Hall da Fama do Rock and Roll se prepara para 19a cerimônia
Fonte: UOL Música
Postado em 09 de março de 2004
Por Carla Hay
NOVA YORK (Billboard) - Existe uma regra no mundo da música que diz: ganhar um Grammy significa que você conquistou a aprovação de seus pares. E ter seu nome incluído no Hall da Fama do Rock and Roll quer dizer que você virou uma lenda respeitada e duradoura.
Nos últimos 18 anos, a honra de ter seus nomes incluídos no Hall da Fama foi dada a músicos de tão alta categoria que não surpreende que as cerimônias de inclusão tenham gerado momentos inesquecíveis: reencontros de bandas famosas separadas, discursos historicamente importantes e canjas de astros do tipo que só acontecem uma vez na vida.
A mágica vai continuar com a 19a cerimônia de inclusão de novos nomes no Hall da Fama do Rock and Roll, marcada para 15 de março no hotel Waldorf Astoria, em Nova York. Terão seus nomes incluídos, este ano, Jackson Browne, the Dells, George Harrison, Prince, Bob Seger, Traffic e ZZ Top.
Vão apresentar-se na cerimônia, entre outros, Bruce Springsteen, Dave Matthews, Tom Petty, OutKast e Alicia Keys. A VH1 vai gravar o evento e colocá-lo no ar em 21 de março.
Um prêmio pelo conjunto de sua obra, na categoria não artista, será entregue a Jann Wenner, co-fundador e editor chefe da revista Rolling Stone, além de ser presidente da Wenner Media.
A Fundação Hall da Fama do Rock and Roll foi criada em 1983. Ahmet Ertegun, co-fundador da Atlantic Records e visto por muitos como "pai" do Museu e da Fundação do Hall da Fama, convidou líderes e executivos de gravadoras, advogados e outras figuras influentes no mundo da música a tomar parte.
A Fundação acabou comprando os direitos ao nome Hall da Fama. Seu conselho decidiu não transmitir pela TV as cerimônias de inclusão de novos artistas.
O primeiro jantar de inclusão de artistas do Hall da Fama aconteceu em 1986, no Waldorf Astoria, em Nova York, que desde então abrigou o evento na maioria dos anos.
Com o passar do tempo, foi ganhando força a idéia de criar um museu físico para conservar a história do rock and roll.
O interesse pela proposta cresceu a tal ponto que a fundação recebeu ofertas para financiar e abrigar o museu de várias cidades, incluindo Filadélfia, Los Angeles, Chicago, Memphis, Nova York, Atlanta, Nova Orleans e San Francisco.
A escolha acabou sendo feita por Cleveland, onde nasceu o pioneiro DJ de rock Alan Freed, a quem é atribuído o termo "rock 'n' roll".
Projetado pelo célebre arquiteto I.M. Pei, o museu é uma estrutura de 150 mil pés quadrados sobre a qual se ergue uma torre de 48 metros de altura.
O museu começou a ser construído em 1993, e sua inauguração, em 1995, foi marcada por um concerto repleto de grandes nomes, que foi transmitido pela HBO.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O hit da Legião Urbana que bandas covers não conseguem tocar por detalhe do produtor
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, afirma que melhor público do mundo é o brasileiro
A reação de Charles Gavin, dos Titãs, ao encontrar seu grande ídolo do rock inglês
O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio
O megahit dos Beatles que inspirou Bon Jovi a lançar novo álbum: "Por que não?"
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
Quando John Bonham explicou, de forma clara, a diferença entre Beatles e Led Zeppelin



