Confira diário da turnê do Iron Maiden na Índia
Por Alexandre Cardoso
Fonte: Iron Maiden - site oficial
Postado em 05 de fevereiro de 2008
No site oficial do IRON MAIDEN há uma seção chamada "Tour Diaries", na qual pode-se ler pequenos e regulares relatos sobre as turnês da banda. A "Somewhere Back in Time Tour 2008" começou no dia 1º de fevereiro, na cidade de Mumbai, na India. Abaixo, você pode ler a tradução do diário sobre esse primeiro show, postado pelo empresário da banda, Rod Smallwood:
"Diário do Rod - 1º de fevereiro - Mumbai (India)
Acordei com o telefone tocando, era um de nossos promotores nos Estados Unidos que eu conheço bem, então não fui muito grosso com ele, apesar de parecer 6 horas da manhã para mim. Ele me disse que eram 12:30 pm, hora de Mumbai, e já que estamos 5 horas e meia adiante do fuso no Reino Unido, agradeci por ele ter me acordado!
Fui direto para o laptop para terminar o diário do dia 31 de janeiro, responder todos os emails que se acumularam (apesar de eu ter um Blackberry para me livrar deles quando estou fora, pelo menos daqueles de respostas rápidas e simples, porque digitar no Blackberry é doloroso e bem devagar) e mandar outros tantos meus. Quando terminei tudo isso já eram mais de 3 da tarde. O tempo voa quando estamos nos divertindo! Percebi que estava com fome, então pedi uma omelete pelo serviço de quarto. E daí voltei ao trabalho - nada de sol e piscina hoje, infelizmente.
Sairei com Bruce para o show às 17:30 e tenho que admitir que estou muito excitado! Acho que essas grandes músicas - especialmente 'Rime' - soarão ainda mais fortes e pesadas com nossos três guitarristas e, visualmente, o show vai estar ótimo. Colocamos no avião tudo que pudemos para o show, mas obviamente não pudemos colocar a grande múmia porque não há uma porta grande o suficiente para esse monstro, mas sempre soubemos disso. Também tivemos que deixar os dois gatos e dois cachorros por simplesmente não haver espaço. Mas praticamente tudo está lá e o palco vai ser soberbo. Mas é ouvir algumas daquelas músicas ao vivo que cria a maior parte da excitação, especialmente "Rime" como eu disse, mas também "Moonchild", que é uma de minhas favoritas.
São 16:45 e estou praticamente pronto para ir para o show, então vou completar isso amanhã; mas acabei de receber um email da (gravadora) EMI do Reino Unido com a resenha 5 estrelas da revista Kerrang sobre o DVD "Live After Death" com o seguinte título: "O MAIOR MOMENTO NA HISTÓRIA DO HEAVY METAL, AGORA AINDA MELHOR". Eles realmente acertaram nisso - se me permitem dizer, esse DVD é uma obra prima com dois grandes shows e tudo mais que pudemos colocar no pacote. Você devem ter visto a nota do Dave sobre a embalagem, na parte de baixo, estar escrito "90 minutos de show, 150 minutos de extra". Isso é mentira, totalmente errado - o adesivo na frente está correto, 5 horas recheadas de Maiden - na verdade, 5 horas e 21 minutos. Vocês todos vão adorar. Bom, tenho que ir agora antes que eu receba mais emails e tenha mais trabalho...
... no avião rumo à Perth (Austrália), então vamos terminar isso.
Demoramos 50 minutos para chegar ao local do show, o que não é mal pelos padrões de Mumbai - o trânsito aqui é realmente o pior que já vi - e depois andei pela nossa área de backstage para verificar tudo e pegar meus pertences. Tudo estava muito arrumado e aparentemente um excelente 'curry' foi servido, mas infelizmente não cheguei a tempo de comer. Chequei aquela que é chamada de 'Sala do Rod', que é onde eu recebo meus convidados de gravadoras, promotores, outras pessoas do ramo, amigos, etc - só tenho lá alguns petiscos e cerveja, vinho e refrigerante. Conversei sobre várias coisas com várias pessoas como Venkat, da DNA, produtora do show, nosso agente John, Barry da Bravado, meu parceiro Andy, a equipe da EMI que conhecemos na turnê passada em Bangalore e com os caras do Parikrama (banda de abertura do show). Mas o mais interessante, sendo um fã de cricket, foi o cavalheiro que é o líder da série 20/20 mundial nessa primavera na India e, como meus leitores 'regulares' sabem, a India é um lugar importante para o cricket. Tivemos uma boa conversa sobre isso. Estive tão ocupado que não pude ver direito a banda de Lauren e o Parikrama, mas ambos soaram muito bem.
Nessa hora começamos a ouvir de nosso amigos no Reino Unido que nos viram na Sky News - eu vi a reportagem depois no Youtube e achei realmente boa, acredito que Fiona e Matt nos orgulharam e acho que realmente apreciaram a ajuda e acesso que demos a eles. Eles foram ótimos de se trabalhar junto. A matéria foi repetida pelo menos a cada hora e uma nova irá ao ar toda hora no sábado também.
No momento que estávamos prontos para entrar no palco o público estava muito empolgado, com os gritos de 'Maiden, Maiden' ecoando pelo ar - foram pouco menos de 13 mil pessoas em Bangalore no ano passado, mas Mumbai é um mercado bastante novo para o Rock. Nos disseram que este é o show do ano para os fãs de Rock e que shows por aqui são muito poucos. Mas isso vai mudar, pois tentaremos voltar pra cá anualmente.
Não vou entrar em detalhes sobre o show - eles comecam com 'Aces High', terminam com 'Hallowed' e sim, temos 'Rime' no meio. Não quero estragar a surpresa de ninguém e todos devem saber que você poderá ver isso logo depois na internet! Para um primeiro show tudo correu muito bem e depois, quando conversei com a banda, eles disseram que estavam bem satisfeitos. É claro que no que diz respeito a tocar o primeiro show serve para desenferrujar e tirar as teias de aranha, e serão necessários três ou quatro shows para ficarem 100%, mas para um primeiro show, foi bom e o som na frente do palco estava mais do que decente. Aparentemente o som em cima do palco não estava ótimo - nosso manager de palco Bill disse que o material utilizado e a maneira que foi montado eram uma 'pequena armadilha' para os sons graves.
O único problema foi que o pano de fundo da 'Rime' ficou também para 'Powerslave' - parece que a equipe não conseguiu perceber onde uma música terminava e a outra começava. É claro que sabem agora! É sempre bom ter um pequeno erro, para que possamos manter toda a equipe atenta. Foi um começo bom e sólido para aquilo que eu acho que será um excelente show e uma fantástica experiência para a banda nesta turnê; basta olhar para os lugares que iremos, como chegaremos lá e o grande número de fãs que nos espera.
Como sempre, fiquei na mesa de mixagem e totalmente dentro do show quando, na metade da última música, 'Hallowed', lembrei que sairíamos rapidamente ao término do show. Tive que atravessar toda a platéia e correr por toda a área do show mas consegui, ofegando como um cachorro. Ainda estava bem quente! Mas consegui com segundos de vantagem e pulei dentro de uma van com Bruce e Adrian. É como fazemos sempre nos grandes shows em locais abertos, para fugirmos do trânsito. A banda saiu direto do palco para as vans, pegamos nossa escolta policial e voltamos para o hotel, enfrentando mais trânsito no caminho, como era de se esperar.
Depois do show, a EMI nos ofereceu uma pequena festa no hotel com sua equipe e alguns amigos, novamente com um 'curry' muito bom que dessa vez pude comer com 'relish'. Foi numa sala muito agradável junto da magnífica piscina do hotel e foi usada durante o dia para, apropriadamente, uma área para crianças brincarem. O que pareceria uma boa hora para deixar esse conto antes que ele fique sórdido demais!
- Rod"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Ozzy Osbourne odiava o Natal e sempre quis trabalhar nessa época do ano

Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson queria que fãs achassem melhor que Metallica


