O Senhor dos Anéis
Por Ana Therezo
Postado em 28 de dezembro de 2001
Em janeiro, chega aos cinemas "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel". O filme é o primeiro da trilogia, adaptada para o cinema, das mais de mil páginas do homônimo épico britânico. Segundo dados divulgados pela Exhibitor Relations, "A sociedade do anel" faturou em uma semana de exibição (somente nos EUA e Canadá), o montante de 47,2 milhões de dólares.
Blind Guardian - Mais Novidades
A trilogia escrita pelo lingüista, inventor de idiomas e filólogo John Ronald Reuel Tolkien no início dos anos 50, conquistou uma legião de fãs e entrou para a história como um dos maiores fenômenos do mercado editorial. No Reino Unido, por exemplo, a epopéia só perde em vendas para a Bíblia. Em 1997, a BBC britânica elegeu "O Senhor dos Anéis" como o "melhor livro do século XX". Entre o público, o petardo foi selecionado como uma das 100 obras artísticas que definiram o século (concorrem nesta categoria: filmes, pinturas, esculturas e obras literárias). Depois que as notícias sobre a realização dos três filmes surgiram, as vendas aumentaram em 500% nos EUA e 300% na Argentina e Reino Unido; no Brasil, em oito meses, foram vendidos mais de 50 mil livros.
Além de um sucesso editorial, a trilogia é fonte de inspiração do primeiro RPG (Dungeons & Dragons), de praticamente todos os escritores de fantasia (inclusive de J.K. Rowling - autora da série "Harry Potter"). No rock, os exemplos são ainda mais vastos... a banda alemã Blind Guardian tem um disco inteiro (Nightfall In Middle-Earth) dedicado à obra "O Silmarillion" - que conta à criação da Terra Média em seus primeiros séculos de existência. Outras dezenas de bandas de power e melodic seguem os mesmos passos. Mas essa influência, não é exclusividade dos mais "jovens" da cena musical. A banda inglesa Marillion se auto-intitulou, inspirando-se na obra supracitada; isso sem contar o clássico "Rivendell" da banda Rush. Infelizmente, na versão "hollywoodiana", o rock não entrou em cena, e a trilha sonora ficou para o compositor Howard Shore (especialista em trilhas sonoras) e a cantora Enya.
Para aqueles que não conhecem a história, a trama acontece em um mundo atemporal chamado "Terra Média", onde vivem diversas criaturas: elfos, homens, anões, magos e hobbits, por exemplo. O primeiro filme conta o início da batalha travada entre o bem e o mal na tentativa de destruir um anel - poderoso objeto criado em uma era passada, para evitar a destruição da Terra Média.
De acordo com as críticas, o espectador fica sem saber o final da história e terá que aguardar pela continuação, prevista para o final de 2002 e 2003 em: "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres" e "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", respectivamente.
Leia mais sobre o assunto nos seguintes sites:
Site Oficial (em inglês) - http://www.lordoftherings.net
Site Especial do Terra (em português) - http://www.terra.com.br/cinema/senhordosaneis/
Fã Clube do escritor (em português) - http://fan.theonering.net/senhordosaneis/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps