Aos 15 anos de carreira, Angra lança CD obscuro
Fonte: Terra Música
Postado em 22 de novembro de 2006
Os metaleiros do Angra lançam disco obscuro, o décimo da carreira, em clima de comemoração. A banda completou 15 anos em outubro deste ano, mas só os guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bitterncourt são remanescentes da formação original, que tinha André Matos no vocal.
Como sempre buscam novos horizontes, o Angra - que trata a música como experimentação - traz o disco Aurora Consurgens cheio de inovações. A começar pelas guitarras afinadas para um som mais pesado. "O CD está com sonoridades diferentes do anterior e isso é proposital", diz o guitarrista Kiko Loureiro, considerado o próprio Angra, por incorporar a essência do grupo desde o começo.
Outro diferencial está na temática do álbum. O grupo, mais especificamente o Rafael Bitterncourt, escolheu falar do psicológico, do "concreto e do científico", como explica Loureiro. Quem conhece o Angra sabe que as composições são sempre autorais e pessoais. "Colocamos muito sobre a nossa vida nas letras", afirma o guitarrista.
A arte do encarte e as letras de Aurora Consurgens giram em torno do livro homônimo, que dizem ter sido escrito por São Tomás de Aquino, mesmo que a Igreja Católica negue o fato. A obra chegou a ser proíbida por tratar de desenhos vindos de possíveis devaneios do santo e filósofo. Para o Angra mais pesado, que compôs canções sobre distúrbios mentais e até sobre suicidio, a conexão estabelecida caiu como uma luva.
Mesmo sendo um disco comemorativo, Kiko Loureiro alerta para o fato de não ser uma compilação de sucessos. "É um CD de estúdio, de inéditas, como qualquer outro da nossa carreira", explica ele.
Os fãs do grupo que esperam uma atitude nostálgica do Angra podem comemorar. Esta será a atmosfera dos shows da nova turnê, que começou no último sábado, em São Paulo, com uma única apresentação no Via Funchal. "Vamos tocar muitas músicas do começo", conta o líder da banda.
O DVD, que deve ser gravado no ano que vem, também fará parte dessas comemorações dos 'debutantes'. Por enquanto, o grupo sai em turnê nacional, com shows previstos para todas as regiões do país.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Humberto Gessinger explica sua opinião sobre a banda Rush e o formato power trio
A maior fraqueza do lendário Slash na guitarra, segundo o próprio guitarrista
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)


O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Masters of Voices, que reúne Edu Falaschi e Tim Ripper, anuncia tour sul-americana
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
O álbum do Angra que fez Herman Li ficar perplexo com performance de Aquiles Priester
A curiosa maneira como Rafael Bittencourt identifica quem é músico na plateia do Angra



