Curitiba prepara megafestival de música pop para 2003
Fonte: Folha Online
Postado em 05 de novembro de 2002
ALEXANDRE PETILLO
free-lance para a Folha
Nem Free Jazz. Nem Rock in Rio. Nem tão longe demais das capitais, Curitiba promete tornar-se a meca da música pop durante três dias daqui a menos de quatro meses.
O Curitiba Pop Festival será realizado de 1º a 3 de março de 2003 e pretende trazer as principais bandas de rock do mundo, numa estrutura parecida com a do Reading Festival, na Inglaterra.
Serão 18 bandas internacionais e nove nacionais. Segundo a organização, a produção do festival já está em negociações bem encaminhadas com bandas do primeiro time, como Strokes e White Stripes, e com duas das mais criativas e importantes do cenário independente, a americana Wilco e a escocesa Idlewild. Além dessas, outras 23 estão em fase de conversação, entre elas Radiohead, Foo Fighters, Hives e Vines.
No time nacional, serão escalados os principais representantes do mainstream nacional, como o Capital Inicial. A organização também está estudando uma maneira de incluir na escalação nacional bandas independentes de todos os Estados.
O Curitiba Pop Festival dará início a uma série de eventos preparados pela Fundação Cultural em 2003. A cada quatro meses, dois grandes eventos culturais serão realizados na cidade durante o próximo ano.
Tudo isso porque Curitiba foi eleita a Capital Americana de Cultura e, além do Pop Festival, também promoverá eventos na área de cinema, teatro, artes plásticas e será sede de uma Bienal de Fotografia no segundo semestre.
Os eventos, através do Comitê das Capitais Culturais, sediado em Barcelona, na Espanha, recebem o apoio de entidades como a OEA (Organização dos Estados Americanos) e a Unesco.
Por contar com esse suporte é que a organização do Pop Festival garante que o evento acontecerá na data programada, mesmo se a cotação do dólar em relação ao real se mantiver alta. Se algumas das bandas pretendidas não desembarcar por aqui no ano que vem, será apenas por incompatibilidade de agenda.
O provável local do festival será as ruas do bairro Rebouças, que abrigará quatro tendas, com quatro espaços diferentes em quatro quadras. Um parque mais afastado da cidade também será analisado. Até dezembro, a organização do Pop Festival pretende divulgar a lista com todas as atrações confirmadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
O riff inesquecível que surgiu "do nada" às 3 da manhã para Kirk Hammett
A opinião emocionada de vocal do Death Angel sobre "Kill 'Em All", primeiro álbum do Metallica
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
A música do Pink Floyd que foi cortada de "The Wall" mas todos acabaram conhecendo
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A "Hora da Ave Maria": o método de Cazuza para manter a disciplina no trabalho
A banda que poderia fazer parte do Big 4 do Thrash, segundo Dave Lombardo e Charlie Benante
O trecho de "The Trooper" que Nicko McBrain não consegue mais tocar após AVC

A relação que existe entre o Radiohead e o Yes, segundo Geddy Lee
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
O álbum dos anos noventa que Bono gostaria que surgisse novamente
Radiohead: nome da banda veio de música do Chico Buarque?



