Bruce Dickinson: palestra e novo do Maiden
Por Thiago Coutinho
Fonte: WellBeing Network
Postado em 24 de novembro de 2005
O vocalista do IRON MAIDENM, Bruce Dickinson, esteve no dia 9 de novembro em Estocolmo, na Suécia, onde ministrou uma palestra em que falou a respeito da degradação da indústria musical contemporânea, do quanto ele gostaria de voltar a fazer trabalhos mais orgânicos e em escalas menores e do download de músicas pela rede mundial de computadores. "Tudo, atualmente, se resume ao rápido consumo de estrelas falsas, que nos alimentam com o que precisamos no momento. Você não precisa sequer saber o nome ou algo a respeito deles", disse o cantor.
Acerca do download ilegal de músicas pela internet, Bruce disse que a experiência de ver uma banda ao vivo não pode ser vencida pelas músicas baixadas na rede, mas questionou os fãs. "Os fãs pagam 30 dólares por uma camiseta e ao mesmo tempo não pagam 10 dólares por um CD de uma nova banda. A razão disso é que a música vem sendo desvalorizada ao longo dos anos", explicou. "Esse longo processo culminou no meio dos anos 1990, quando as bandas faziam apenas um CD, vendiam 500 mil cópias nos Estados Unidos e então caíam, porque as grandes gravadoras não sabiam o que fazer com grupos desse tamanho", sentenciou.
A solução para esse infortúnio, segundo Dickinson, seria colocar as bandas para se apresentar em locais menores para que, desta forma, ficassem frente a frente com seu público. "Temos que voltar a fazer as coisas em escalas menores! Temos que voltar a fazer o que os artistas nos anos 30 e 40 faziam", asseverou. "Fazendo isso, teríamos um interesse natural em comprar álbuns, camisetas e todo o restante", reiterou.
Ao final da conferência, a platéia passou a fazer perguntas ao vocalista da Donzela de Ferro. Em uma delas, um fã questionou se o Maiden daria certo nos dias de hoje. "Sim, porque sempre fizemos as coisas do nosso jeito", disse o cantor. "O sucesso do Maiden nunca foi construído acerca de coisas tolas como suporte de rádios ou ser a banda da semana. Nós íamos lá, tocávamos e trabalhávamos duro para construir uma relação com nossos fãs. Nunca deixamos alguém da A&R ir ao estúdio. E ainda não deixamos. Nós normalmente ligamos para a EMI quando finalizamos o processo de mixagem e dizemos ‘aí está o novo álbum’", finalizou.
Dickinson ainda revelou que o novo álbum do Iron Maiden será lançado em outubro de 2006 e que as gravações começam em fevereiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps