Shaaman: abaixo os rótulos e ode ao puro Heavy Metal
Por Press Release
Fonte: Brasil Music Press
Postado em 04 de maio de 2005
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Mais uma vez Andre Matos (vocal), Luis Mariutti (baixo), Hugo Mariutti (guitarra) e Ricardo Confessori (bateria) honram a tradição de inovar e fazer um álbum diferente do anterior, algo que defendem desde a "era Angra" e que agora, com "Reason" - segundo trabalho de estúdio do Shaaman - não poderia ser diferente.
Deixando de lado os rótulos de "Metal Melódico" ou "Mystic Metal", Andre Matos agora investe em um vocal mais agressivo, Hugo decidiu enveredar pelas guitarras densas e pesadas, e a cozinha de Ricardo Confessori e Luis Mariutti está ainda mais coesa e com 'punch'. "É como se tivéssemos dado uma enxugada nos excessos do 'Ritual'. Já tínhamos isto na cabeça quando começamos fazer o novo álbum", comenta Andre Matos.
A despeito da verdadeira "linha de produção" repetitiva e oportunista que invadiu o mercado do Heavy Metal mundial, "Reason" prima por resgatar o espírito, simplicidade e a garra do Metal oitentista, que sempre foi a base musical dos integrantes do Shaaman. "Estamos voltando àquilo que sempre gostamos, que é o Metal oitentista, como Ozzy e Queensryche, onde as músicas pareciam simples, mas eram cheias de detalhes", destaca Luis Mariutti.
Para quem já havia sentido esta tendência no álbum de estréia, "Ritual" - que ainda trazia características mais pomposas do passado recente com o Angra -, o contraste com o passado e a busca pelas raízes do Heavy Metal clássico é bem mais explícito e pode surpreender aos que esperavam por algo mais melódico. "Seria muito forçado dizer que bandas como o Judas Priest e o Iron Maiden são Metal Melódico e queremos muito mais ir para este lado do que para a direção de bandas como o Rhapsody ou Helloween", analisa o vocalista.
Ao vivo, a banda ganhou muito mais 'feeling', pegada e energia, o que já pode ser sentido nas primeiras apresentações da "Reason Tour", que segue com três datas no Norte do país: dia 6 de maio (sexta-feira) em São Luis/MA; dia 7 (sábado) em Teresina/PI; e dia 8 (domingo), em Belém/PA. "As músicas aparentemente mais simples acabam sendo muito mais difíceis de serem tocadas, porque você tem que ter mais interpretação, pois como há menos notas, você deve interpretar muito bem as poucas existentes. Quem comparecer aos shows da 'Reason Tour' certamente irá notar!", observa Hugo Mariutti.
Serviço:
Shaaman "Reason Tour"
06/05 - Espaço Cultural (São Luiz/MA)
Info: (98) 3215-5019 / 3215-5133
07/05 - Mais 1 Choperia (Teresina/PI)
Info: (86) 8812-1546 / 230-2275
08.05.2005 - Ginásio Altino Pimenta "DOCA" (Belém/PA)
Info: (91) 276-3523
Acesse: www.shaaman.net.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
A música dos Beatles em que George Harrison dizia ter escrito trechos sem receber crédito
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
O temor de Jim Morrison que fez um clássico do The Doors mudar de nome
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Behemoth, segundo a Metal Hammer
Como Nando Reis finalmente aceitou projeto da reunião dos Titãs, segundo seu empresário
Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos
Joey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e Guns N' Roses



"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional



