T. Rex volta em DVD, nas mãos de Starr
Fonte: UOL Música
Postado em 25 de fevereiro de 2005
Por Greg Prato
NOVA YORK (Billboard) - Os fãs do T. Rex tiveram de esperar muito tempo, mas em maio, finalmente, o filme do grupo que Ringo Starr dirigiu em 1972, "Born To Boogie", fará sua estréia em DVD, pela da Sanctuary.
Não apenas o filme será lançado como DVD duplo, repleto de extras até agora inéditos, como será lançado um CD duplo, com áudio recentemente remasterizado pelo produtor de longa data do T. Rex, Tony Visconti.
O projeto inteiro está sendo supervisionado por Rolan Bolan, filho do falecido líder do T. Rex Marc Bolan, morto em 1977 num acidente de carro.
"Eu sempre quis participar da carreira de meu pai", disse Bolan à Billboard.com. "E este relançamento me está dando essa oportunidade. O filme é o mesmo de 1972, mas foi convertido e digitalmente melhorado."
O T. Rex virou cult entre seus fãs nos EUA graças ao single "Bang A Gong (Get It On)", além dos LPs clássicos "Electric Warrior" e "The Slider".
Mas na Inglaterra, seu país de origem, a banda virou fenômeno -- especialmente seu líder, Marc Bolan. A febre pela banda se tornou tão intensa no país que justificava comparações com os Beatles quando estes chegaram à fama, uma década antes. Percebendo isso, Ringo Starr se uniu ao grupo para dirigir o filme sobre eles.
"Born To Boogie" reflete com fidelidade a visão de Marc Bolan na época. Algumas partes do filme são tranquilas (por exemplo, há uma tomada rodada num jardim que mostra os membros da banda tomando chá), mas o T. Rex era uma banda contundente quando se apresentava ao vivo, como deixam claro os clipes filmados no famoso show do Wembley Empire Pool.
Também está no filme uma jam session com um dos maiores admiradores de Bolan, Elton John, no qual o rock do T. Rex é acrescido de "Tutti Frutti" e uma versão de seu hino teen, "Children of the Revolution".
O novo DVD é acrescido de apresentações filmadas na tarde e noite de 18 de março de 1972, além de dois documentários: "Cosmic Rock -- When T. Rex Ruled the World" e "Re-Born To Boogie -- Restoration Doco".
Ele também inclui comentários e cenas que tinham sido apagadas. Rolan diz que estas últimas "foram encontradas em lugares diversos. Foi como encontrar um tesouro -- levou tempo, mas uma vez que ele foi desenterrado, as coisas começaram a chegar a toda hora, como algumas das jam sessions e diferentes ângulos dos dois concertos".
Ringo Starr chegou a oferecer a Bolan alguns conselhos durante o processo de restauração: "Ele me disse para manter a coisa em movimento, mas tentar conservar o filme em seu estado original".
Embora Rolan fosse criança demais, na época, para ter assistido ao T. Rex em primeira mão, o filme lhe proporcionou uma compreensão do mundo habitado por seu pai.
"A gente realmente tem a noção de como o rock'n'roll reinava", disse ele. "O T. Rex pode ter sido chamado de glam rock, mas a verdade é que eles tinham um som grande que nunca decepcionou."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
Five Finger Death Punch lança "Legacy", o álbum que marca seus 20 anos de carreira
A educada resposta dos Mamonas após Rita Lee dizer duras abobrinhas sobre a banda
Renato Russo: A história do maior nome do rock nacional
Como Nando Reis finalmente aceitou projeto da reunião dos Titãs, segundo seu empresário



Rick Wakeman relembra como ele conheceu Marc Bolan, do T. Rex
Quadrinhos: dez grandes músicas de personagens



