Billy Idol relembra como Marc Bolan o ajudou no começo da carreira
Por André Garcia
Postado em 16 de outubro de 2022
A Inglaterra nunca mais foi a mesma depois da excursão que o Ramones fez por lá em 1976. Quando o quarteto retornou a Nova Iorque, deixou plantada em solo britânico as sementes que logo virariam o país de cabeça para baixo, com bandas como Sex Pistols e The Clash.

Outro exemplo de banda pioneira do punk inglês foi Generation X, liderada por Billy Idol. Com uma pegada mais juvenil, emplacou músicas como "Ready Steady Go".
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para Johnny Walker na BBC Radio, Idol relembrou a importância que teve no começo de sua carreira o apoio do astro do glam rock Marc Bolan.
"Generation X, a banda punk em que eu estava, tocou ao vivo no programa dele, o Marc Show. No dia em que apareceríamos, nosso equipamento ficou preso na estrada, então o produtor ia nos deixar de fora. Marc estava na nossa frente. O produtor estava dizendo que não tinha como a gente aparecer no programa porque ele tinha David Bowie vindo da Suíça para tocar 'Heroes'. Ele estrearia 'Heroes' naquele episódio."
"Então Marc disse: 'Se eles não participarem, eu estou fora. Olha, eles podem usar minha guitarra, podemos fazer isso rolar.' Então acabou que nós tocamos no programa. Ele poderia simplesmente ter virado para nós e dito 'Foi mal, pessoal, não vai dar', mas ele sabia que aquilo era importante para nós. E para o punk rock aquilo foi importante, de certa forma, porque tocamos ao vivo e pudemos mostrar como a gente era."
"Ele era ótimo naquele sentido. Penso nos velhos tempos, quando ele estava lançando todos aqueles hits… O cara era super talentoso, era isso o que eu achava. Ele foi lá e provou aquilo com aqueles hits todos no começo dos anos 70."
Marc Bolan foi uma das primeiras personalidades a abrir as portas para o punk na Inglaterra, no entanto, ele mal viveu para ver aquelas bandas dominarem o país: apenas duas semanas antes de seu trigésimo aniversário, ele morreu em um acidente de trânsito em 16 de setembro de 1977.
Confira abaixo Billy Idol e o Generation X tocando no programa do Marc Bolan.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
O ícone da new wave nos anos 80 que tocou guitarra com Jimi Hendrix
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A cantora canadense que não sai dos ouvidos de Fernanda Lira: "Jeito cru e honesto"



Rick Wakeman relembra como ele conheceu Marc Bolan, do T. Rex
Quadrinhos: dez grandes músicas de personagens


