda parte do tributo Nativity In Black - com Soulfly e Rob Zombie. Os discos sairão no final do ano, com exceção do solo de Ozzy - marcado para o ano 2000. Ainda sobre a indicação, Osbourne ainda protestou:
"Vamos encarar isso, o Black Sabbath nunca foi um dos preferidos da mídia. Somos uma banda para os fãs e isso nos serve muito bem."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O hit dos anos 1960 que está entre as melhores músicas da história, segundo Slash
O significado de "Migalhas dormidas do teu pão" que Cazuza canta em "Maior Abandonado"
Humberto Gessinger e o verdadeiro motivo que impede um retorno do Engenheiros do Hawaii
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"

Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
Membros do Black Sabbath recuperam direitos sobre demos do Earth
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Zakk Wylde: "Me converti ao catolicismo para agradecer a Deus por criar o Black Sabbath"


