Curitiba prepara megafestival de música pop para 2003
Fonte: Folha Online
Postado em 05 de novembro de 2002
ALEXANDRE PETILLO
free-lance para a Folha
Nem Free Jazz. Nem Rock in Rio. Nem tão longe demais das capitais, Curitiba promete tornar-se a meca da música pop durante três dias daqui a menos de quatro meses.
O Curitiba Pop Festival será realizado de 1º a 3 de março de 2003 e pretende trazer as principais bandas de rock do mundo, numa estrutura parecida com a do Reading Festival, na Inglaterra.
Serão 18 bandas internacionais e nove nacionais. Segundo a organização, a produção do festival já está em negociações bem encaminhadas com bandas do primeiro time, como Strokes e White Stripes, e com duas das mais criativas e importantes do cenário independente, a americana Wilco e a escocesa Idlewild. Além dessas, outras 23 estão em fase de conversação, entre elas Radiohead, Foo Fighters, Hives e Vines.
No time nacional, serão escalados os principais representantes do mainstream nacional, como o Capital Inicial. A organização também está estudando uma maneira de incluir na escalação nacional bandas independentes de todos os Estados.
O Curitiba Pop Festival dará início a uma série de eventos preparados pela Fundação Cultural em 2003. A cada quatro meses, dois grandes eventos culturais serão realizados na cidade durante o próximo ano.
Tudo isso porque Curitiba foi eleita a Capital Americana de Cultura e, além do Pop Festival, também promoverá eventos na área de cinema, teatro, artes plásticas e será sede de uma Bienal de Fotografia no segundo semestre.
Os eventos, através do Comitê das Capitais Culturais, sediado em Barcelona, na Espanha, recebem o apoio de entidades como a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a Unesco.
Por contar com esse suporte é que a organização do Pop Festival garante que o evento acontecerá na data programada, mesmo se a cotação do dólar em relação ao real se mantiver alta. Se algumas das bandas pretendidas não desembarcar por aqui no ano que vem, será apenas por incompatibilidade de agenda.
O provável local do festival será as ruas do bairro Rebouças, que abrigará quatro tendas, com quatro espaços diferentes em quatro quadras. Um parque mais afastado da cidade também será analisado. Até dezembro, a organização do Pop Festival pretende divulgar a lista com todas as atrações confirmadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Andreas Kisser explica por que arte e cultura são as primeiras a sofrer no fascismo
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
Lars Ulrich comenta desabafo que James Hetfield fez durante show no Brasil
David Gilmour explica que vendeu o catálogo do Pink Floyd, "mas não os direitos de publicação"
As duas ocasiões que destinos de Humberto Gessinger e Dinho dos Mamonas se cruzaram



5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O álbum dos anos noventa que Bono gostaria que surgisse novamente
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
Eric Clapton não gostava do Britpop, mas foi "arrebatado" por esta banda dos anos 90
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A banda que Bono queria ver na MTV em 2005 incendiando "a imaginação de garotos de 16 anos"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
O que o Deftones acha de ser considerado o "Radiohead do metal"? Chino Moreno responde
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire



