O Senhor dos Anéis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ana Therezo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 28/12/01. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


Em janeiro, chega aos cinemas "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel". O filme é o primeiro da trilogia, adaptada para o cinema, das mais de mil páginas do homônimo épico britânico. Segundo dados divulgados pela Exhibitor Relations, "A sociedade do anel" faturou em uma semana de exibição (somente nos EUA e Canadá), o montante de 47,2 milhões de dólares.
1844 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?5000 acessosSlipknot: Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara

A trilogia escrita pelo lingüista, inventor de idiomas e filólogo John Ronald Reuel Tolkien no início dos anos 50, conquistou uma legião de fãs e entrou para a história como um dos maiores fenômenos do mercado editorial. No Reino Unido, por exemplo, a epopéia só perde em vendas para a Bíblia. Em 1997, a BBC britânica elegeu "O Senhor dos Anéis" como o "melhor livro do século XX". Entre o público, o petardo foi selecionado como uma das 100 obras artísticas que definiram o século (concorrem nesta categoria: filmes, pinturas, esculturas e obras literárias). Depois que as notícias sobre a realização dos três filmes surgiram, as vendas aumentaram em 500% nos EUA e 300% na Argentina e Reino Unido; no Brasil, em oito meses, foram vendidos mais de 50 mil livros.

Além de um sucesso editorial, a trilogia é fonte de inspiração do primeiro RPG (Dungeons & Dragons), de praticamente todos os escritores de fantasia (inclusive de J.K. Rowling - autora da série "Harry Potter"). No rock, os exemplos são ainda mais vastos... a banda alemã Blind Guardian tem um disco inteiro (Nightfall In Middle-Earth) dedicado à obra "O Silmarillion" - que conta à criação da Terra Média em seus primeiros séculos de existência. Outras dezenas de bandas de power e melodic seguem os mesmos passos. Mas essa influência, não é exclusividade dos mais "jovens" da cena musical. A banda inglesa Marillion se auto-intitulou, inspirando-se na obra supracitada; isso sem contar o clássico "Rivendell" da banda Rush. Infelizmente, na versão "hollywoodiana", o rock não entrou em cena, e a trilha sonora ficou para o compositor Howard Shore (especialista em trilhas sonoras) e a cantora Enya.

Para aqueles que não conhecem a história, a trama acontece em um mundo atemporal chamado "Terra Média", onde vivem diversas criaturas: elfos, homens, anões, magos e hobbits, por exemplo. O primeiro filme conta o início da batalha travada entre o bem e o mal na tentativa de destruir um anel - poderoso objeto criado em uma era passada, para evitar a destruição da Terra Média.

De acordo com as críticas, o espectador fica sem saber o final da história e terá que aguardar pela continuação, prevista para o final de 2002 e 2003 em: "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres" e "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", respectivamente.

Leia mais sobre o assunto nos seguintes sites:

Site Oficial (em inglês) - http://www.lordoftherings.net
Site Especial do Terra (em português) - http://www.terra.com.br/cinema/senhordosaneis/
Fã Clube do escritor (em português) - http://fan.theonering.net/senhordosaneis/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Heavy MetalHeavy Metal
Dez grandes acústicas de bandas do gênero

1844 acessosBlind Guardian e Rhapsody: Como seria Hansi e Lione cantando juntos?239 acessosBlind Guardian: vídeo de "The Ninth Wave" do novo disco ao vivo789 acessosBlind Guardian: vídeo de "Prophecies" de novo disco ao vivo2101 acessosBlind Guardian: vídeo da faixa "Mirror Mirror" para o novo álbum0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Blind Guardian"

TolkienTolkien
A influência do autor no rock e no heavy metal

Power MetalPower Metal
Conheça dez álbuns essenciais do estilo segundo About.com

Power metalPower metal
Os 10 discos essenciais segundo o TeamRock

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Blind Guardian"0 acessosTodas as matérias sobre "Marillion"

SlipknotSlipknot
Corey Taylor não tem a cara limpa por baixo da máscara

AC/DCAC/DC
A origem do nome da banda

Em vídeoEm vídeo
A diferença entre ser músico e ser rockstar

5000 acessosSlipknot: Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Heavy Metal5000 acessosEsquire: Integrantes do Metallica fingem ser do Led Zeppelin5000 acessosMetallica: Lars Ulrich quase saiu no tapa com Lou Reed5000 acessosHair Metal: As 100 melhores bandas do gênero (Parte 1)4571 acessosLita Ford: fugindo de Jim Gillette, sem falar com Sharon5000 acessosDerek Riggs: no início Eddie não tinha nada a ver com Metal

Sobre Ana Therezo

Engenheira, Escritora de Araque e, atualmente, moradora das planícies gélidas Canadenses. Fã de Rock em todas as suas vertentes, mas com tendências xiitas ao Heavy Metal, ganhou seu primeiro bolachão - No Rest for the Wicked, em 1988. Vinte e poucos anos depois e, contrariando aqueles que acreditam que o gosto musical muda com o passar do tempo, continua escutando Ozzy, AC/DC, Deep Purple e afins. Colaboradora e leitora do Whiplash! desde que o site tinha caveirinhas na página principal, e que a lista dos melhores guitarristas de todos os tempos era o assunto da vez.

Mais matérias de Ana Therezo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online