Sabbath indicado para o Rock and Roll Hall of Fame

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Andre Pase
Enviar Correções  

O Black Sabbath, banda inglesa pioneira no heavy metal, foi indicado pela 4ª vez para figurar na lista de artistas presentes no Rock and Roll Hall of Fame. Mas a notícia não foi bem recebida pela banda.

Assim como no cinema, onde existe a calçada da fama, o rock possui seu templo oficial, o Rock and Roll Hall of Fame. No lugar de mãos e pés impressos no cimento, o clube reserva espaço para um pequeno museu dos artistas além de um show para marcar a entrada do novo imortal ao Olimpo.

publicidade

Todo ano alguns nomes são indicados para concorrer ao mérito, mas um detalhe chama a atenção. Quem elege os novos deuses não é o público - quem "reza" - mas sim membros da indústria fonográfica e imprensa. Neil Young, em 97, foi o escolhido para receber o prêmio, mas recusou por este caráter "industrial" da condecoração. Este ano o Black Sabbath trouxe de volta a polêmica. Os quatro ingleses de Birmingham não gostaram da lembrança, também por esse motivo comercial. A banda perdeu na votação final em 96, 97 e 98. O vocalista Ozzy Osbourne não mediu palavras para criticar a menção ao nome do Sabbath neste ano:

publicidade

"Apenas tirem nossos nomes da lista. Economizem a tinta. Esqueçam da gente. A indicação não tem significado, porque não é votada pelos fãs. É feita pela suposta elite da indústria e imprensa, que nunca comprou um disco ou um ingresso de show em suas vidas, por isso o voto deles é totalmente irrelevante para mim."

O madman Osbourne foi o único integrante do conjunto a falar para a imprensa, através do seu website www.ozzy.com. No final do ano passado a banda lançou o álbum duplo ao vivo 'Reunion', que marcou a volta da formação original da banda - Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. A tour do disco rendeu 60 shows para mais de um milhão de pessoas. Com a extinção da banda, os próximos discos serão o primeiro solo de Tony Iommi - com participação de membros do Sabbath, Billy Corgam do Smashing Pumpkins e Peter Steele do Type O Negative, um novo de Ozzy Osbourne e a segunda parte do tributo Nativity In Black - com Soulfly e Rob Zombie. Os discos sairão no final do ano, com exceção do solo de Ozzy - marcado para o ano 2000. Ainda sobre a indicação, Osbourne ainda protestou:

publicidade

"Vamos encarar isso, o Black Sabbath nunca foi um dos preferidos da mídia. Somos uma banda para os fãs e isso nos serve muito bem."


WhiFin WhiFin WhiFin