Menos de dois meses para o Abril Pro Rock
Postado em 05 de março de 2004
(Press-release)
O Abril Pro Rock (APR) surgiu no cenário pernambucano como um festival que deflagrava o fervor da produção musical das cidades de Recife e Olinda em 1993. Inicialmente, o intento nobre de mostrar ao Brasil, de Pernambuco para fora, o que ali era produzido. A primeira edição ocorreu no já extinto "Circo Maluco Beleza", com 12 bandas locais, o Maracatu Nação Pernambuco e um público de 1500 pessoas. Nesse primeiro encontro, Chico Science & Nação Zumbi (CSNZ) e Mundo Livre s/a foram lançados para o Brasil.
Nos anos seguintes, o festival foi não só se firmando, mas também se ampliando. Novos nomes despontavam para todo o país: Jorge Cabeleira e o dia em que seremos todos inúteis; Devotos; Mestre Ambrósio e muitos outros. Entretanto, se a proposta inicial era divulgar a música pernambucana, logo se somou outra: a de trazer bandas de outros estados, consagradas ou não. Em relação às primeiras, já participaram das diversas edições do APR: Os Paralamas do Sucesso, Arnaldo Antunes, Pato Fu, O Rappa, Planet Hemp, etc.
Depois foi a vez dos gringos: os escoceses do Bloco Vomit, os colombianos do Aterciopelados, representando a cena alternativa latina, e o Soulfly, dos EUA; The Mission, Stephen Malkmus, além dos argentinos do Attaque 77 e os ingleses do The Charlatans. A proposta musical também se diversificou: em 2000, criou-se a tenda eletrônica, e DJs nacionais e internacionais passaram a dar novos ares ao evento.
Depois de tantas mudanças, ainda assim o estranhamento: o festival, que inicialmente buscava divulgar o cenário pernambucano, acontece, em 2001, em São Paulo, no SESC Pompéia. Tudo bem: ainda constam atrações da terrinha. Voltando a ela, comemora os seus dez anos.
Abril Pro Rock 2004
Em 2004, acontecerá, no Centro de Convenções de Pernambuco, a décima segunda edição do festival. Já estão confirmados os seguintes nomes para os dias:
Sexta, 16/04
Marcelo D2 (RJ)
Vive La Fete (BÉLGICA)
Dj Dolores:Aparelhagem (PE)
Karine Alexandrino (CE)
CYZ (Cinthya Zamorano) (PE)
MM Dub (PE)
Sábado, 17/04
Ratos de Porão (SP)
Krisiun (RS)
Destruction (ALEMANHA)
Eminence (BH)
Forgotten Boys (SP)
Switch Stance (CE)
Maldita (RJ)
Lava (SP)
Insurrection Down (PE)
Vamoz! (PE)
Domingo, 18/04
O Rappa (RJ)
Pitty (BA)
Los Sebosos Postizos (PE)
Cabruêra (PB)
Mombojó (PE)
Suvaca di Prata (PE)
A Roda (PE)
Mula Manca e a Triste Figura (PE)
Para se manter informado do que vem por aí, saber mais detalhes, curiosidades, o endereço oficial do APR é www.abrilprorock.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo integrantes da banda
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
Paul McCartney relembra o dia que Frank Sinatra rejeitou sua música
A resposta de Renato Russo a quem compara Legião Urbana com Engenheiros do Hawaii
Black Sabbath posta foto de membros da banda com Linda Blair, protagonista de "O Exorcista"


A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte
Banda encerra atividades após descobrir que guitarrista usava dinheiro do grupo para pagar contas
Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?
Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?



