Sabbath indicado para o Rock and Roll Hall of Fame
Por Andre Pase
Postado em 23 de outubro de 1999
O Black Sabbath, banda inglesa pioneira no heavy metal, foi indicado pela 4ª vez para figurar na lista de artistas presentes no Rock and Roll Hall of Fame. Mas a notícia não foi bem recebida pela banda.
Assim como no cinema, onde existe a calçada da fama, o rock possui seu templo oficial, o Rock and Roll Hall of Fame. No lugar de mãos e pés impressos no cimento, o clube reserva espaço para um pequeno museu dos artistas além de um show para marcar a entrada do novo imortal ao Olimpo.
Todo ano alguns nomes são indicados para concorrer ao mérito, mas um detalhe chama a atenção. Quem elege os novos deuses não é o público - quem "reza" - mas sim membros da indústria fonográfica e imprensa. Neil Young, em 97, foi o escolhido para receber o prêmio, mas recusou por este caráter "industrial" da condecoração. Este ano o Black Sabbath trouxe de volta a polêmica. Os quatro ingleses de Birmingham não gostaram da lembrança, também por esse motivo comercial. A banda perdeu na votação final em 96, 97 e 98. O vocalista Ozzy Osbourne não mediu palavras para criticar a menção ao nome do Sabbath neste ano:
"Apenas tirem nossos nomes da lista. Economizem a tinta. Esqueçam da gente. A indicação não tem significado, porque não é votada pelos fãs. É feita pela suposta elite da indústria e imprensa, que nunca comprou um disco ou um ingresso de show em suas vidas, por isso o voto deles é totalmente irrelevante para mim."
Black Sabbath - Mais Novidades
O madman Osbourne foi o único integrante do conjunto a falar para a imprensa, através do seu website www.ozzy.com. No final do ano passado a banda lançou o álbum duplo ao vivo 'Reunion', que marcou a volta da formação original da banda - Ozzy, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. A tour do disco rendeu 60 shows para mais de um milhão de pessoas. Com a extinção da banda, os próximos discos serão o primeiro solo de Tony Iommi - com participação de membros do Sabbath, Billy Corgam do Smashing Pumpkins e Peter Steele do Type O Negative, um novo de Ozzy Osbourne e a segunda parte do tributo Nativity In Black - com Soulfly e Rob Zombie. Os discos sairão no final do ano, com exceção do solo de Ozzy - marcado para o ano 2000. Ainda sobre a indicação, Osbourne ainda protestou:
"Vamos encarar isso, o Black Sabbath nunca foi um dos preferidos da mídia. Somos uma banda para os fãs e isso nos serve muito bem."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
Show que Doyle faria em São Paulo é cancelado; confira comunicado
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
"Beyond the Dream", do Sepultura, é elogiada em resenha do Blabbermouth
Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Os álbuns do Judas Priest que Richie Faulkner gostaria de celebrar em turnê
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
A doença na perna e bacia que transformou Renato Russo em grande poeta, segundo Gutje
A complexa música do Queen que para Brian May "precisaria de 10 guitarristas para tocar"

Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
As duas músicas do Black Sabbath que quase foram arruinadas por títulos ruins
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A melhor música do primeiro disco de Ozzy Osbourne, segundo o Loudwire
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Porque Robert Plant recusou o convite de Iommi para o último show do Black Sabbath
O Rockstar que Ozzy descobriu ser mais louco do que ele; "O que há de errado com o cara?"


