Hall da Fama do Rock and Roll se prepara para 19a cerimônia
Fonte: UOL Música
Postado em 09 de março de 2004
Por Carla Hay
NOVA YORK (Billboard) - Existe uma regra no mundo da música que diz: ganhar um Grammy significa que você conquistou a aprovação de seus pares. E ter seu nome incluído no Hall da Fama do Rock and Roll quer dizer que você virou uma lenda respeitada e duradoura.
Nos últimos 18 anos, a honra de ter seus nomes incluídos no Hall da Fama foi dada a músicos de tão alta categoria que não surpreende que as cerimônias de inclusão tenham gerado momentos inesquecíveis: reencontros de bandas famosas separadas, discursos historicamente importantes e canjas de astros do tipo que só acontecem uma vez na vida.
A mágica vai continuar com a 19a cerimônia de inclusão de novos nomes no Hall da Fama do Rock and Roll, marcada para 15 de março no hotel Waldorf Astoria, em Nova York. Terão seus nomes incluídos, este ano, Jackson Browne, the Dells, George Harrison, Prince, Bob Seger, Traffic e ZZ Top.
Vão apresentar-se na cerimônia, entre outros, Bruce Springsteen, Dave Matthews, Tom Petty, OutKast e Alicia Keys. A VH1 vai gravar o evento e colocá-lo no ar em 21 de março.
Um prêmio pelo conjunto de sua obra, na categoria não artista, será entregue a Jann Wenner, co-fundador e editor chefe da revista Rolling Stone, além de ser presidente da Wenner Media.
A Fundação Hall da Fama do Rock and Roll foi criada em 1983. Ahmet Ertegun, co-fundador da Atlantic Records e visto por muitos como "pai" do Museu e da Fundação do Hall da Fama, convidou líderes e executivos de gravadoras, advogados e outras figuras influentes no mundo da música a tomar parte.
A Fundação acabou comprando os direitos ao nome Hall da Fama. Seu conselho decidiu não transmitir pela TV as cerimônias de inclusão de novos artistas.
O primeiro jantar de inclusão de artistas do Hall da Fama aconteceu em 1986, no Waldorf Astoria, em Nova York, que desde então abrigou o evento na maioria dos anos.
Com o passar do tempo, foi ganhando força a idéia de criar um museu físico para conservar a história do rock and roll.
O interesse pela proposta cresceu a tal ponto que a fundação recebeu ofertas para financiar e abrigar o museu de várias cidades, incluindo Filadélfia, Los Angeles, Chicago, Memphis, Nova York, Atlanta, Nova Orleans e San Francisco.
A escolha acabou sendo feita por Cleveland, onde nasceu o pioneiro DJ de rock Alan Freed, a quem é atribuído o termo "rock 'n' roll".
Projetado pelo célebre arquiteto I.M. Pei, o museu é uma estrutura de 150 mil pés quadrados sobre a qual se ergue uma torre de 48 metros de altura.
O museu começou a ser construído em 1993, e sua inauguração, em 1995, foi marcada por um concerto repleto de grandes nomes, que foi transmitido pela HBO.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps