Menos de dois meses para o Abril Pro Rock
Postado em 05 de março de 2004
(Press-release)
O Abril Pro Rock (APR) surgiu no cenário pernambucano como um festival que deflagrava o fervor da produção musical das cidades de Recife e Olinda em 1993. Inicialmente, o intento nobre de mostrar ao Brasil, de Pernambuco para fora, o que ali era produzido. A primeira edição ocorreu no já extinto "Circo Maluco Beleza", com 12 bandas locais, o Maracatu Nação Pernambuco e um público de 1500 pessoas. Nesse primeiro encontro, Chico Science & Nação Zumbi (CSNZ) e Mundo Livre s/a foram lançados para o Brasil.
Nos anos seguintes, o festival foi não só se firmando, mas também se ampliando. Novos nomes despontavam para todo o país: Jorge Cabeleira e o dia em que seremos todos inúteis; Devotos; Mestre Ambrósio e muitos outros. Entretanto, se a proposta inicial era divulgar a música pernambucana, logo se somou outra: a de trazer bandas de outros estados, consagradas ou não. Em relação às primeiras, já participaram das diversas edições do APR: Os Paralamas do Sucesso, Arnaldo Antunes, Pato Fu, O Rappa, Planet Hemp, etc.
Depois foi a vez dos gringos: os escoceses do Bloco Vomit, os colombianos do Aterciopelados, representando a cena alternativa latina, e o Soulfly, dos EUA; The Mission, Stephen Malkmus, além dos argentinos do Attaque 77 e os ingleses do The Charlatans. A proposta musical também se diversificou: em 2000, criou-se a tenda eletrônica, e DJs nacionais e internacionais passaram a dar novos ares ao evento.
Depois de tantas mudanças, ainda assim o estranhamento: o festival, que inicialmente buscava divulgar o cenário pernambucano, acontece, em 2001, em São Paulo, no SESC Pompéia. Tudo bem: ainda constam atrações da terrinha. Voltando a ela, comemora os seus dez anos.
Abril Pro Rock 2004
Em 2004, acontecerá, no Centro de Convenções de Pernambuco, a décima segunda edição do festival. Já estão confirmados os seguintes nomes para os dias:
Sexta, 16/04
Marcelo D2 (RJ)
Vive La Fete (BÉLGICA)
Dj Dolores:Aparelhagem (PE)
Karine Alexandrino (CE)
CYZ (Cinthya Zamorano) (PE)
MM Dub (PE)
Sábado, 17/04
Ratos de Porão (SP)
Krisiun (RS)
Destruction (ALEMANHA)
Eminence (BH)
Forgotten Boys (SP)
Switch Stance (CE)
Maldita (RJ)
Lava (SP)
Insurrection Down (PE)
Vamoz! (PE)
Domingo, 18/04
O Rappa (RJ)
Pitty (BA)
Los Sebosos Postizos (PE)
Cabruêra (PB)
Mombojó (PE)
Suvaca di Prata (PE)
A Roda (PE)
Mula Manca e a Triste Figura (PE)
Para se manter informado do que vem por aí, saber mais detalhes, curiosidades, o endereço oficial do APR é www.abrilprorock.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
O dia em que Ozzy Osbourne entrou em um protesto contra ele mesmo e ninguém percebeu
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Mick Box, guitarrista do Uriah Heep, conta como Brexit dificultou tudo para bandas britânicas
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Cinco bandas com mais de cinquenta anos de história
O motivo pelo qual um retorno dos Beatles teria sido um "desastre", segundo Elton John
Quando Lobão reagiu a assalto doidão e entregou carro rosa de Cazuza a bandidos

Bandas: Por que ninguém está indo a seus shows?
As duas mulheres que conduziram a reunião do Guns N' Roses
Jim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse
Músicas ruins: As 100 piores segundo o Aol Radio Blog
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros no Rock In Rio 1985
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"



