Hall da Fama do Rock and Roll se prepara para 19a cerimônia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: UOL Música
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 09/03/04. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Por Carla Hay

NOVA YORK (Billboard) - Existe uma regra no mundo da música que diz: ganhar um Grammy significa que você conquistou a aprovação de seus pares. E ter seu nome incluído no Hall da Fama do Rock and Roll quer dizer que você virou uma lenda respeitada e duradoura.

1394 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify5000 acessosRaul Seixas - Perguntas e Respostas

Nos últimos 18 anos, a honra de ter seus nomes incluídos no Hall da Fama foi dada a músicos de tão alta categoria que não surpreende que as cerimônias de inclusão tenham gerado momentos inesquecíveis: reencontros de bandas famosas separadas, discursos historicamente importantes e canjas de astros do tipo que só acontecem uma vez na vida.

A mágica vai continuar com a 19a cerimônia de inclusão de novos nomes no Hall da Fama do Rock and Roll, marcada para 15 de março no hotel Waldorf Astoria, em Nova York. Terão seus nomes incluídos, este ano, Jackson Browne, the Dells, George Harrison, Prince, Bob Seger, Traffic e ZZ Top.

Vão apresentar-se na cerimônia, entre outros, Bruce Springsteen, Dave Matthews, Tom Petty, OutKast e Alicia Keys. A VH1 vai gravar o evento e colocá-lo no ar em 21 de março.

Um prêmio pelo conjunto de sua obra, na categoria não artista, será entregue a Jann Wenner, co-fundador e editor chefe da revista Rolling Stone, além de ser presidente da Wenner Media.

A Fundação Hall da Fama do Rock and Roll foi criada em 1983. Ahmet Ertegun, co-fundador da Atlantic Records e visto por muitos como "pai" do Museu e da Fundação do Hall da Fama, convidou líderes e executivos de gravadoras, advogados e outras figuras influentes no mundo da música a tomar parte.

A Fundação acabou comprando os direitos ao nome Hall da Fama. Seu conselho decidiu não transmitir pela TV as cerimônias de inclusão de novos artistas.

O primeiro jantar de inclusão de artistas do Hall da Fama aconteceu em 1986, no Waldorf Astoria, em Nova York, que desde então abrigou o evento na maioria dos anos.

Com o passar do tempo, foi ganhando força a idéia de criar um museu físico para conservar a história do rock and roll.

O interesse pela proposta cresceu a tal ponto que a fundação recebeu ofertas para financiar e abrigar o museu de várias cidades, incluindo Filadélfia, Los Angeles, Chicago, Memphis, Nova York, Atlanta, Nova Orleans e San Francisco.

A escolha acabou sendo feita por Cleveland, onde nasceu o pioneiro DJ de rock Alan Freed, a quem é atribuído o termo "rock 'n' roll".

Projetado pelo célebre arquiteto I.M. Pei, o museu é uma estrutura de 150 mil pés quadrados sobre a qual se ergue uma torre de 48 metros de altura.

O museu começou a ser construído em 1993, e sua inauguração, em 1995, foi marcada por um concerto repleto de grandes nomes, que foi transmitido pela HBO.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

VinilVinil
Os dez discos mais vendidos nos EUA em 2017

1394 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify400 acessosRingo Starr: novo álbum sai em setembro, e traz Paul McCartney1346 acessosBeatles: Paul McCartney fecha acordo sobre direitos autorais315 acessosSgt. Pepper's: entrevista exclusiva com o Sargento Pimenta0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Paul McCartneyPaul McCartney
"Yoko não foi responsável pelo fim dos Beatles"

The BeatlesThe Beatles
John quis Eric Clapton no lugar de George

BeatlesBeatles
Paul Cole, um anônimo na capa do "Abbey Road"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Traffic"0 acessosTodas as matérias sobre "ZZ Top"

Raul SeixasRaul Seixas
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Axl RoseAxl Rose
Sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley

Aleister CrowleyAleister Crowley
Um dos pensadores que inspiraram o Heavy Metal

5000 acessosMetromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rock5000 acessosAndre Matos: "Não estava preparado para cantar no Maiden!"5000 acessosPorn Metal: Filmes para inspirar os headbangers solitários5000 acessosCradle Of Filth: "relação de amor-ódio com muitos"5000 acessosJani Lane: envenenamento por álcool foi a causa da morte5000 acessosChristopher Lee: aos 92 anos é o ator mais metaleiro do mundo!

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online